Impressionistas: banda lança single no MySpace

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Lester Benga, Fonte: Os Armênios
Enviar correções  |  Ver Acessos

Desde que surgiu, lá pelo final de 2007, a banda IMPRESSIONISTAS já chamou a atenção. Com 3 faixas demo no MySpace, a qualidade das composições revelava um grupo acima da média. A sonoridade denotava características oriundas da psicodelia inglesa dos anos sessenta, mescladas de maneira peculiar com um espírito delirante do folk britânico. Mas talvez o mais interessante era o modo como tal releitura não resultava em pastiche. Logo de cara, os Impressionistas já impunham um espírito digno dos maiores no rock: os verdadeiros conhecedores da tradição do gênero avançam com uma voz própria e original.

Guns N' Roses: melhores músicas segundo a Ultimate Classic RockLed Zeppelin: Perguntas e Respostas sobre a banda

As letras são dotadas de propriedades marcadamente poéticas. A estética visual do quarteto também é acurada. Como principais influências, eles citam os pintores do Impressionismo e o prazeres etéreos dos vapores sorvidos de seus cachimbos. Remates perfeitos para sua performance instrumental digna.

O universo referencial da banda é tão rico que evoca, a um só momento, Renoir e Monet, Baudelaire, Mallarmé & Rimbaud, Strawberry Fields Forever & Mutantes, os discos mais ingleses dos Rolling Stones & algo do Jethro Tull em sua fase barroca. Mas o resultado final é tão original que não há como apontar algo semelhante, a não ser afirmar que - em se tratando do rock independente feito no Brasil - eles pertencem a uma tradição lisérgica que teve caminhos trilhados por grupos como a Cachorro Grande em seu primeiro álbum, Mopho quando no seu auge, Continental Combo em seus momentos mais inspirados e o Júpiter Maçã nos momentos de alta efervescência.

A espera foi longa. Os fãs que iam sendo conquistado com as primeiras faixas e shows clamavam por mais. A banda não se dava por satisfeita com aquelas três gravações demo. Retiraram as faixas da internet e não fizeram da pressão um motivo para entregar qualquer coisa mal acabada ao público. Esmerando-se na produção, o resultado converteu uma boa parte do delírio lisérgico das demos em um punch incrível. E o novo single disponibilizado no MySpace já se firma como um dos grandes momentos do rock nesse ano.

Ainda que as novas versões de Dia Cinza e Regando as Plantas (com o poder diurético da cerveja) não tenham chegado - deixando todos os que já conheciam as músicas com saudades -, as faixas que foram ao ar revelam um ganho substâncial em energia.

Esse título deve ter uma versão física em CD. Enquanto isso, confira abaixo a lista das faixas e a capa do single. E, claro, não deixe de acessar o MySpace da banda para ouvir as músicas.

1 - Apalhacei (Eduardo Barretto)
2 - Não Vou Apalhaçar (Eduardo Barretto)
3 - Meu Jovial Amigo (Eduardo Barretto)

Os Impressionistas são:

* Ricardo Bento: voz
* Eduardo Barretto: baixo e voz
* Gustavo Chaise: guitarra e voz
* Lucas Dellazzana: bateria

Para constar, os integrantes da Impressionistas já fazem história no rock gaúcho a um bom tempo. Enquanto o baixista Eduardo Barretto toca também na banda Os Efervescentes, o guitarrista Gustavo "Miglu" Chaise faz frente na Severo em Marcha.

Links:

MySpace
http://www.myspace.com/impressionistas

Trama Virtual
http://tramavirtual.uol.com.br/artista.jsp?id=76339

Canal no Youtube
http://www.youtube.com/impressionistasrock

Fotolog
http://www.fotolog.com.br/impressionistas

Comunidade no Orkut
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?rl=cpp&cmm=41722...

Perfil no Orkut
http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=41355502092864...

Twitter
http://twitter.com/impressionistas




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção NotíciasTodas as matérias sobre "Impressionistas"


Guns N' Roses: melhores músicas segundo a Ultimate Classic RockGuns N' Roses
Melhores músicas segundo a Ultimate Classic Rock

Led Zeppelin: Perguntas e Respostas sobre a bandaLed Zeppelin
Perguntas e Respostas sobre a banda


Sobre Lester Benga

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.