Primeiro festival de j-rock nos EUA em maio
Por iori
Fonte: Jrock Revolution
Postado em 19 de abril de 2007
MÚSICA, MÚSICA, MÚSICA: NOVOS E PUROS TALENTOS DO ROCK JAPONÊS INVADEM OS EUA.
Jrock Revolution Festival, 25-26 de maio
Criado pelo super-astro do rock japonês Yoshiki, do X JAPAN, Jrock Revolution, o primeiro festival musical da América do Norte dedicado exclusivamente a propagar o rock japonês (j-rock) diretamente de seu país de origem, começa no dia 25 de maio no Wiltern Theatre, na cidade de Los Angeles, Califórnia, EUA.
Ostentando uma boa variedade de artistas – alguns dos quais já fizeram shows e lançaram discos nos EUA e na Europa – Jrock Revolution atende aos pedidos de curiosos amantes da música e dezenas de milhares de fãs do j-rock. O festival está programado para ocorrer entre os dias 25 e 26 de maio com alice nine., Vidoll, Duel Jewel, Kagrra, Miyavi, D’espairsRay, Merry, girugämesh e MUCC.
Jrock Revolution foi uma idéia gerada por Yoshiki. Com seu ouvido para talentos e intenção de agradar o público, Yoshiki sentiu os desejos dos fãs de j-rock e o desejo de música nova de todos of fãs de música. Como mentor e produtor de bandas de j-rock de sucesso mundial como Dir en grey, Yoshiki também é responsável por apresentar esta reunião de talentos do rock japonês para o crescente público dos EUA.
Jrock Revolution será produzido pela 4 Fini, empresa produtora das populares turnês-festivais norte-americanas Waped e Taste of Chaos e envolvida com artistas como Nine Ich Nails, Green Day e My Chemical Romance. Quando perguntado sobre o Jrock Revolution, Kevin Lyman, diretor da 4 Fini, responde:
"É excitante ter a 4 Fini envolvida com o Jrock Revolution. Sempre tentamos envolver a empresa em projetos inovadores e este é um deles. Com nossa experiência com o Dir en grey, esperamos que este seja mais um evento de sucesso."
Antes uma raridade underground no ocidente, o j-rock é agora uma alternativa musical muito real para públicos de qualquer lugar. Graças à acessibilidade proporcionada pela Internet, o j-rock nunca foi tão popular quanto é agora. Ostentando pura musicalidade, arte imaculada e uma simpatia notável para com os ouvintes, os artistas do rock japonês conquistaram o interesse internacional fazendo shows e participando de festivais e convenções culturais fora do Japão.
Jrock Revolution simultaneamente reflete a crescente popularidade do j-rock entre ocidentais, realiza o sonho dos fãs e cria uma alternativa de estilos diversificados para freqüentadores de shows de rock, apresentando um festival com os nomes mais cotados da cena reunidos nos mesmo lugar. Enquanto este evento é o primeiro de sua espécie, certamente não será o último visto nos EUA.
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alice nine.
Inspirado por tudo, desde filmes, histórias românticas e cores japonesas até as quatro estações, alice nine. (escrito com letras minúsculas e um ponto final) segue a vida com seus membros vertendo suas experiências pessoais, pensamentos e ideologias na música da banda. Em 2005, o grupo excursionou o Japão com os colegas de gravadora do Kagrra, vendendo todas as cópias do mini álbum "Alice in Wonderland".
Vidoll
Uma bela boneca ou um fantoche aos farrapos? Ironicamente, o nome do grupo de visual kei Vidoll pode querer dizer as duas coisas. Sutilmente armados com essa perspectiva de seus imprevisíveis valores da indústria musical, Vidoll debutou em 2002 vendendo todas as cópias de dois maxi singles, "if... Rebotomin" e "if... Torikabuto". Em 2004, o mesmo ocorre com o single "Wagahai wa, Korosuke Nari" durante uma turnê nacional japonesa. No mesmo ano, Vidoll lançou seu primeiro disco na Europa, a coletânea "Bijinkei".
Duel Jewel
Muito antes da atual onde de músicos japoneses atuando no ocidente, o Duel Jewel já havia invadido terras norte-americanas tocando em Dallas, Texas, em 2002, sendo a primeira banda visual kei a se apresentar nos EUA. Desde então, Duel Jewel já fez shows em Virginia, Chicago, Los Angeles e Houston. A banda planeja uma nova turnê no Tio Sam para o final deste ano.
Kagrra,
Inspirados pelo Japão antigo, o grupo de rock Kagrra, (pronuncia-se "kagura" e escreve-se com a vírgula no final) lançou seu primeiro mini álbum, "Nue", em 2000, esgotando-o rapidamente. Após uma série de lançamentos bem sucedidos, produziu seu último trabalho independente, o mini álbum "Ouka Ranman", em 2003, antes de debutar major com o single "Urei" em janeiro de 2004. A banda recentemente chegou às primeiras posições do ranking japonês com o single "Utakata".
Miyavi
Inicialmente o mais novo membro/guitarrista/back vocal gritador do grupo independente Due’le quartz, Miyavi tornou-se um artista solo em 2002 após o final da banda. Cantor e guitarrista muito habilidoso e versátil, estreou no mundo major em 2004 com o single "Rock Counterattack ~Superstar Demands~". Elaborado com tatuagens e piercings cheios de estilo, Miyavi é espetáculo visual e sônico ambulante, que gosta de surpreender sua audiência com números inusitados como os que realizou em seu recente show em Lãs Vegas: colaborações com DJs, beatboxers, percussionistas de taiko, sapateadores, etc.
D’espairsRay
O D’espairsRay cruzou os limites internacionais em 2004, nos primórdios da invasão j-rock. Apresentando-se primeiro na Europa, logo o grupo deu passos além e realizou sua primeira turnê norte-americana em 2005. Desde então, as turnês ocidentais só aumentaram de tamanho. D’espairsRay lançou seu primeiro álbum, "Coll:set", na Europa em 2006, recebendo excelente resposta dos fãs locais. Participou do prestigiado festival alemão Wacken Open Air em 2005.
Merry
A banda de Tóquio começou sua carreira em 2002 lançando simultaneamente três versões do single "Haikarasan ga Tooru". Com influências que incluem jazz e punk, todas as três edições do disco esgotaram em pré-vendas. Seu primeiro álbum, "Gendai Stoic", vendeu mais de 10.000 cópias apenas no primeiro dia de lançamento. "Nu chemical rhetoric", o primeiro álbum major, de 2005, foi tão aguardado que chegou à 10ª posição do ranking japonês um dia antes de sair nas lojas. O disco marcou o início das atividades do Merry na Europa em 2006. Após o lançamento do álbum seguinte, "Peep Show" no Japão e na Europa, a banda realizou seus primeiros shows no continente estrangeiro.
girugämesh
Os roqueiros hardcore/metal do girugämesh (escrito em letras minúsculas) provam que a cena independente japonesa está viva e bem, rosnando e berrando. Formando-se em 2004, o single de estréia "Kaisen Sengen" esgotou e foi para no 10º lugar do ranking indepedente. Quatro singles seguintes também esgotaram até que o grupo soltou seu primeiro álbum, "13’s reborn", que em breve sairá na Europa.
MUCC
Juntos há uma década, os membros do MUCC (pronunciado "mucu", escrito com letras maiúsculas) tocaram pela primeira vez nos EUA em 2006, lotando dois shows em Baltimore. O talento da banda custou a ser reconhecido, eles assinaram um contrato major apenas em 2003. Hoje, MUCC, que facilmente lota o famoso Nippon Budokan, está no meio de sua segunda turnê mundial. Tocou no Wacken Open Air em 2005.
Sobre Yoshiki
Baterista, pianista, compositor, produtor e executivo do selo Columbia Japan, Yoshiki é mais conhecido por ter criado o mito do rock japonês X JAPAN e popularizado o movimento musical nipônico visual kei. Entre uma vastidão de músicos, Yoshiki já trabalhou com a Orquestra Filarmônica de Londres, o lendário produtor dos Beatles George Martin e Roger Taylor, do Queen. Yoshiki já tocou para a família imperial japonesa, compôs para vários filmes e programas de TV, criou um arranjo para piano de "Black Diamond" do Kiss (muito elogiado pela crítica), trabalhou como produtor da Polygram e moldou discos que ultrapassaram a barreira das 50 milhões de cópias vendidas. Em setembro de 2005, "Sex & Religion", primeiro single do Violet UK, seu projeto solo, começou a ser distribuído pelo iTunes Japan, tornando-se o download nº 1 do site. Até hoje, X JAPAN já vendeu mais de 22 milhões de discos.
Texto/fonte: Equipe Jrock Revolution
Tradução: iori
A crescente popularidade do j-rock nos EUA – um resumo de grandes feitos de bandas japonesas no país:
Já na década de 80, o mundo do heavy metal reparou no Japão quando o LOUDNESS realizou turnês e lançamentos nos EUA, incluindo shows ao lado de AC/DC, Mötley Crüe e Poison. THE 5.6.7.8’s integrou a trilha sonora do filme "Kill Bill Vol. 1", de Quentin Tarantino, lançado em 2003.
No mesmo ano, foram iniciadas as atividades do selo Tofu Records, uma subdivisão da Sony Records. Lançando grandes artistas da música japonesa, uma de suas bandas de rock, o L’Arc~en~Ciel, lotou um show na cidade de Baltimore com 12 mil fãs em 2004. E ainda neste ano, a produção do desenho animado "Hi Hi Puffy AmiYumi" popularizou a dupla de cantoras de rock que formam o Puffy AmiYumi em várias partes do mundo.
Em 2006, Dir en grey começou a lançar discos e realizar shows nos EUA através da Warcon Records. Os ingressos esgotados em poucas horas e as multidões de fãs locais enlouquecidos chamaram a atenção de veículos da grande mídia do país como MTV, Billboard, ABC Network, Rolling Stone, Wired e Grammy. O grupo participou da turnê-festival Family Values Tour 2006 com Deftones, Stone Sour e Korn, a convite deste.
Várias outras bandas japonesas além das do Jrock Revolution, já se apresentaram nos EUA, tais como Guitar Wolf, HYDE, the pillows, POLYSICS, ELLEGARDEN, SEX MACHINEGUNS, entre outros.
Texto: iori
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