Wacken Open Air: Um pouco sobre o maior festival de Metal do mundo
Por Alexandre Cardoso
Postado em 03 de julho de 2007
Durante 362 dias do ano, Wacken é uma pequena cidade no meio do estado de Schleswig-Holstein, norte da Alemanha, habitada por 2000 pessoas. Mas durante três dias em Agosto esse número aumenta para mais de 30 mil! O motivo? O Wacken Open Air, o mais tradicional festival de heavy metal da Europa, que anualmente atrai milhares de headbangers de todo o mundo, sedentos por uma maratona de bandas, das mais diversas vertentes do metal. E pode acreditar que você encontrará pessoas das mais diversas nacionalidades: alemães, italianos, espanhóis, portugueses, franceses, japoneses, americanos, canadenses, mexicanos e brasileiros.
Fotos:
Webzine Music Extreme
Wikipedia
Bright Eyes Germany
Wacken Open Air
A primeira edição ocorreu em 1990, quando era apenas um pequeno festival para bandas locais, com capacidade para pouco mais de 1000 pessoas. Os anos passaram, o evento cresceu, e em 1998 tornou-se o maior evento no calendário metálico europeu e teve mais de 70 bandas de toda a Europa, América do Norte e Austrália. Em 2006 o festival teve seus ingressos esgotados pela primeira vez em 17 anos, o que confirma o fato do nome Wacken Open Air ter se tornado sinônimo de heavy metal.
A estrutura do evento fornece aos headbangers tudo o precisam: estacionamento, "camping" (inclusive uma área para deficientes físicos), segurança, bombeiros, postos médicos, banheiros químicos e chuveiros, comidas e bebidas diversas, merchandise oficial do festival e das bandas, além de outros tipos de "souvenirs". Há um campo de futebol para quem quiser bater uma bolinha e até um karaokê, que rola no "Headbanger’s Ballroom" e é diversão garantida para quem se arrisca com o microfone.
O Wacken Open Air também possui uma área para o "Meet and Greet", onde são realizados, diariamente, encontros das bandas com seus fãs, que têm a oportunidade de pegar autógrafos, tirar fotos e bater um papo com seus músicos favoritos.
Há quatro palcos para shows no Wacken: o "Black Metal Stage", o "True Metal Stage" e o "Party Stage" são os maiores, onde acontecem os principais shows do festival, enquanto que o "W.E.T. Stage" recebe as bandas mais underground e também o "Metal Battle", uma competição onde bandas de diversos paises (inclusive do Brasil) concorrem a um contrato com a Armageddon Music, do grupo ICS-WOA. Todos os palcos têm shows a partir das 11 horas da manhã e, dessa forma, sempre há uma banda para se assistir, já que a programação é seguida à risca: enquanto um show termina, outro já está começando, além daqueles que acontecem no mesmo horário e em palcos diferentes. Dessa forma, não faltam opções aos presentes.
Muitas bandas escolhem a ocasião de tocarem no Wacken para gravarem seus álbuns ao vivo, como Primal Fear ("The History of Fear"), Twisted Sister ("Live at Wacken Open Air", gravado à época da reunião da formação original da banda), Grave Digger ("Tunes of Wacken"), Saxon ("Chronicles") e Doro ("Classic Diamonds Live"), sendo que a apresentação da "Metal Queen" contou com a orquestra e dois ilustres convidados: o vocalista Blaze Bayley (ex-Wolfsbane e ex-Iron Maiden) e o guitarrista Chris Caffery (ex-Metallium, Savatage).
O Wacken é um festival muito estimado tanto por fãs quanto pelas bandas, e já foi palco para a reunião de muitas delas, como o já citado Twisted Sister, além de Accept, Cathedral, Candlemass. Tygers of Pan Tang e, em 2004, um único show com a formação original do Warlock.
Em 1990, foram 800 pessoas. Em 2006, foram 62 mil! Os números provam que o Wacken é um festivais mais aguardados tanto pelo público, pelas bandas e pela mídia especializada. E sem dúvida, hoje ocupa a lacuna deixada pelo tradicional Monsters of Rock nos anos 80 e 90. O Wacken Open Air reúne o que há de melhor do heavy metal: grandes bandas (em quantidade e qualidade), ótimo público e acima de tudo, a diversão que todos procuram num festival.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps