Dio: das dores no estômago à performance perfeita, como foi a última turnê dele
Por Igor Miranda
Fonte: Ultimate Guitar
Postado em 03 de junho de 2020
O vocalista Ronnie James Dio nos deixou em 16 de maio de 2010, aos 67 anos, vítima de um câncer no estômago. Quando o cantor foi diagnosticado, o tumor já estava em seu estágio quatro ou "metastástico" - o mais grave de todos, quando já se espalhou para outros órgãos ou partes do corpo.
Em entrevista ao jornalista David Slavkovic para o Ultimate Guitar, o baterista Vinny Appice, que acompanhou Dio em boa parte de seus trabalhos a partir de 1980, relembrou os anos finais do cantor. Appice também falou a respeito da última turnê do vocalista, com o Heaven and Hell, que também trazia outros ex-colegas de Black Sabbath: o guitarrista Tony Iommi e o baixista Geezer Butler.
"Não sabíamos que ele estava doente mesmo naquela turnê final, em 2009. Porém, ele já reclamava para Tony, na lateral do palco, que sentia dores no estômago. Coisas do tipo 'ugh, estou com gases' e 'ai, meu estômago'. Achávamos que era algo pequeno, nada sério", disse, inicialmente, destacando que a performance vocal não foi afetada.
O baterista contou que o diagnóstico foi feito de modo tardio. "Após a turnê, quando ele foi ao médico, descobriu que estava com câncer no estômago em estágio quatro. Nós ficamos loucos. Ele começou os tratamentos e achávamos que se alguém pudesse vencer aquilo, seria Ronnie James Dio, que era uma pessoa tão forte", afirmou.
O tratamento foi iniciado no fim de 2009 e existiam planos para voltar a ensaiar em maio de 2010. "Chegamos a entrar em estúdio naquele período, pois tivemos que consertar algumas coisinhas em um DVD ao vivo, acho que do Wacken ("Neon Nights: 30 Years of Heaven & Hell"), então, Ronnie arrumou algumas coisas ali. Estávamos nervosos, pois não sabíamos se ele conseguiria cantar, devido à quimioterapia. Ele também estava nervoso, mas detonou. Fez tudo perfeitamente, como de costume", disse.
Infelizmente, a condição de saúde de Dio piorou com o passar dos meses. "Chegou ao ponto em que Wendy (empresária e viúva) nos ligou e disse para irmos ao hospital, pois ele não iria conseguir se recuperar. Foi terrível", afirmou.
O último show de Ronnie James Dio
Durante a entrevista, Vinny Appice também se recordou do último show feito por Ronnie James Dio. A apresentação, realizada com o Heaven & Hell, aconteceu no House of Blues, em Atlantic City, nos Estados Unidos, concluindo a divulgação do álbum "The Devil You Know".
"Lembro que foi um show como qualquer outro. Não dá para lembrar de todos os shows, porque sempre temos outros. Lembro que tocamos 'Neon Knights' no encerramento. Ninguém sabia que seria a última música que tocaríamos juntos. Quando ele faleceu, pensei: 'é estranho, pois foi a primeira música que toquei com ele e, agora, também foi a última'", afirmou.
Apesar de Ronnie estar manifestando sintomas da doença, a performance dele não foi afetada. "Foi um grande show, Ronnie cantou muito bem, não estava cansado. Ele tinha mais energia do que eu, e olha que eu sou bem mais jovem (eram 15 anos de diferença). Ele era cheio de energia", disse Vinny Appice.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
A única banda de rock progressivo que The Edge, do U2, diz que curtia
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
As duas músicas que Bruce Dickinson usa para explicar o que é rock and roll
Esposa e filho homenageiam David Coverdale após anúncio de aposentadoria
10 guitarristas impossíveis de serem copiados, conforme o Metal Injection
Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
A "guerra musical" dentro do Guns N' Roses que fez a banda se desmanchar
O guitarrista do rock nacional que é vidrado no Steve Howe: "Ele é medalha de ouro"
Quem são os músicos que estão na formação do AC/DC que vem ao Brasil
Músicos originais do Black Sabbath passariam o Natal juntos, revela Geezer Butler
O guitarrista americano que fez a cabeça de Jéssica Falchi: "Eu adorava!"
Halestorm é anunciada como atração do Monsters of Rock 2026
O pior disco de cada banda do Big Four do thrash, segundo Mateus Ribeiro
Glenn Hughes passa mal e precisa encerrar show mais cedo em Belo Horizonte
Dio: quando a potente voz dele fritou um microfone do Tenacious D
Ronnie James Dio: ele não queria ser músico, mas, sim, jogador de beisebol
Ronnie James Dio não era o maior fã do Black Sabbath, admite Wendy Dio
A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
Viúva de Ronnie James Dio afirma que ficou feliz com último show de Ozzy Osbourne
O que realmente fez Bill Ward sair do Black Sabbath após "Heaven & Hell", segundo Dio
Dia do Professor: dez discos que são verdadeiras aulas de heavy metal


