Impressionistas: banda lança single no MySpace
Por Lester Benga
Fonte: Os Armênios
Postado em 03 de dezembro de 2009
Desde que surgiu, lá pelo final de 2007, a banda IMPRESSIONISTAS já chamou a atenção. Com 3 faixas demo no MySpace, a qualidade das composições revelava um grupo acima da média. A sonoridade denotava características oriundas da psicodelia inglesa dos anos sessenta, mescladas de maneira peculiar com um espírito delirante do folk britânico. Mas talvez o mais interessante era o modo como tal releitura não resultava em pastiche. Logo de cara, os Impressionistas já impunham um espírito digno dos maiores no rock: os verdadeiros conhecedores da tradição do gênero avançam com uma voz própria e original.
As letras são dotadas de propriedades marcadamente poéticas. A estética visual do quarteto também é acurada. Como principais influências, eles citam os pintores do Impressionismo e o prazeres etéreos dos vapores sorvidos de seus cachimbos. Remates perfeitos para sua performance instrumental digna.
O universo referencial da banda é tão rico que evoca, a um só momento, Renoir e Monet, Baudelaire, Mallarmé & Rimbaud, Strawberry Fields Forever & Mutantes, os discos mais ingleses dos Rolling Stones & algo do Jethro Tull em sua fase barroca. Mas o resultado final é tão original que não há como apontar algo semelhante, a não ser afirmar que — em se tratando do rock independente feito no Brasil — eles pertencem a uma tradição lisérgica que teve caminhos trilhados por grupos como a Cachorro Grande em seu primeiro álbum, Mopho quando no seu auge, Continental Combo em seus momentos mais inspirados e o Júpiter Maçã nos momentos de alta efervescência.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
A espera foi longa. Os fãs que iam sendo conquistado com as primeiras faixas e shows clamavam por mais. A banda não se dava por satisfeita com aquelas três gravações demo. Retiraram as faixas da internet e não fizeram da pressão um motivo para entregar qualquer coisa mal acabada ao público. Esmerando-se na produção, o resultado converteu uma boa parte do delírio lisérgico das demos em um punch incrível. E o novo single disponibilizado no MySpace já se firma como um dos grandes momentos do rock nesse ano.
Ainda que as novas versões de Dia Cinza e Regando as Plantas (com o poder diurético da cerveja) não tenham chegado — deixando todos os que já conheciam as músicas com saudades —, as faixas que foram ao ar revelam um ganho substâncial em energia.
Esse título deve ter uma versão física em CD. Enquanto isso, confira abaixo a lista das faixas e a capa do single. E, claro, não deixe de acessar o MySpace da banda para ouvir as músicas.
1 – Apalhacei (Eduardo Barretto)
2 – Não Vou Apalhaçar (Eduardo Barretto)
3 – Meu Jovial Amigo (Eduardo Barretto)
Os Impressionistas são:
* Ricardo Bento: voz
* Eduardo Barretto: baixo e voz
* Gustavo Chaise: guitarra e voz
* Lucas Dellazzana: bateria
Para constar, os integrantes da Impressionistas já fazem história no rock gaúcho a um bom tempo. Enquanto o baixista Eduardo Barretto toca também na banda Os Efervescentes, o guitarrista Gustavo "Miglu" Chaise faz frente na Severo em Marcha.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rafael Bittencourt, fundador do Angra, recebe título de Imortal da Academia de Letras do Brasil
Iron Maiden fará show em Curitiba na turnê de 50 anos "Run For Your Lives"
A música que Regis Tadeu mandaria ao espaço para representar o melhor da humanidade
Morre Clarence Carter, intérprete de música que virou hit em tradução do Titãs
O álbum do Iron Maiden eleito melhor disco britânico dos últimos 60 anos
As 5 músicas pesadas preferidas de Mille Petrozza, frontman do Kreator
A música sobre John Lennon que Paul McCartney ainda acha difícil cantar ao vivo
O álbum do Pink Floyd que Roger Waters achava que só ele poderia conduzir
O melhor cantor de blues de todos os tempos, segundo Keith Richards
O clássico do proto-metal que Neil Peart detestava; "Era arrastada e monótona"
O álbum do Aerosmith que deveria marcar um retorno importante, mas deixou a desejar
Evanescence lança vídeo oficial da música "Who Will You Follow"
As duas bandas de metal que James Hetfield não suporta: "Meio cartunesco"
The Rasmus anuncia turnê latino-americana com show no Brasil
Membros do Angra e Korn jogam tênis na casa de Ronaldo Fenômeno: "Quão doido é isso?"
5 curiosidades sobre Alexandre o Grande, ícone retratado em música do Iron Maiden
Seis citações de Raul Seixas a Jesus Cristo em letras com intenções bem distintas
Bruce Dickinson e o erro que Iron Maiden cometeu no "The Number of the Beast"

A crítica de Portnoy ao trabalho de Matt Sorum, ex-baterista do Guns N' Roses
Motorhead: a dieta que mantinha Lemmy jovem e viçoso
Twisted Sister: segundo Dee, "ser pobre e famoso é uma merda"
Cranberries: A triste história da letra de "Zombie"
Greta Van Fleet: Robert Plant "odeia" aquele vocalista
Slash: "Sweet Child" é a coisa mais gay que alguém poderia compor

