Produção comenta escolha do cast oficial do BMU
Por Richard Navarro (Heavy Melody Produções)
Postado em 13 de junho de 2006
Press-Release
Em respeito aos que cobram esclarecimentos sobre a escolha do cast final do festival Brasil Metal Union (BMU), a produção vem esclarecer os motivos da não inclusão de algumas bandas que tiveram excelente votação do público.
Durante toda a votação foi deixado claro que o resultado bruto seria um parâmetro fundamental, porém não o único adotado pela produção para escolha do cast oficial do BMU 2006. Prova fundamental de que não houve intenção de esconder informações do público é que a votação, realizada no site Whiplash!, teve seus resultados brutos, diferentes da escalação final do festival, divulgados. Caso houvesse má-fé, seria mais simples mascarar os resultados da votação.
Porque que bandas classificadas entre as 10 primeiras, ficaram fora do cast oficial?
Foi divulgado durante toda a votação que o resultado bruto não corresponderia ao cast final.
Não sendo possível respeitar apenas o resultado da votação na escolha do cast, nos preocupamos com fatores como a representação de todas as regiões do país e todos os estilos dentro do metal.
A produção usou ainda como referências os resultados da primeira fase da pesquisa (votação estadual), além de análises de preferência do público em comunidades como Orkut, e resultados das tradicionais pesquisas "melhores do ano" das principais revistas e sites especializados, para montar de forma mais abrangente e coerente a "Seleção Brasileira de Heavy Metal de 2006".
Precisamos ainda ser realistas. A produção de um evento como o BMU tem um custo alto; como o público alvo é restrito e não temos nenhum patrocinador financeiro, precisamos ter também uma visão comercial na escolha do cast. Apenas pessoas envolvidas em produção, principalmente de shows independentes, sabém o quanto são altos os custos e o quanto é impraticável um show com uma boa produção poder ser levado adiante com bandas que não sejam capazes de atrair um bom público.
Porque o Eterna ficou de fora do festival?
Embora tenha sido a segunda banda mais votada, o Eterna tocou em todas as edições anteriores do BMU, não lançou nenhum material novo desde o BMU 2004 e irá tocar uma semana antes do BMU 2006, no show do Stryper. Independente de sua indiscutível competência e excelente votação, desta vez sua vaga foi cedida a outra banda.
Porque o Suprema ficou de fora do festival?
Apesar da surpreendente colocação para uma banda iniciante, a banda enquadra-se num estilo que já estava bem representado no cast.
Porque o DragonHeart ficou de fora do festival?
A banda já participou de várias edições passadas e não lançou nenhum material novo desde a última edição.
Porque o Andralls ficou de fora do festival?
Como esta edição será toda realizada em um único dia, tivemos que enxugar o cast, de modo a reunir o máximo de estilos diferentes. Um problema que tentamos evitar, devido a proposta do festival, era que as bandas paulistas fossem maioria no cast. O festival também já tinha o thrash metal representado.
Porque o Burning In Hell ficou de fora do festival?
Além do estilo já estar bem representado no cast a banda não lançou nada de novo desde a última edição. Sua região também já estava bem representada no cast com bandas que lançaram material mais recente e obtiveram excelentes votações na primeira fase da pesquisa em seus respectivos estados.
Porque o Eyes of Shiva ficou de fora do festival?
Novamente o caso do estilo, que poderia saturar o cast juntamente com a tentativa de evitar muitos representantes de São Paulo.
Por detalhes como estes acima expostos, a produção precisa necessariamente intervir nos resultados brutos da votação usando critérios que visam coerencia e justica. Com todo respeito as bandas bem colocadas não escolhidas para o cast oficial, sem essa atitute da produção seria impossível evitar repetição de bandas, dar espaço as que nunca tocaram e garantir no cast oficial a presença de represnetantes de diferentes estilos e estados.
O que têm a dizer àqueles que contestam a seriedade da escolha do cast?
A produção deixou claro durante todo o tempo que seriam aplicados critérios e que os resultados brutos da votação poderiam não corresponder ao cast oficial. Quando divulgamos o resultado final da votação que seria diferente do cast, mais do que mostrar transparência, acreditamos que vencer a votação, por sí só, fosse motivo de orgulho para as bandas melhor classificadas.
De que serviu então a votação?
Conforme explicamos, a votação foi o PRINCIPAL CRITÉRIO para a escolha do cast, embora não o único. A votação faz ainda parte da divulgação do festival e faz parte da tradição do festival. Infelizmente este ano, com a redução do festival para apenas um dia, os resultados entre o cast final e a votação sofreram mais diferenças.
A produção considera justa a escolha final do cast?
A produção considera que foi feito todo o possível para tornar a escolha o mais justa possível. Numa situação ideal muitas outras das bandas integrariam o cast do festival, mas isso é impossível na prática. Temos tempo limitado e precisamos ter um festival financeiramente viável. Apenas quem trabalha com produção de eventos deste porte pode julgar todos os fatores envolvidos.
Podemos afirmar com total segurança que a maior parte das críticas provém de pessoas direta ou indiretamente ligadas a bandas que não foram escolhidas para o cast oficial e que preferem acreditar que existe alguma espécie de perseguição ou favorecimento. Respeitamos estas opiniões e abrimos espaço nas comunidades oficiais do evento a elas, mas não concordamos com as mesmas.
Repetimos que, caso a produção tivesse algo a esconder ou não estivesse muito convicta da justiça e coerência com que foram aplicados os critérios para escolha do cast final, jamais teria optado por fazer a votação aberta.
Atenciosamente.
Richard Navarro (Heavy Melody Produções)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O lendário álbum dos anos 1970 que envelheceu mal, segundo Regis Tadeu
Bruce Dickinson sobe ao palco com o Smith/Kotzen em Londres
A maior canção de amor já escrita em todos os tempos, segundo Noel Gallagher
As 11 melhores bandas de metalcore progressivo de todos os tempos, segundo a Loudwire
A música mais ouvida de cada álbum do Megadeth no Spotify
Max Cavalera celebra 30 anos de "Roots" com dedicatória especial a Gloria Cavalera
Ex-Engenheiros do Hawaii, Augusto Licks retoma clássicos da fase áurea em nova turnê
Nenhuma música ruim em toda vida? O elogio que Bob Dylan não costuma fazer por aí
As melhores músicas de todos os tempos, segundo Dave Gahan do Depeche Mode
Slash aponta as músicas que fizeram o Guns N' Roses "rachar" em sua fase áurea
Por que a voz de Bruce Dickinson irrita o jornalista Sérgio Martins, segundo ele mesmo
Tygers of Pan Tang anuncia show extra para São Paulo
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Churrasco do Angra reúne Edu Falaschi, Rafael Bittencourt, Kiko Loureiro, Fabio Lione e mais
O grande erro que Roadie Crew e Rock Brigade cometeram, segundo Regis Tadeu
A lendária banda grunge que já foi odiada em Seattle por que vocalista era atraente demais
O álbum de rock nacional anos 80 considerado o maior fracasso do grande produtor Liminha
A banda de Rock Progressivo que apresentou o som do Metal para o Black Sabbath



50 a menos: Cientistas descobrem que o Número da Besta é 616
Fama: 5 bandas que são grandes no exterior e nem tanto no Brasil
Renato Russo: A história do maior nome do rock nacional
As perdas que levaram Renato Russo e Humberto Gessinger ao isolamento e sofrimento
Rodolfo Abrantes: ele sentiu presença maligna em shows do Slayer e Marilyn Manson
O capítulo do livro sobre Cazuza que seu pai vetou: "Não vale a pena, Lucinha"



