Wacken Open Air: Um pouco sobre o maior festival de Metal do mundo
Por Alexandre Cardoso
Postado em 03 de julho de 2007
Durante 362 dias do ano, Wacken é uma pequena cidade no meio do estado de Schleswig-Holstein, norte da Alemanha, habitada por 2000 pessoas. Mas durante três dias em Agosto esse número aumenta para mais de 30 mil! O motivo? O Wacken Open Air, o mais tradicional festival de heavy metal da Europa, que anualmente atrai milhares de headbangers de todo o mundo, sedentos por uma maratona de bandas, das mais diversas vertentes do metal. E pode acreditar que você encontrará pessoas das mais diversas nacionalidades: alemães, italianos, espanhóis, portugueses, franceses, japoneses, americanos, canadenses, mexicanos e brasileiros.
Fotos:
Webzine Music Extreme
Wikipedia
Bright Eyes Germany
Wacken Open Air
A primeira edição ocorreu em 1990, quando era apenas um pequeno festival para bandas locais, com capacidade para pouco mais de 1000 pessoas. Os anos passaram, o evento cresceu, e em 1998 tornou-se o maior evento no calendário metálico europeu e teve mais de 70 bandas de toda a Europa, América do Norte e Austrália. Em 2006 o festival teve seus ingressos esgotados pela primeira vez em 17 anos, o que confirma o fato do nome Wacken Open Air ter se tornado sinônimo de heavy metal.
A estrutura do evento fornece aos headbangers tudo o precisam: estacionamento, "camping" (inclusive uma área para deficientes físicos), segurança, bombeiros, postos médicos, banheiros químicos e chuveiros, comidas e bebidas diversas, merchandise oficial do festival e das bandas, além de outros tipos de "souvenirs". Há um campo de futebol para quem quiser bater uma bolinha e até um karaokê, que rola no "Headbanger’s Ballroom" e é diversão garantida para quem se arrisca com o microfone.
O Wacken Open Air também possui uma área para o "Meet and Greet", onde são realizados, diariamente, encontros das bandas com seus fãs, que têm a oportunidade de pegar autógrafos, tirar fotos e bater um papo com seus músicos favoritos.
Há quatro palcos para shows no Wacken: o "Black Metal Stage", o "True Metal Stage" e o "Party Stage" são os maiores, onde acontecem os principais shows do festival, enquanto que o "W.E.T. Stage" recebe as bandas mais underground e também o "Metal Battle", uma competição onde bandas de diversos paises (inclusive do Brasil) concorrem a um contrato com a Armageddon Music, do grupo ICS-WOA. Todos os palcos têm shows a partir das 11 horas da manhã e, dessa forma, sempre há uma banda para se assistir, já que a programação é seguida à risca: enquanto um show termina, outro já está começando, além daqueles que acontecem no mesmo horário e em palcos diferentes. Dessa forma, não faltam opções aos presentes.
Muitas bandas escolhem a ocasião de tocarem no Wacken para gravarem seus álbuns ao vivo, como Primal Fear ("The History of Fear"), Twisted Sister ("Live at Wacken Open Air", gravado à época da reunião da formação original da banda), Grave Digger ("Tunes of Wacken"), Saxon ("Chronicles") e Doro ("Classic Diamonds Live"), sendo que a apresentação da "Metal Queen" contou com a orquestra e dois ilustres convidados: o vocalista Blaze Bayley (ex-Wolfsbane e ex-Iron Maiden) e o guitarrista Chris Caffery (ex-Metallium, Savatage).
O Wacken é um festival muito estimado tanto por fãs quanto pelas bandas, e já foi palco para a reunião de muitas delas, como o já citado Twisted Sister, além de Accept, Cathedral, Candlemass. Tygers of Pan Tang e, em 2004, um único show com a formação original do Warlock.
Em 1990, foram 800 pessoas. Em 2006, foram 62 mil! Os números provam que o Wacken é um festivais mais aguardados tanto pelo público, pelas bandas e pela mídia especializada. E sem dúvida, hoje ocupa a lacuna deixada pelo tradicional Monsters of Rock nos anos 80 e 90. O Wacken Open Air reúne o que há de melhor do heavy metal: grandes bandas (em quantidade e qualidade), ótimo público e acima de tudo, a diversão que todos procuram num festival.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista quebra silêncio e explica o que houve com Ready To Be Hated, de Luis Mariutti
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
Para criticar Ace Frehley, Gene Simmons mente que ninguém morre devido a quedas
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Como foi lidar com viúvas de Ritchie Blackmore no Deep Purple, segundo Steve Morse
Bloodbath anuncia primeira vinda ao Brasil em 2026
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
A banda que gravou mais de 30 discos inspirada em uma única música do The Doors
O álbum que é uma obra-prima tanto para Jimi Hendrix quanto para Kate Bush


Teoria da conspiração: teria The Rev do A7X cometido suicídio?
A reveladora última entrevista de Chester Bennington, do Linkin Park, antes de sua morte
Top 40: os músicos mais ricos do hard rock e metal
Jason Newsted é melhor que Cliff Burton, mas Lars e James ferraram ele no Metallica
Como Conservar e Recuperar Cordas de Baixo
Cristina Scabbia: cantora fala sobre ser uma das "garotas mais quentes do Metal"


