Scorpions: Wikipedia contesta a proibição de capa de álbum
Por Alexandre Israel
Postado em 13 de dezembro de 2008
O fundador da Wikipedia, Jimmy Wales, contou ao Channel 4 News que está considerando a idéia de confrontar a decisão que proíbe o acesso a parte da Wikipedia, no Reino Unido. Wales criticou a ação da Internet Watching Foundation (IWF), que impede a visualização da capa do álbum "Virgin Killer", do SCORPIONS, que foi lançado em 1976 e exibe a foto de uma garota pré-adolescente nua, alegando que a proibição ajudou a ampla divulgação da imagem na rede.
Ao comentar o caso pela primeira vez, o fundador da Wikipédia declarou: "A primeira coisa que pensei é que deveria entrar na Justiça. Contudo, como a entidade não tem função legislativa, disseram-me que não somos obrigados a desafiar a decisão deles".
O governo declarou apoio à medida e espera que todos os provedores de internet impeçam o acesso aos sites que constam na lista negra da IWF.
Wales, acrescentou: "O IWF ultrapassou totalmente sua alçada quando bloqueou a parte do texto também. Não há nada ilegal na descrição do álbum. Além do mais, contesto a proibição da imagem em si. É claro que se trata de uma foto insinuante, mas é também um protesto artístico feito há muitos anos. Meu maior receio diz respeito ao modo ambíguo que (a IWF) se comporta."
Quando perguntado se considera injusta a restrição somente a Wikipedia, em detrimento de outros sites que exibem a imagem, como grandes lojas que vendem o álbum, Wales disse "considerar desigual e repreensível a atitude." "As pessoas estão muito beligerantes nos dias de hoje", afirmou.
O fundador da Wikipedia ainda completou: "Agora, a foto está sendo publicada em milhares de blogs, sendo vista por mais pessoas que anteriormente. Qual será o próximo passo? Interditar a internet? Como traçar o limite que define a fronteira entre a simples liberdade de pesquisa e a pedofilia propriamente dita?", ponderou.
ATUALIZAÇÃO: na sexta-feira o IWF voltou atrás em sua decisão e tirou a página sobre o álbum na Wikipedia de sua lista-negra, o que reestabeleceu o acesso ao verbete para usuários do Reino Unido.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps