Produção comenta escolha do cast oficial do BMU
Por Richard Navarro (Heavy Melody Produções)
Postado em 13 de junho de 2006
Press-Release
Em respeito aos que cobram esclarecimentos sobre a escolha do cast final do festival Brasil Metal Union (BMU), a produção vem esclarecer os motivos da não inclusão de algumas bandas que tiveram excelente votação do público.
Durante toda a votação foi deixado claro que o resultado bruto seria um parâmetro fundamental, porém não o único adotado pela produção para escolha do cast oficial do BMU 2006. Prova fundamental de que não houve intenção de esconder informações do público é que a votação, realizada no site Whiplash!, teve seus resultados brutos, diferentes da escalação final do festival, divulgados. Caso houvesse má-fé, seria mais simples mascarar os resultados da votação.
Porque que bandas classificadas entre as 10 primeiras, ficaram fora do cast oficial?
Foi divulgado durante toda a votação que o resultado bruto não corresponderia ao cast final.
Não sendo possível respeitar apenas o resultado da votação na escolha do cast, nos preocupamos com fatores como a representação de todas as regiões do país e todos os estilos dentro do metal.
A produção usou ainda como referências os resultados da primeira fase da pesquisa (votação estadual), além de análises de preferência do público em comunidades como Orkut, e resultados das tradicionais pesquisas "melhores do ano" das principais revistas e sites especializados, para montar de forma mais abrangente e coerente a "Seleção Brasileira de Heavy Metal de 2006".
Precisamos ainda ser realistas. A produção de um evento como o BMU tem um custo alto; como o público alvo é restrito e não temos nenhum patrocinador financeiro, precisamos ter também uma visão comercial na escolha do cast. Apenas pessoas envolvidas em produção, principalmente de shows independentes, sabém o quanto são altos os custos e o quanto é impraticável um show com uma boa produção poder ser levado adiante com bandas que não sejam capazes de atrair um bom público.
Porque o Eterna ficou de fora do festival?
Embora tenha sido a segunda banda mais votada, o Eterna tocou em todas as edições anteriores do BMU, não lançou nenhum material novo desde o BMU 2004 e irá tocar uma semana antes do BMU 2006, no show do Stryper. Independente de sua indiscutível competência e excelente votação, desta vez sua vaga foi cedida a outra banda.
Porque o Suprema ficou de fora do festival?
Apesar da surpreendente colocação para uma banda iniciante, a banda enquadra-se num estilo que já estava bem representado no cast.
Porque o DragonHeart ficou de fora do festival?
A banda já participou de várias edições passadas e não lançou nenhum material novo desde a última edição.
Porque o Andralls ficou de fora do festival?
Como esta edição será toda realizada em um único dia, tivemos que enxugar o cast, de modo a reunir o máximo de estilos diferentes. Um problema que tentamos evitar, devido a proposta do festival, era que as bandas paulistas fossem maioria no cast. O festival também já tinha o thrash metal representado.
Porque o Burning In Hell ficou de fora do festival?
Além do estilo já estar bem representado no cast a banda não lançou nada de novo desde a última edição. Sua região também já estava bem representada no cast com bandas que lançaram material mais recente e obtiveram excelentes votações na primeira fase da pesquisa em seus respectivos estados.
Porque o Eyes of Shiva ficou de fora do festival?
Novamente o caso do estilo, que poderia saturar o cast juntamente com a tentativa de evitar muitos representantes de São Paulo.
Por detalhes como estes acima expostos, a produção precisa necessariamente intervir nos resultados brutos da votação usando critérios que visam coerencia e justica. Com todo respeito as bandas bem colocadas não escolhidas para o cast oficial, sem essa atitute da produção seria impossível evitar repetição de bandas, dar espaço as que nunca tocaram e garantir no cast oficial a presença de represnetantes de diferentes estilos e estados.
O que têm a dizer àqueles que contestam a seriedade da escolha do cast?
A produção deixou claro durante todo o tempo que seriam aplicados critérios e que os resultados brutos da votação poderiam não corresponder ao cast oficial. Quando divulgamos o resultado final da votação que seria diferente do cast, mais do que mostrar transparência, acreditamos que vencer a votação, por sí só, fosse motivo de orgulho para as bandas melhor classificadas.
De que serviu então a votação?
Conforme explicamos, a votação foi o PRINCIPAL CRITÉRIO para a escolha do cast, embora não o único. A votação faz ainda parte da divulgação do festival e faz parte da tradição do festival. Infelizmente este ano, com a redução do festival para apenas um dia, os resultados entre o cast final e a votação sofreram mais diferenças.
A produção considera justa a escolha final do cast?
A produção considera que foi feito todo o possível para tornar a escolha o mais justa possível. Numa situação ideal muitas outras das bandas integrariam o cast do festival, mas isso é impossível na prática. Temos tempo limitado e precisamos ter um festival financeiramente viável. Apenas quem trabalha com produção de eventos deste porte pode julgar todos os fatores envolvidos.
Podemos afirmar com total segurança que a maior parte das críticas provém de pessoas direta ou indiretamente ligadas a bandas que não foram escolhidas para o cast oficial e que preferem acreditar que existe alguma espécie de perseguição ou favorecimento. Respeitamos estas opiniões e abrimos espaço nas comunidades oficiais do evento a elas, mas não concordamos com as mesmas.
Repetimos que, caso a produção tivesse algo a esconder ou não estivesse muito convicta da justiça e coerência com que foram aplicados os critérios para escolha do cast final, jamais teria optado por fazer a votação aberta.
Atenciosamente.
Richard Navarro (Heavy Melody Produções)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
O único guitarrista que, para Lindsey Buckingham, "ninguém sequer chega perto"
Fabio Lione e Luca Turilli anunciam reunião no Rhapsody with Choir & Orchestra
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
Dave Grohl elege o maior compositor de "nossa geração"; "ele foi abençoado com um dom"
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Os tipos de canções do Guns N' Roses que Axl afirma terem sido as "mais difíceis" de compor
A melhor música do melhor disco do AC/DC, segundo o Heavy Consequence
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
A música inacabada de Bruce Springsteen que mudou a carreira do Dire Straits
Corey não entende tristeza dos colegas de Slipknot e diz ter pouco em comum com eles
As 16 músicas do Metallica que a banda nunca tocou ao vivo


O profundo significado de "tomar banho de chapéu" na letra de "Sociedade Alternativa"
A única banda de Rock brasileira que supera o Ira!, de acordo com Nasi
David Coverdale e a palavra "Love" - Parte I
Divulgadas novas fotos da cena da morte de Kurt Cobain, vocalista do Nirvana
Rock: discos e bandas que mais venderam em todos os tempos
Joe Satriani: a diferença entre dar aula pra Steve Vai e Kirk Hammett



