Kiss: O papel dos gibis na vida de Gene Simmons
Por Eliseu Baldo
Fonte: Kiss Online
Postado em 15 de março de 2007
O baixista e vocalista do KISS, Gene Simmons falou em março de 2007 com a WizardUniverse.com (site especializado em HQs) sobre a influência dos gibis em sua vida:
Wizard: É seguro dizer que o nome KISS Comics Group é uma homenagem ao nome original da Marvel, Marvel Comics Group?
Simmons: "Absolutamente. A Marvel ampliou os horizontes. Eu era um imigrante que veio para a America (de Israel) e mal podia falar inglês, e através dos gibis da Marvel, televisão e algumas outras coisas, minha imaginação voava. A mágica da Marvel é mostrar a tragédia e desgosto de ser um super-herói. Você pode ser o Homem-Aranha, e ter acne, ser caçado pela polícia e pelos vilões, viver sozinho na sua casa (da sua tia) e nunca transar. Por algum tempo eu lecionei no Spanish Harlem (em 1972), e usava Homem-Aranha como leitura obrigatória".
Wizard: Era somente Homem-Aranha, ou havia outros títulos?
Simmons: "Não, somente Homem-aranha. (Meus estudantes) não queriam ler Jane Eyre. Suas mães usavam crack, seus pais estavam na putaria e havia drogas e violência, então eles não podiam se espelhar em ninguém. Então, eu estava tentando alfabetizá-los. Tinha um cara que era caçado pela polícia, mas era realmente um cara bom, e é isso que eles sentiam, entende?"
Wizard: Qual foi o primeiro gibi que comprou quando era criança que realmente te impressionou?
Simmons: "'Amazing Fantasy' (equivalentes a 'Heróis da TV' e 'Superaventuras Marvel' no Brasil). Eu fiquei fã rapidamente dos monstros de Stan Lee/Jack Kirby (criadores da Marvel). Amava Ditko (criador do Homem-Aranha) e tudo mais. Eu comprei todos os números. 'Tales to Astonish', 'Tales of Suspense' (gibis com super-heróis variados), qualquer coisa com 'Tales' ou 'Marvel'".
Wizard: Em que mais os quadrinhos te inspiraram?
Simmons: "Minhas asas (para a fantasia de demônio do KISS) foram completamente roubadas do Black Bolt (personagem) de Jack Kirby/Joe Sinnott. E a bota de lagarto foi certamente um cruzamento de Godzilla e Dragon Man".
Wizard: Qual vai ser seu papel na criação do KISS Comics Group?
Simmons: "'Vigiar' é uma maneira de descrever o que farei. Da mesma forma que Stan Lee, desde que parou de escrever os quadrinhos. Simplesmente queria ver as páginas antes de serem publicadas, mas de vez em quando mandava de volta".
Wizard: É verdade que o KISS colocou seu sangue na tinta da fábrica da Marvel, para a produção do gibi da banda em 1977?
Simmons: "É verdade. Nós todos voamos num DC-3. Stan Lee estava conosco e estávamos todos maquiados e fantasiados. Chegamos e fomos para a fábrica de impressão em Buffalo. Tínhamos médicos tirando sangue de nossas veias e jogando na tinta vermelha, então havia de fato nosso DNA no gibi do KISS".
Wizard: Uma vez você encontrou Jack Kirby e sua filha Lisa num show do KISS. Ele tinha idéia do quanto você é fã de gibis?
Simmons: "Eu o fiz ter conhecimento. Eu disse 'não posso te dizer o quanto seus gibis representam pra mim, os monstros e super-heróis. A idéia de socar alguém e tê-los voando fora do quadro me fez entender o que era um soco em termos de gibis'. A idéia que um quadro pode limitar sua realidade é algo análogo ao que a vida se tornou pra mim. Todo mundo se enquadra nestas 'regrinhas que são minha vida'. E desde os gibis da Marvel, eu nunca escutei mais ninguém. Sempre rompi os limites de todos os tipos de quadros".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps