Beatles: negociador de LPs encontra "Sgt Pepper" muito raro
Por Nathalie Delahousse
Fonte: Goldmine
Postado em 19 de novembro de 2009
Havia algo estranho sobre a cópia do LP "Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band" dos BEATLES que John Tefteller estava analizando. Os rostos estavam diferentes. Onde deveriam estar John, Paul George e Ringo, estavam outros.
"À primeira vista eu pensei, ‘Ok, este é um LP comum do Sgt Pepper, mas - ei, espere um minuto, permanece selado. Não foi aberto", conta Tefteller, proprietário da John Tefteller’s World’s Rarest Records (Os discos mais raros do mundo de John Tefteller), "e então quando eu olhei mais de perto, eu disse ‘U-hu, espere um minuto, não tem Beatles aqui. Quem são todas estas pessoas?"
Aquelas pessoas trabalhavam para a Capitol Records e Tefteller estava para descobrir que particularmenete este "Sgt Pepper" não era um álbum comum dos Beatles. De fato, pode ser um dos LPs mais raros dos Fab Four de todos os tempos e até ao que parece, ele está negociando sua venda com um importante colecionador de Beatles, Stan "The Beatleman" Panenka.
De acordo com Tefteller, enquanto viajava há alguns meses atrás, ele recebeu uma ligação de uma mulher, cujo marido falecido havia sido um executivo que trabalhou para a Capitol Records em Los Angeles.
"Ele tinha uma coleção formada principalmente por LPs de jazz e easy-listening," diz Tefteller. "E eu normalmente não vou ver algo deste tipo, pois eu não curto muito esses gêneros, mas eu apenas pensei, ‘Bom, beleza. Capitol Records? Talvez tenha algo a mais por lá.’ "
Então ele agendou um horário para ver os discos. A esposa disse a ele que havia um pouco de rock’n’roll na coleção e "...enquanto eu ia olhando os discos ela dizia algo do tipo, "Bem, tem um 'Sgt Pepper' aí’", diz Tefteller. "E eu tipo, sim, ok, pensando, normal um album Sgt Pepper, nada de mais, aliás. É interessante achar um, mas eles não são particularmente raros a não ser que eles estejam lacrados de fábrica em versão mono, ou algo do tipo. Ou lacrados de fábrica originais em estéreo. Eles tem algum valor. Eu achei de um modo geral que todos estes LPs haviam sido abertos e usados. Este seria apenas um 'Sgt Pepper' comum".
Mas este não era o caso. Quando Tefteller perguntou sobre o disco, ela respondeu, "Este foi dado ao meu marido. As outras pessoas na capa são todos executivos da Capitol Records."
Tefteller admitiu nunca ter ouvido a respeito disso antes, e ele inicialmente o descartou. "Eu não sabia o que era," ele disse. "Eu pensei, bem, talvez seja alguma falsificação ou reprodução, mas não parecia ser falso e nem parecia uma reprodução. Então eu apenas pensei, ‘Isto é único.’ Então, por tê-lo encontrado, comprei a coleção, pois ela queria vender tudo."
Quando Tefteller levou os discos para casa, inclusive aquela estranha versão de Sgt Peppers, ele ligou para Panenka para dizer o que havia encontrado. Panenka contou a ele o que sabia a respeito e disse que haviam apenas poucos como esse vendidos há 20 ou 30 anos atrás.
"Nenhum destes apareceu nos últimos 10 anos ou mais," diz Tefteller. "E do que eu entendo, fazendo alguma pesquisa, estas cópias estão em boas condições já que esta é lacrada de fábrica, em sua embalagem original e permanece em perfeitas condições."
Tefteller e Panenka acreditam que apenas 100 cópias foram feitas deste "Sgt Pepper" raro.
"Nós estamos apenas especulando a respeito," diz Tefteller. ‘E as razões para que eu diga que é uma especulação e uma suposição são: um, houveram apenas uns três ou quatro no máximo que apareceram nos últimos 30 anos. Isso nos levaria a pensar que houveram muito, muito poucos deles feitos, primeiramente. Dois, apenas em caso de haver um exemplar disponível para cada uma das pessoas que aparecem na fotografia da capa - e eu conjeturaria que eles poderiam ter mais de um exemplar disponível para cada, talvez uns dois ou três - você estaria olhando para uma prensagem de uns 100. Sabendo o que eu sei sobre como discos são manufaturados e o processo que os produz, não faria nenhum sentido para uma gravadora, até mesmo uma grande como a Capitol Records, passar por todos os problemas que envolvem a confecção de uma capa especial, a impressão destas capas e a manufatura delas, a não ser que se faça no mínimo uma centena delas."
Uma vez que realmente não há nada a ser comparado a isso no presente momento, determinar um valor para este achado é difícil. "Eu não quero nem pensar a respeito de um valor específico em dólares", diz Tefteller.
A respeito de vendê-lo para Panenka, Tefteller pensa que ele merece, e Panenka pensa da mesma forma. "Claro que eu mereço! Eu sou o homem-Beatle", ri. Panenka (www.ultimatebeatlescollection.com) é conhecido por possuir a maior coleção americana de discos dos BEATLES no mundo. Ele tem a foto deste LP Pepper, junto com fotos dos mais raros e mais valiosos discos americanos do Beatles.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ex-AC/DC diz que Pink Floyd não teria chegado a lugar nenhum sem famoso integrante
Geezer Butler permaneceu junto de Ronnie James Dio nos últimos dias de vida do vocalista
Opeth estreia em Curitiba com death metal, "stand-up" e piada sobre o Sepultura
Angra celebra trajetória do Sepultura e seu legado no metal
O álbum clássico do Metallica que não trazia as melhores músicas da banda e sim as únicas
Após cancelamento de turnê do Deep Purple, Ian Gillan passa por procedimento
Nicko McBrain admite que empresário do Iron Maiden tentou censurar sua biografia
O "álbum menor" do Deep Purple que conquistou Vivian Campbell por sua mistura inusitada
3 músicas dos anos 50 que já tinham elementos do heavy metal muito antes do Black Sabbath
Ricardo Confessori revê seu papel no Angra: "Muito cacique para pouco índio"
Geezer Butler não dava muita atenção à carreira solo de Ozzy Osbourne
As 5 melhores músicas do Sepultura na era Derrick Green segundo o Metal Injection
O que Bob Mould respondeu quando Dave Grohl confessou que copiava suas músicas
A versão de "Bohemian Rhapsody" que John Deacon preparou e o Queen detestou
O hábito que custou o lugar de Clive Burr no Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
O guitarrista que irritou Malcolm Young; "o sujeito mais chato que tive o azar de conhecer"
Os dois erros do "Sgt. Peppers" dos Beatles; "não faria sentido hoje", disse George Martin
A banda considerada por Eric Clapton o "ambiente perfeito" para ele: "É o Paraíso!"


A pergunta de Nicko McBrain sobre os Beatles que nem Ringo Starr soube responder
O músico que tinha a maior banda da história abrindo seus shows, e trocou de lugar com eles
Ringo Starr revela o show histórico que os Beatles perderam e depois lamentaram
O álbum de 1968 que Regis Tadeu mudou de opinião e passou a gostar: "Entendo o contexto"
O objeto de John Lennon que Rob Halford levou para casa e nunca devolveu
As bandas que Mick Jagger e Keith Richards não conseguiam suportar
Por que George Harrison praticamente abandonou a guitarra no auge dos Beatles
O sucesso de 1977 que Paul McCartney reconheceu como praticamente cópia de uma música dos Beatles
Ringo Starr teve sua carreira arruinada após os Beatles lhe darem uma música
Por que o Led Zeppelin nunca alcançou a popularidade dos Beatles, segundo John Paul Jones
O pedido de George Harrison que irritou Paul McCartney; "Caramba, qual é o sentido?"
Opinião: Não gosto de "Sgt Pepper's" dos Beatles



