HIM: vocalista comenta sua opinião sobre os downloads
Por Fabio Albuquerque
Fonte: Blabbermouth
Postado em 19 de fevereiro de 2010
Bryan Reesman, da Attention Deficit Delirium, conduziu recentemente uma entrevista com o vocalista Ville Valo da banda finlandesa de love metal HIM. Seguem alguns trechos do chat abaixo.
Como o HIM foi afetado pelo problema dos downloads e da pirataria, levando em consideração que os álbuns não têm vendido tão bem?
Valo: "Alguém me disse que vender 100.000 ábuns nos EUA hoje em dia equivale à mesma coisa que vender 1.000.000 de álbuns nos anos 80. Então eu acho que estamos apenas mais pobres. De qualquer forma, novamente, é uma coisa boa de certo modo porque hoje em dia não é um bom negócio virar músico para se tornar rico. Talvez isso tenha feito um monte de posers desistirem e estes posers podem ir para outros lugares à procura de bens monetários, carros velozes e estas coisas. Eu acho que um monte de gente que realmente quer fazer música em prol da música topa isso tudo, eles não têm muita escolha."
Valo: "O único problema que eu vejo é que hoje em dia todas as bandas estão excursionando demais e excursionar está caindo. Todas estas bandas estão excursionando porque os álbuns não estão vendendo e, então, as bandas não estão tirando proveito deles, o que significa dizer que se isso continuar um monte de bandas pode entrar em greve."
Valo: "Eu digo, vamos fazer toda a turnê mundial de graça durante um ano e ver se isso muda alguma coisa. É uma idéia boba porque é justamente como nós nos sustentamos, então seria uma espécie de suicídio comercial, mas apenas como pensamento hipotético ou uma idéia mesmo é interessante. Porque eu não acho que a música seja tão cara agora. Especialmente o fato de que você não precisa comprar o álbum todo. Agora você pode finalmente comprar uma ou duas músicas de um álbum. Eu sei que a economia é louca no mundo todo mas 99 centavos (de dólar) por uma música que pode ser uma trilha sonora essencial de um importante evento na sua vida... é meio triste que as pessoas utilizem MP3s de baixa qualidade de 128 kps como trilha sonora. É como uma trilha sonora de qualidade mais baixa na vida. De qualquer jeito, no final do dia tudo é binário quando se trata de música. Nós gravamos tudo em super hi-fi usando Pro-Tools e depois isso acaba sendo compactado em 16 bits por CD e até menos para MP3s. Seja BLACK SABBATH, HIM ou CHRISTINA AGUILERA, é só um bando de zeros e uns."
Valo: "É um pouco estranho. Eu ainda acho que seria mais legal se as pessoas apreciassem mais a música, que eles não baixassem toneladas de coiss e depois jogassem fora. É como um garoto trancado numa loja de doces podendo comer tudo que quiser ao invés de ter que escolher. Isso com certeza tira a graça da coisa. Alguns caras um pouco mais velhos como eu conseguem se lembrar da época que tínhamos uma data definida de quando um álbum seria lançado e nós esperávamos as lojas abrirem na porta do shopping para podermos pegar uma cópia. Esse tipo de empolgação está mais ou menos extinto, mas agora você pode divulgar o seu trabalho através do MySpace (e outros sites). Eu sou meio antiquado quanto a isso, mas eu entendo o seu valor e o seu impacto estrondoso. De qualquer forma eu não me importaria de ficar um pouco mais rico."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção que Renato Russo escreveu e a Legião Urbana preferiu esconder do público
Regis Tadeu explica por que o Slipknot deve agradecer de joelhos a Eloy Casagrande
Os 3 artistas considerados "rock de tiozão" pelo baixista do Nirvana Krist Novoselic em 1992
De 40 mil para 9 mil lugares: Sepultura poderia ter evitado choque de realidade?
O melhor baterista de todos os tempos, segundo Lito Sousa, do Aviões e Músicas
"Não chego aos pés dele"; o guitarrista contemporâneo admirado por Jimmy Page
Angra celebra a força dos palcos em novo videoclipe de "Lisbon"
O melhor álbum de hard rock de cada ano dos anos 2000, segundo a Loudwire
Os dois guitarristas britânicos que dominaram o blues, segundo Slash
Por que Bruno Sutter votou contra levar o Massacration à Europa: "Não quero"
A canção que Axl Rose gravou sob efeito de cogumelos e que deixou o Guns N' Roses furioso
Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
As dez melhores músicas de thrash lançadas entre 1983 e 1985, segundo a Metal Hammer
A banda gigante que, para Ozzy Osbourne, deveria ter sido ainda maior
Como Dostoiévski levou Nando Reis a um problema que carregou por décadas
Megadeth: Mustaine não odeia nada e ninguém, exceto essas três coisas
O apelido que David Gilmour odeia ser chamado - e Roger Waters chama

5 músicas que todo(a) metaleiro(a) apaixonado(a) já enviou para a(o) cremosa(o)
A música desacreditada por gravadora que virou trilha de filme e chegou ao topo das paradas
Vocalista do HIM diz que o pop é "o McDonald's da música"
Memoráveis como a música: os 25 melhores logos de bandas



