"Downloads de MP3 não nos afetaram", diz Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
Por Bruno R. Oliveira
Fonte: DNAIndia.com
Postado em 03 de fevereiro de 2008
"As mudanças na indústria da música não nos afetou adversamente, por que nós sempre tivemos uma forte relação com nossos fãs", disse Bruce Dickinson ao DNAIndia.com, antes da performance do IRON MAIDEN sexta à noite (1º de fevereiro) no Complexo Bandra-Kurla em Mumbai, India.
Dickinson disse que sendo uma banda ao vivo, o IRON MAIDEN sempre teve uma relação direta e fechada com seus fãs e não foi afetada pelos downloads de MP3s que tomaram conta da indústria musical.
"Isso afeta artistas que mantém relações apenas com suas gravadoras e dependem da venda de seus discos e não de seus fãs", disse. "Duas décadas atrás, as gravadoras detinham o monopólio sobre a indústria da música, porém agora há mais competição e democracia. Talvez a indústria esteja retornando aos anos 20 e 30, quando a música era tocada ao vivo sem gravadoras".
Quanto aos bootlegs e troca de material via internet, Dickinson comentou: "Isto também é algo que tem a ver com nossa relação com os fãs. Estamos cientes que nossas gravações extra-oficias de shows ao vivo são frequentemente baixadas na internet e algumas são muito boas."
"Os fãs também compram as mercadorias oficiais, que garantimos ter boa qualidade. Entretanto, o que não endossamos são as pessoas que lesam nossos fãs e a banda com material de péssima qualidade".
Sobre a relevância da banda após trinta anos na estrada, ele comentou: "Apesar dessa turnê ter um olhar retrospectivo, não somos nostálgicos. Essa turne é também para os jovens fãs entre 16 e 25 anos que nunca nos viram. Hoje somos maiores e mais bem sucedidos do que nos anos oitenta".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps