Earthshaker Fest: Um dos mais conceituados festivais europeus
Por Alexandre Cardoso e Léo Martins de Souza Júnior
Postado em 16 de junho de 2007
O Earthshaker Fest é um dos mais conhecidos e conceituados festivais europeus de música pesada da atualidade. Em Julho de 2003, a primeira edição aconteceu numa grande tenda, na cidade alemã de Hirschaid. A resposta do público foi tão boa que não deixou dúvida aos organizadores de que o Earthshaker poderia tornar-se um evento anual. A edição de 2004 foi a primeira como "Open Air" e a de 2005, também em Geiselwind, foi a primeira com três dias de shows.
Fotos: Thomas Riess (http://www.photowerft.de)
Em 2006, o Earthshaker se mudou definitivamente para a cidade de Kreuth, localizada na região da Bavária, no sul da Alemanha, que além de ser famosa pela sua cerveja, também se provou um lugar ideal para a disseminação do Heavy Metal nos anos 80 com os famosos festivais "Monsters of Rock".
E a filosofia do festival é simples: "boa música, atmosfera única e preços apropriados". A idéia dos organizadores é dar preferência a "qualidade" ao invés da "quantidade". Eles se referem a isso como a "regra de ouro" do Earthshaker Fest, alegando terem em mente outros festivais que oferecem bandas demais e acabam "queimando os fãs com uma sobrecarga artística". É por conta desse pensamento que o festival se caracteriza por ter o show de todas as suas bandas realizados em apenas um palco, sendo que assim os freqüentadores não perdem nenhuma apresentação e não precisam sair correndo de um palco a outro para conseguir pegar o show de alguma banda que queiram ver.
Hoje em dia, em Kreuth, a infra-estrutura do festival é enorme, contando com camping, lanchonetes, estacionamento e instalações permanentes para banho. Nos quatro anos de Earthshaker, já passaram pelos palcos do festival grandes bandas, como Loudness, In Flames, Manowar, Primal Fear, Helloween, Children of Bodom, Nightwish, Grave Digger e muitas outras. Inclusive, o Manowar gravou, na edição de 2005, o seu mais recente DVD, entitulado "The Day The Earth Shook – The Absolute Power", considerado pela critica e pelo público o registro ao vivo definitivo da banda.
Confira abaixo fotos e o "line-up" de bandas em 2003, 2004, 2005 e 2006, e visite o Whiplash! regularmente para mais notícias sobre a edição de 2007 do Earthshaker Fest, que este ano comemora o seu quinto aniversário e acontecerá do dia 19 a 21 de Julho, em Kreuth, na Alemanha.
Site Oficial: www.earthshaker-fest.com
2003 (25 e 26 de julho), em Hirschaid
Testament, Doro, Pretty Maids, Annihilator, Justice, Powergod, Evidence One, Freedom Call, End Of Green, Stryker, Cronos Titan, Hatred, Born Wild, Desperate Cry, Detox, N.O.T, DJ Andre
2004 (23 e 24 de julho) em Geiselwind
Fear Factory, In Flames, Sodom, Primal Fear, Destruction, Helloween, U.D.O., Leaves’ Eyes, Mnemic, Disbelief, Rose Tattoo, Mantas, 16 Hell Ventiler, The Traceelords, Dew-Scented, Psychopunch, Justice, Dream Evil
2005 (21 a 23 de julho) em Geiselwind
Manowar, Die Apokalyptischen Reiter, Children of Bodom, Nightwish, Dimmu Borgir, Rhapsody, J.B.O., Grave Digger, Overkill (abgesagt) , Hypocrisy, Masterplan, Primal Fear, Loudness, Finntroll, Dragonlord, Stormwarrior, Evidence One, Destruction, Disbelief, Cage, Graveworm, Justice, After Forever, Exilia, Bludgeon, Machine Men, Turisas, HolyHell, Powergod, Abandoned, Force Of Evil
2006 (20 a 22 de julho) em Kreuth
Hammerfall, Venom, Saxon, Edguy, Testament, Lordi, Opeth, Satyricon, Sodom, Jon Oliva's Pain, Nevermore (ausgefallen), Soilwork, Arch Enemy, Rage, Deathstars, Kataklysm, Caliban, Ektomorf, Wintersun, Brainstorm, Knorkator, Communic, One Man Army And The Undead Quartet, Die Apokalyptischen Reiter, Ensiferum, Evergrey, Scar Symmetry, Threat Signal, Equilibrium, Justice.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Manowar tocará "Kings of Metal" e "Fighting the World" na íntegra em shows de 2027
As 11 melhores bandas de rock progressivo dos EUA, segundo a Loudwire
A banda que Chris Cornell integraria se convidassem; "Ele nunca me chamou"
O maior riff de guitarra de todos os tempos, segundo Tony Iommi do Black Sabbath
A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
Zakk Wylde contesta Gene Simmons sobre mercado da música: "Seja como Jimmy Page"
As 42 músicas que o Rush nunca tocou ao vivo - e que ainda podem aparecer na nova turnê
Jason Newsted diz que Metallica é, na prática, uma dupla de James Hetfield e Lars Ulrich
Como Paulo Ricardo faz para evitar que suas músicas soem muito metal ou hard rock
Os dois melhores bateristas do rock de todos os tempos, segundo John Bonham
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
Aposentadoria não está nos planos do Deep Purple, segundo Don Airey
Como Mark Knopfler adaptou um defeito para escapar de tocar guitarra "do jeito errado"
Edu Falaschi conta como a reaproximação com Angra o levou ao Masters of Voices
O melhor álbum de pop punk de todos os tempos, segundo o Loudwire
Red Hot Chili Peppers: as melhores músicas segundo o Loudwire
Lista: clichês e personagens do heavy metal que ninguém aguenta mais - Parte 1
A opinião de Rafael Bittencourt e Hugo Mariutti sobre Chimbinha e Juninho Groovador

Fascínio pelo terror: Cinco bandas que dão medo
Polêmica: as músicas mais controversas da história do Rock
Teoria da conspiração: teria The Rev do A7X cometido suicídio?
Por que Lobão não gostou de Cazuza ter escrito letra para sua irmã: "Não quero esse título"
"O fim de nossa carreira está próximo", diz Steve Harris, líder do Iron Maiden
Regis Tadeu: a tsunami de lixo musical da atual música brasileira



