Produção comenta escolha do cast oficial do BMU
Por Richard Navarro (Heavy Melody Produções)
Postado em 13 de junho de 2006
Press-Release
Em respeito aos que cobram esclarecimentos sobre a escolha do cast final do festival Brasil Metal Union (BMU), a produção vem esclarecer os motivos da não inclusão de algumas bandas que tiveram excelente votação do público.
Durante toda a votação foi deixado claro que o resultado bruto seria um parâmetro fundamental, porém não o único adotado pela produção para escolha do cast oficial do BMU 2006. Prova fundamental de que não houve intenção de esconder informações do público é que a votação, realizada no site Whiplash!, teve seus resultados brutos, diferentes da escalação final do festival, divulgados. Caso houvesse má-fé, seria mais simples mascarar os resultados da votação.
Porque que bandas classificadas entre as 10 primeiras, ficaram fora do cast oficial?
Foi divulgado durante toda a votação que o resultado bruto não corresponderia ao cast final.
Não sendo possível respeitar apenas o resultado da votação na escolha do cast, nos preocupamos com fatores como a representação de todas as regiões do país e todos os estilos dentro do metal.
A produção usou ainda como referências os resultados da primeira fase da pesquisa (votação estadual), além de análises de preferência do público em comunidades como Orkut, e resultados das tradicionais pesquisas "melhores do ano" das principais revistas e sites especializados, para montar de forma mais abrangente e coerente a "Seleção Brasileira de Heavy Metal de 2006".
Precisamos ainda ser realistas. A produção de um evento como o BMU tem um custo alto; como o público alvo é restrito e não temos nenhum patrocinador financeiro, precisamos ter também uma visão comercial na escolha do cast. Apenas pessoas envolvidas em produção, principalmente de shows independentes, sabém o quanto são altos os custos e o quanto é impraticável um show com uma boa produção poder ser levado adiante com bandas que não sejam capazes de atrair um bom público.
Porque o Eterna ficou de fora do festival?
Embora tenha sido a segunda banda mais votada, o Eterna tocou em todas as edições anteriores do BMU, não lançou nenhum material novo desde o BMU 2004 e irá tocar uma semana antes do BMU 2006, no show do Stryper. Independente de sua indiscutível competência e excelente votação, desta vez sua vaga foi cedida a outra banda.
Porque o Suprema ficou de fora do festival?
Apesar da surpreendente colocação para uma banda iniciante, a banda enquadra-se num estilo que já estava bem representado no cast.
Porque o DragonHeart ficou de fora do festival?
A banda já participou de várias edições passadas e não lançou nenhum material novo desde a última edição.
Porque o Andralls ficou de fora do festival?
Como esta edição será toda realizada em um único dia, tivemos que enxugar o cast, de modo a reunir o máximo de estilos diferentes. Um problema que tentamos evitar, devido a proposta do festival, era que as bandas paulistas fossem maioria no cast. O festival também já tinha o thrash metal representado.
Porque o Burning In Hell ficou de fora do festival?
Além do estilo já estar bem representado no cast a banda não lançou nada de novo desde a última edição. Sua região também já estava bem representada no cast com bandas que lançaram material mais recente e obtiveram excelentes votações na primeira fase da pesquisa em seus respectivos estados.
Porque o Eyes of Shiva ficou de fora do festival?
Novamente o caso do estilo, que poderia saturar o cast juntamente com a tentativa de evitar muitos representantes de São Paulo.
Por detalhes como estes acima expostos, a produção precisa necessariamente intervir nos resultados brutos da votação usando critérios que visam coerencia e justica. Com todo respeito as bandas bem colocadas não escolhidas para o cast oficial, sem essa atitute da produção seria impossível evitar repetição de bandas, dar espaço as que nunca tocaram e garantir no cast oficial a presença de represnetantes de diferentes estilos e estados.
O que têm a dizer àqueles que contestam a seriedade da escolha do cast?
A produção deixou claro durante todo o tempo que seriam aplicados critérios e que os resultados brutos da votação poderiam não corresponder ao cast oficial. Quando divulgamos o resultado final da votação que seria diferente do cast, mais do que mostrar transparência, acreditamos que vencer a votação, por sí só, fosse motivo de orgulho para as bandas melhor classificadas.
De que serviu então a votação?
Conforme explicamos, a votação foi o PRINCIPAL CRITÉRIO para a escolha do cast, embora não o único. A votação faz ainda parte da divulgação do festival e faz parte da tradição do festival. Infelizmente este ano, com a redução do festival para apenas um dia, os resultados entre o cast final e a votação sofreram mais diferenças.
A produção considera justa a escolha final do cast?
A produção considera que foi feito todo o possível para tornar a escolha o mais justa possível. Numa situação ideal muitas outras das bandas integrariam o cast do festival, mas isso é impossível na prática. Temos tempo limitado e precisamos ter um festival financeiramente viável. Apenas quem trabalha com produção de eventos deste porte pode julgar todos os fatores envolvidos.
Podemos afirmar com total segurança que a maior parte das críticas provém de pessoas direta ou indiretamente ligadas a bandas que não foram escolhidas para o cast oficial e que preferem acreditar que existe alguma espécie de perseguição ou favorecimento. Respeitamos estas opiniões e abrimos espaço nas comunidades oficiais do evento a elas, mas não concordamos com as mesmas.
Repetimos que, caso a produção tivesse algo a esconder ou não estivesse muito convicta da justiça e coerência com que foram aplicados os critérios para escolha do cast final, jamais teria optado por fazer a votação aberta.
Atenciosamente.
Richard Navarro (Heavy Melody Produções)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
Os três guitarristas brasileiros que John Petrucci do Dream Theater gosta bastante
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
Dave Mustaine revela que última conversa com James Hetfield terminou mal
O hit do Angra cujo título é confundido por falantes de inglês com couve de Bruxelas
Dave Mustaine insinua que ex-integrantes não participarão de shows da última tour do Megadeth
Grammy 2026 terá homenagem musical a Ozzy Osbourne; conheça os indicados de rock e metal
Dream Theater faz o seu primeiro show em 2026; confira setlist
Slash promete que novo álbum do Guns N' Roses só terá material inédito
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Prefeito de SP quer trazer U2, Rolling Stones ou Foo Fighters para show gratuito
A canção lançada três vezes nos anos oitenta, e que emplacou nas paradas em todas elas
Mick Mars perde processo contra o Mötley Crüe e terá que ressarcir a banda em US$ 750 mil
O hit do Van Halen que Sammy Hagar se recusava a cantar quando entrou na banda
Serj Tankian, do System Of A Down, elege o maior álbum de Nu-Metal de todos os tempos
A banda de rock que vendeu mais ingressos de shows na história, segundo duas fontes


Avenged Sevenfold: The Rev dizia que não passaria dos 30
Pepeu Gomes comenta convite para o Megadeth e fala sobre Kiko Loureiro
Como foi a entrada de Melissa Reese no Guns N' Roses
James Hetfield aponta suas quatro bandas de Rock favoritas
A resposta de Paul McCartney a Pedro Bial sobre por que Beatles nunca vieram ao Brasil
Bruce Dickinson te enganou em shows do Iron Maiden no Brasil em 2019 e você nem percebeu



