Heaven & Hell: Tony Iommi comenta detalhes das gravações
Por Diego Camara
Fonte: BraveWords
Postado em 29 de abril de 2009
O site Bravewords conduziu uma conversa com o guitarrista Tony Iommi do HEAVEN & HELL. Dentre vários temas, Iommi falou sobre a criação de "The Devil You Know", do trabalho dos membros do grupo em cada uma das etapas, sobre Ronnie James Dio e a presença de Vinny Appice na gravação do álbum.
"Sim, estamos olhando para frente, cara. Gostamos de fazer este disco como sempre", começou Iommi, falando sobre o lançamento do novo álbum (no dia 28 de abril). Falando sobre a construção de "The Devil You Know", Tony disse que o processo começou em sua casa, no seu estúdio particular...
"Sim, e lá nós unimos a música 'Breaking Into Heaven', a primeira delas. Mas principalmente, no meu estúdio, desta vez, eu coloquei grande parte do material em CD, um monte de ideias, e fui para Los Angeles com um bom material. E a ideia foi: todos nós pensamos em fazer um CD, Ronnie (James Dio, vocalista) queria fazer um, e Geezer (Butler, baixista) também queria, cada um com suas ideias. Então nos encontramos na casa de Ronnie, seu estúdio, e passamos os CDs que iríamos trabalhar em cima. Pegamos um riff particular que queríamos trabalhar, ou eu poderia ter feito metade da canção, e somente precisava de mais alguns trechos, então começamos a trabalhar as músicas, uma por vez. E assim ficamos na casa de Ronnie por algo em torno de seis semanas, eu acho, escrevemos novas partes e provavelmente fizemos em torno de seis músicas neste período".
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O que tinha nos CDs? O que havia no CD de Geezer por exemplo?
"Havia muitos riffs, realmente. Geezer tende a ir para dentro e tocar vários tipos de riffs, era algo em torno de 20 minutos de música. Então você observa bem e pega alguns deles. 'Oh, esse é um dos bons, iremos usar ele'. É assim como ele faz. Comigo, eu trabalho um pouco mais e pego os que eu sei que irão se encaixar, enquanto Geezer quer tocar mais coisas. E ele tinha alguns bons riffs, como Ronnie também tinha. Foi bastante saudável, tínhamos bastante material que podíamos ir mais a fundo e usar". Tanto Geez quanto Ronnie tocaram guitarra nos seus respectivos demos, com Ronnie também adicionando letras e ideias para o vocal.
"Ficamos seis semanas na casa de Ronnie", continuou Iommi, "componto e então demos uma parada e ele foi para a turnê Metal Masters com o JUDAS PRIEST por um mês, e depois disso ficamos mais seis semanas com ele compondo e então ensaiamos e tocamos todas ao vivo, tendo certeza que ficariam todas muito boas e como nós queríamos. Depois viemos para a Inglaterra, nos estúdios Rockfield no País de Gales para gravar. Queríamos basicamente ter todas as músicas prontas, entrar no estúdio, tocá-las e gravá-las, era o que queríamos fazer, e foi o que fizemos".
Um dos visitantes nos trabalhos de estúdio você deve já ter ouvido falar, um cara chamado ROBERT PLANT (LED ZEPPELIN).
"Sim, Planty apareceu por lá".
E o que ele disse para vocês?
"Foi geral, somente conversamos sobre coisas aleatórias. Você vê, a coisa boa sobre o Rockfield, de verdade, para nós, é que ele fica fora do caminho. Todos nós podemos tocar juntos, podemos ficar. Você sabe, tem toda a acomodação e tudo o mais. Você não se sente incomodado, não tem um monte de pessoas aparecendo por lá, pois é bastante calmo, e era isso que queríamos. Desejávamos ir para algum lugar onde poderíamos nos concentrar no que estávamos fazendo. Se tivéssemos feito em Los Angeles, estaríamos todos fora de lugar. É bom ir para um lugar onde você não pode fazer muita coisa, e acabar não fazendo o que você deveria fazer".
E qual foi o trabalho de Vinny (Appice, baterista) em tudo isso? Você sabe, atrás das baquetas. Eu sei que nos velhos tempos ele era uma espécie de defensor das fitas com riffs, correto?
"Isso. Bem, ele não teve nenhum trabalho desta vez. Nós o despedimos (risos). Não, Vinny foi... eu desta vez levei meu engenheiro comigo, Mike Exeter, que trabalha em meu estúdio, e ele foi conosco e fez a parte de engenharia neste álbum. Então Vinny foi desnecessário neste ponto, pois tinhamos Mike fazendo o trabalho duro no computador. Ele deu tudo de si, e trabalhou desta maneira. A banda produziu o disco, com Mike, o engenheiro. E então, depois de gravarmos o álbum, voltamos para o Wyn Davis em Los Angeles, onde ele terminou de mixá-lo, e eu acho que ele provavelmente mexeu na bateria um pouco, mas o som está ali, como nós o fizemos".
Voltando a Vinny, eu perguntei a Tony se os rapazes evidentemente disseram algo ou notaram que "The Devil You Know" provavelmente contem a performance menos complexa de Appice em um disco.
"Não. Ele faz às vezes tocadas rápidas e coisas como isto, mas talvez ele não queria fazer isto desta vez".
Então não havia ninguém dizendo a ele para simplificar?
"Não, eu acredito que não. Talvez ele tenha chegado nisso... às vezes quando estávamos tocando uma música ele ia um pouco acima do tempo para tentar algo, e então ele se decidia, 'bem, eu vou manter isso mais simples', e nós gravavamos de novo e ele tocava de uma maneira um pouco mais simples".
Perguntado sobre o quão maravilhoso é o mitológico Ronnie James Dio, um "velho cavalo de guerra" trabalhando duro na cena do Rock 'n' Roll, como ele lidou com o peso do Heavy Metal, Tony respondeu:
"Ronnie sempre me impressionou com o que faz. Como ele pode cantar deste jeito... e ele não aquece a voz ou nada disso. Ele simplesmente vem e canta, absolutamente grandioso. Então tudo nesta banda me deixa impressionado, de verdade. Nós todos podemos dizer isso uns dos outros. Como nós ainda estamos fazendo isso nesta idade? Mas você faz isso pois você gosta, e com Ronnie, ele gosta disso, é parte de sua vida. Ele ama sair e fazer isso, ele é um verdadeiro profissional. Não quer cancelar shows ou coisas do tipo, apenas ir lá e fazer. Tem que ser algo muito duro para ele cancelar um show".
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