Scorpions: Wikipedia contesta a proibição de capa de álbum

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Alexandre Israel, Tradução
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 13/12/08. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

O fundador da Wikipedia, Jimmy Wales, contou ao Channel 4 News que está considerando a idéia de confrontar a decisão que proíbe o acesso a parte da Wikipedia, no Reino Unido. Wales criticou a ação da Internet Watching Foundation (IWF), que impede a visualização da capa do álbum "Virgin Killer", do SCORPIONS, que foi lançado em 1976 e exibe a foto de uma garota pré-adolescente nua, alegando que a proibição ajudou a ampla divulgação da imagem na rede.

1492 acessosLoudwire: em vídeo, os 10 maiores riffs de metal dos 80's5000 acessosQuando shows dão errado: 25 apresentações desastrosas

Ao comentar o caso pela primeira vez, o fundador da Wikipédia declarou: "A primeira coisa que pensei é que deveria entrar na Justiça. Contudo, como a entidade não tem função legislativa, disseram-me que não somos obrigados a desafiar a decisão deles".

O governo declarou apoio à medida e espera que todos os provedores de internet impeçam o acesso aos sites que constam na lista negra da IWF.

Wales, acrescentou: "O IWF ultrapassou totalmente sua alçada quando bloqueou a parte do texto também. Não há nada ilegal na descrição do álbum. Além do mais, contesto a proibição da imagem em si. É claro que se trata de uma foto insinuante, mas é também um protesto artístico feito há muitos anos. Meu maior receio diz respeito ao modo ambíguo que (a IWF) se comporta."

Quando perguntado se considera injusta a restrição somente a Wikipedia, em detrimento de outros sites que exibem a imagem, como grandes lojas que vendem o álbum, Wales disse "considerar desigual e repreensível a atitude." "As pessoas estão muito beligerantes nos dias de hoje", afirmou.

O fundador da Wikipedia ainda completou: "Agora, a foto está sendo publicada em milhares de blogs, sendo vista por mais pessoas que anteriormente. Qual será o próximo passo? Interditar a internet? Como traçar o limite que define a fronteira entre a simples liberdade de pesquisa e a pedofilia propriamente dita?", ponderou.

ATUALIZAÇÃO: na sexta-feira o IWF voltou atrás em sua decisão e tirou a página sobre o álbum na Wikipedia de sua lista-negra, o que reestabeleceu o acesso ao verbete para usuários do Reino Unido.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

MudançasMudanças
10 bandas que não soam mais como em seus primeiros discos

1492 acessosLoudwire: em vídeo, os 10 maiores riffs de metal dos 80's1799 acessosScorpions: como surgiu a ideia de fazer turnê com o Megadeth1529 acessosAccept: "Nós deixamos as baladas para o Scorpions" diz Wolf0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Scorpions"

Classic RockClassic Rock
Revista elege 100 melhores músicas de rock

Baladas HardBaladas Hard
Blog elege o Top 20 de todos os tempos

Heavy MetalHeavy Metal
Os dez melhores álbuns lançados no ano de 1984

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Censura"0 acessosTodas as matérias sobre "Scorpions"

DesastresDesastres
Mortos e feridos em apresentações que marcaram a história

VelocidadeVelocidade
Top 10 de músicas de Metal para ser multado

Em 28/12/2009Em 28/12/2009
Morre o baterista Jimmy "The Rev" Sullivan

5000 acessosAC/DC: a história do nome e a idéia do uniforme de Angus5000 acessosMMA: os lutadores que curtem Rock e Heavy Metal5000 acessosRockstars que atacaram a igreja, Jesus Cristo e Deus5000 acessosAngela Gossow: Não existe deus! Simplesmente lide com isso!5000 acessosMetallica: o que rola nas playlists de James e Lars?5000 acessosNinguém é perfeito: os 25 piores álbuns feitos por bandas lendárias

Sobre Alexandre Israel

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Mais matérias de Alexandre Israel no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online