Scorpions: Wikipedia contesta a proibição de capa de álbum
Por Alexandre Israel
Postado em 13 de dezembro de 2008
O fundador da Wikipedia, Jimmy Wales, contou ao Channel 4 News que está considerando a idéia de confrontar a decisão que proíbe o acesso a parte da Wikipedia, no Reino Unido. Wales criticou a ação da Internet Watching Foundation (IWF), que impede a visualização da capa do álbum "Virgin Killer", do SCORPIONS, que foi lançado em 1976 e exibe a foto de uma garota pré-adolescente nua, alegando que a proibição ajudou a ampla divulgação da imagem na rede.
Ao comentar o caso pela primeira vez, o fundador da Wikipédia declarou: "A primeira coisa que pensei é que deveria entrar na Justiça. Contudo, como a entidade não tem função legislativa, disseram-me que não somos obrigados a desafiar a decisão deles".
O governo declarou apoio à medida e espera que todos os provedores de internet impeçam o acesso aos sites que constam na lista negra da IWF.
Wales, acrescentou: "O IWF ultrapassou totalmente sua alçada quando bloqueou a parte do texto também. Não há nada ilegal na descrição do álbum. Além do mais, contesto a proibição da imagem em si. É claro que se trata de uma foto insinuante, mas é também um protesto artístico feito há muitos anos. Meu maior receio diz respeito ao modo ambíguo que (a IWF) se comporta."
Quando perguntado se considera injusta a restrição somente a Wikipedia, em detrimento de outros sites que exibem a imagem, como grandes lojas que vendem o álbum, Wales disse "considerar desigual e repreensível a atitude." "As pessoas estão muito beligerantes nos dias de hoje", afirmou.
O fundador da Wikipedia ainda completou: "Agora, a foto está sendo publicada em milhares de blogs, sendo vista por mais pessoas que anteriormente. Qual será o próximo passo? Interditar a internet? Como traçar o limite que define a fronteira entre a simples liberdade de pesquisa e a pedofilia propriamente dita?", ponderou.
ATUALIZAÇÃO: na sexta-feira o IWF voltou atrás em sua decisão e tirou a página sobre o álbum na Wikipedia de sua lista-negra, o que reestabeleceu o acesso ao verbete para usuários do Reino Unido.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Morte de Jeff Hanneman aproximou Tom Araya e Kerry King
Vídeo do Machine Head é citado pela Louder como um dos melhores da história do nu metal
As melhores músicas do Sepultura de todos os tempos, segundo Max Cavalera
O vazio deixado pelo Edguy
O cover do AC/DC que o Foo Fighters tocou pela primeira vez no Brasil
Mike Patton escreveu as letras do álbum "The Real Thing" em menos de duas semanas
As 10 melhores músicas dos anos 1960, segundo John Lennon
Sepultura "rouba o show" no maior festival de heavy metal da Inglaterra, diz a Metal Hammer
A banda que deu origem ao metal, ao rap, ao punk e ao pop rock, segundo Bob Dylan
A música que Robert Plant considera a mais difícil que já precisou cantar
A canção que fez Frank Sinatra capitular, depois de passar anos atacando o rock
O guitarrista brasileiro que estava anos-luz à frente dos outros, segundo Liminha
Tom G. Warrior revela a banda que ninguém imagina ter influenciado o Celtic Frost
A promessa que Ronnie James Dio fez para Bob Daisley e não cumpriu, após proposta irrecusável
5 músicas que separam quem apenas ouve metal de quem realmente vive o gênero
Rob Halford conta o que pensou sobre o Slipknot quando ouviu a banda pela primeira vez
A opinião sincera de Lemmy Kilmister sobre os Beatles e os Rolling Stones



13 bandas que sobreviveram por mais de 40 anos sem separar, segundo a Loudwire
5 versões brasileiras que estragaram clássicos do rock
O pior disco do Scorpions, segundo a Classic Rock
A música de Bruce Dickinson que tem riff no estilo Scorpions
5 hits que quando tocam no show todo fã de rock vai pegar cerveja ou ir ao banheiro
Bandas de hard rock e metal que decepcionaram os fãs nos anos 90
Reinaldo: um apaixonado pelos Scorpions



