Matérias Mais Lidas

Tony Iommi: surpreendendo ao eleger seu Deus do RockTony Iommi: surpreendendo ao eleger seu "Deus do Rock"

Rick Bonadio: o que ele pensa sobre cancelamento causado por criticar funk no GrammyRick Bonadio: o que ele pensa sobre cancelamento causado por criticar funk no Grammy

Metallica: a música lado b que Robert Trujillo mais gosta de tocar ao vivoMetallica: a música "lado b" que Robert Trujillo mais gosta de tocar ao vivo

Ronnie James Dio: Finalmente Bruce Dickinson assumiu que sou um de seus heróisRonnie James Dio: "Finalmente Bruce Dickinson assumiu que sou um de seus heróis"

Black Sabbath: Todos os álbuns ranqueados, do pior ao melhor, pela Kerrang!Black Sabbath: Todos os álbuns ranqueados, do pior ao melhor, pela Kerrang!

Guns N' Roses: as 5 músicas mais polêmicas da bandaGuns N' Roses: as 5 músicas mais polêmicas da banda

Black Metal: os 10 melhores álbuns de 2021 segundo a revista Metal HammerBlack Metal: os 10 melhores álbuns de 2021 segundo a revista Metal Hammer

Metallica: Sebastian Bach achou os caras muito feios, e por isso comprou o disco na horaMetallica: Sebastian Bach achou os caras muito feios, e por isso comprou o disco na hora

Despedidas: os últimos trabalhos gravados por grandes nomes do heavy metal - Parte 1Despedidas: os últimos trabalhos gravados por grandes nomes do heavy metal - Parte 1

Andre Matos: ex-guitarrista relembra conversa com maestro; o Shaman não foi normalAndre Matos: ex-guitarrista relembra conversa com maestro; "o Shaman não foi normal"

Foo Fighters: o curioso motivo pelo qual fanáticos religiosos os perseguem nos EUAFoo Fighters: o curioso motivo pelo qual fanáticos religiosos os perseguem nos EUA

Alírio Netto: por que ele lançou um álbum solo com o nome João de Deus?Alírio Netto: por que ele lançou um álbum solo com o nome João de Deus?

Tony Iommi: Uma rara foto antes do acidente que levou a ponta de seus dedosTony Iommi: Uma rara foto antes do acidente que levou a ponta de seus dedos

Ozzy Osbourne: ex-guitarrista conta porque Ozzy odeia um dos seus álbuns soloOzzy Osbourne: ex-guitarrista conta porque Ozzy odeia um dos seus álbuns solo

The Doors: Acho que Jim Morrison tinha problemas mentais de verdade, diz Robby KriegerThe Doors: "Acho que Jim Morrison tinha problemas mentais de verdade", diz Robby Krieger


Stamp

Grand Funk: Para Don Brewer, "Rap não é música"

Por Marcos A. M. Cruz
Fonte: Rock And Roll Universe
Em 28/02/07

Segue abaixo a tradução adaptada de alguns trechos de uma entrevista com Don Brewer, baterista do GRAND FUNK RAILROAD, realizada pelo Rock And Roll Universe em fevereiro de 2007.

Rock And Roll Universe: Voltemos ao início da carreira do GRAND FUNK: a banda tocou de graça para 140.000 pessoas no Atlanta International Pop Festival de 1969, em um evento que contava com artistas como JANIS JOPLIN, SPIRIT, JOHNNY WINTER, CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL e CHICAGO, dentre outros, no que resultou um contrato com a gravadora Capital Records. Como foi a experiência de tocar defronte uma multidão pela primeira vez?

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Don Brewer: "Foi realmente um golpe de sorte estarmos na programação, e conseguimos graças ao intermédio de um amigo. Tivemos de alugar um trailer e arrumar um caminhão para nos levar ao festival, onde fomos os primeiros a tocar. Não tínhamos grandes espectativas, mas de repente a multidão começou a nos ovacionar, daí nasceu o GRAND FUNK. Até então não éramos levados a sério em Michigan, nos apresentávamos antes sob o nome The Pack, [GRAND FUNK] ainda não era um nome conhecido. De repente, em outro estado, tocando para um platéia que nunca ouvira falar da gente e que nos aclama, foi um choque. Foi o que realmente despertou atenção da gravadora Capital. Na realidade tocaríamos apenas no primeiro dia, mas tivemos uma recepção tão calorosa que nos escalaram para tocar nos outros dois dias".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Rock And Roll Universe: Chegaram a assistir alguma outra banda?

Don Brewer: "Permanecemos um bom tempo circulando, boa parte do dia, e vimos um monte de bandas que vieram depois da gente. Me lembro de JOHNNY WINTER, que era um dos destaques. Foi um verdadeiro deleite assistir seu show. Edgar não estava presente, era apenas Johnny e sua banda de três integrantes (Nota: Tommy Shannon no baixo e Uncle John Turner na bateria). Nunca tínhamos visto um albino tocando Blues, foi inacreditável".

Rock And Roll Universe: O GRAND FUNK sempre recebeu as piores críticas (por parte da imprensa especializada). A única outra grande banda que passou por isto foi o URIAH HEEP, sempre malhada pelos críticos. Mas a despeito disto, vocês venderam 25 milhões de cópias, e seus primeiros onze álbuns ganharam disco de ouro ou platina. Por qual motivo você acha que as resenhas eram tão impiedosas, e como se sentia perante isto?

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Don Brewer: "Em parte era fruto de sermos agenciados pelo nosso empresário, Terry Knight, que nos vendia como um produto fabricado, e a (revista) Rolling Stone não gostava deste tipo de coisa. Não era bem verdade, mas era o que Terry queria que pensassem. Então eles pegaram bronca da banda por causa de Terry, que achava todas as críticas importantes, não acreditava em publicidade negativa. Para ele, se alguém falasse mal era ótimo, não se importava com isto. Só quando lançamos o 'We´re An American Band' é que os críticos vieram para nosso lado. Não era agradável, mas lidávamos com isto e seguíamos adiante. O público sabia identificar o que era bom".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Rock And Roll Universe: Sentiam uma espécie de "alívio" quando vendiam milhões de discos apesar de serem malhados pelos jornalistas?

Don Brewer: "Aquilo machucava. Fazíamos um grande show, ao menos o que pensávamos ter sido um grande show, e então eles (os jornalistas) nos detonavam, sequer parecia que estavam presentes. Não se importavam com o fato do público gostar da banda. Não me parece justo".

Rock And Roll Universe: Acha que devido às críticas negativas, os integrantes nunca obtiveram o respeito merecido como músicos?

Don Brewer: "De certa forma sim. Como éramos malhados pelos críticos, muitas pessoas achavam que não éramos grandes músicos, mas me parece que nossa música resistiu à passagem do tempo. Hey, vou completar sessenta anos de idade, e estou tocando numa turnê com BOB SEGER, deve haver um motivo para isto".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Rock And Roll Universe: A história do GRAND FUNK não está completa se não mencionarmos o nome de Terry Knight, com quem romperiam de forma brusca algum tempo mais tarde. Você acha que teriam obtido o êxito que conseguiram sem seu envolvimento?

Don Brewer: "Não, Terry foi responsável por conseguir um contrato com a (gravadora) Capitol Records, e abriu muitas portas para nós. Ele levava a banda a sério e nos ensinou como devíamos nos portar no palco, dentre outras coisas. Tenho que lhe dar todos os devidos créditos".

Rock And Roll Universe: Qual seu álbum favorito (do GFR)?

Don Brewer: "Vários. 'Closer To Home' é um deles, 'E. Pluribus Funk' é outro, 'We´re An American Band' também, assim como 'Good Singin´, Good Playin'', que fizemos com FRANK ZAPPA".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Rock And Roll Universe: Falando sobre este último, como foi trabalhar com ele?

Don Brewer: "Era um sonho estar em estúdio com Zappa, compartilhar o mesmo espaço, visitar sua casa, conhecer seus filhos, foi maravilhoso. As pessoas imaginam que ele era um sujeito totalmente bizarro, mas longe disto, se tratava apenas da imagem artística que cultivava, pois ele era um cara muito legal".

Rock And Roll Universe: Há alguns anos vêm sendo comentada a possibilidade de se lançar um novo álbum de estúdio, procede? Há planos de algo inédito para um futuro não tão distante?

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Don Brewer: "Não há nada neste sentido no momento. Apresentamos algumas canções novas ao vivo e continuaremos trabalhando nelas quando surgirem, mas ninguém está pensando em gravar um álbum".

Rock And Roll Universe: Algum motivo? Seria a possível recusa das rádios em divulgar este novo material?

Don Brewer: "Há muitas razões, mas como eu disse, não temos planos de gravar um álbum no momento".

Rock And Roll Universe: Alguns fãs ocasionais talvez não saibam que Mark Farner não está mais na banda. Quais as circunstâncias que ocasionaram sua saída, e como você se sente sabendo que ele continua excursionando e tocando canções do GFR?

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Don Brewer: "Ben, Mark é livre para tocar o que quiser. Foi decisão dele sair em 1998. Ele queria retomar sua carreira solo, e foi o que fez. Realmente não tenho mais nada a dizer sobre isto".

Rock And Roll Universe: Quais as chances dele retornar ao GFR?

Don Brewer "Não faço a mínima".

Rock And Roll Universe: Como você compara com o trio original a formação atual da banda, que conta contigo e Mel Schacher (baixo), dois membros fundadores, além de Bruce Kulick (ex-KISS) na guitarra, Max Carl (ex-38 SPECIAL) no vocal e Timmy Cassion no teclado?

Don Brewer: "É uma banda diferente. Os shows são um bocado diferentes, mas baseados no repertório do GFR. Esta formação é provavelmente a melhor que tivemos, mas não se trata da mesma banda, assim como não era a mesma quando tínhamos (os tecladistas) Howard Eddy ou Craig Frost. Foram vários encarnações, e esta atual é apenas mais uma delas, que têm os seus méritos".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Rock And Roll Universe: Como vê o mundo da música hoje em dia, e o que pensa que mudou comparado à época quando começou a tocar?

Don Brewer: "Hoje não há mais conexão entre as rádios e a música. Atualmente estas coisas não estão mais na mão dos músicos, porém de profissionais mais preocupados com dinheiro. Não gosto do que ouvimos hoje, pois tocam as mesmas coisas há trinta anos ou algo novo que não me diz respeito, como Rap e coisas similares, que não considero 'música'. Não sei se isto mudará um dia, pois depende das pessoas se cansarem disto, e obviamente elas não dão sinais que vão se cansar".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Rock And Roll Universe: E sobre a Internet? Você acha que ela pode ajudar os artistas?

Don Brewer: "Acho que está nivelando as coisas de outra forma, e atrapalhando a vida das gravadoras, o que é ruim para todos, já que eles estão segurando seus investimentos. Hoje em dia tudo é fragmentado, segmentado, não ouço mais grandes canções sendo criadas, e eu acredito que este seja um dos motivos. E não há mais lugares para os artistas se exporem como no passado, se eles quiserem mostrar seu trabalho terão de usar seu próprio site, mas não vão atingir uma grande platéia. Realmente não sei onde as coisas vão parar, e acho que ninguém sabe (risos). É necessário que o público queira ouvir coisas novas, daí elas serão criadas, mas enquanto estiverem satisfeitos com as mesmas coisas que vêm sendo oferecidas nos últimos quarenta anos, ou satisfeitos com Rap e música Pop, é isto que eles terão".

Rock And Roll Universe: O que diria para alguém que está iniciando a carreira?

Don Brewer: "Faça isto por diversão, faça com coração e não leve tão a sério. É necessário se dedicar, mas não deixe que isto acabe com sua vida".

Comente: Qual a sua opinião sobre o Rap? E sobre bandas que misturam Rap com Rock ou Metal?

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

WhatsApp
publicidade
Ademir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | Andre Sugaroni | André Silva Eleutério | Antonio Fernando Klinke Filho | Bruno Franca Passamani | Caetano Nunes Almeida | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Eduardo Ramos | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cristofer Weber | César Augusto Camazzola | Dalmar Costa V. Soares | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Eric Fernando Rodrigues | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Helênio Prado | Henrique Haag Ribacki | Jesse Silva | José Patrick de Souza | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo H G Batista | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Ricardo Dornas Marins | Sergio Luis Anaga | Sergio Ricardo Correa dos Santos | Tales Dors Ciprandi | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Tom Paes | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp

Lista: os 50 melhores discos ao vivo de todos os tempos, em lista da Classic RockLista
Os 50 melhores discos ao vivo de todos os tempos, em lista da Classic Rock


Heavy Metal (o filme): trilha sonora do caralho!Heavy Metal (o filme)
Trilha sonora do caralho!

Grand Funk Railroad: Arnold Schwarzenegger e Franco Columbu em capaGrand Funk Railroad
Arnold Schwarzenegger e Franco Columbu em capa

Grand Funk Railroad: quando a banda superou o Led Zeppelin - e foi boicotadaGrand Funk Railroad
Quando a banda superou o Led Zeppelin - e foi boicotada


Guns N' Roses: Mauricio de Sousa, o criador da Turma da Mônica, odeia a banda?Guns N' Roses
Mauricio de Sousa, o criador da Turma da Mônica, odeia a banda?

Túmulos: alguns dos jazigos mais famosos do Metal nos EUATúmulos
Alguns dos jazigos mais famosos do Metal nos EUA


Sobre Marcos A. M. Cruz

Fanático por rock setentista.

Mais matérias de Marcos A. M. Cruz.