David Bowie: o camaleão vira o recluso do Rock
Por Alessandra R.
Fonte: Reuters
Postado em 03 de março de 2010
Segue abaixo trecho de matéria publicada originalmente em inglês na Reuters:
DAVID BOWIE está passando os seus anos dourados ("Golden Years") no anonimato. O legendário roqueiro de 63 anos lançou um álbum em 2003, e parou de fazer turnês depois de sofrer um ataque cardíaco durante um giro pela Europa. BOWIE, que há tempos é adepto da Internet, tem sequer atualizado o seu blog oficial desde outubro de 2006, quando orgulhosamente anunciou que emprestaria sua voz a um dos personagens do desenho "Bob Esponja".
No ano passado, ele participou de alguns eventos para ajudar a promover o filme "Moon", de seu filho Duncan Jones. Do mais, o "camaleão do rock" parece estar aproveitando sua metamorfose mais recente, que o transformou em um homem de família, pai de uma menina de 9 anos, que vive em Nova York.
"Ele é um paizão e está ficando na dele" – disse a baixista Gail Ann Dorsey, que começou a trabalhar com BOWIE há quase 15 anos. "Eu não consigo imaginar que ele não esteja compondo ou fazendo alguma coisa, mas vamos ter que esperar para ver".
Dorsey disse que enviou um e-mail para BOWIE em janeiro, na ocasião de seu aniversário, mas que resistiu à tentação de perguntar se ele estava trabalhando em algum projeto.
"Eu nunca me intrometo na vida do artista, nem na forma como ele trabalha" – disse Dorsey. "Eu não escrevo para perguntar ‘e aí, como vai?’, ou ligo perguntando ‘o que você está tocando?’. Você deixa as pessoas fazerem as coisas do jeito delas e espera para ver o que acontece."
O biógrafo de BOWIE, Marc Spitz, está aos poucos perdendo as esperanças de que o cantor retornará, mesmo enquanto alguns de seus contemporâneos como LOU REED e IGGY POP ainda continuam gravando e fazendo turnês.
À beira do abismo
De acordo com Spitz, a ausência de BOWIE é ainda mais surpreendente considerando-se que ele praticamente lançou álbuns e singles todos os anos desde 1964. Em termos de comparação, seria como se alguém igualmente produtivo como o cineasta Woody Allen, parasse de fazer filmes, disse Spitz.
Ele também ressaltou que as pessoas estão acostumadas a ver celebridades, como o apresentador David Letterman e o ator Robin Williams, recuperar-se de doenças cardíacas. Mas levando-se em conta que muitas vezes BOWIE interpretou músicas sobre a morte e os mistérios da vida, Spitz disse que talvez ele tenha perdido o pique depois de ter chegado "à beira do abismo".
Ele também entrevistou pessoas para o seu livro "BOWIE: Uma Biografia", as quais disseram que "talvez ele já tenha feito a sua parte, sente que já cumpriu a sua missão", Spitz relata. "Não são todos que duram para sempre e continuam tocando, como os ROLLING STONES".
Os empresários de BOWIE recusaram-se a comentar sobre os seus projetos recentes. O cantor já aventurou-se pelo cinema, pintura e fotografia. BOWIE e sua segunda mulher, a modelo somali IMAN, têm uma filha de 9 anos, Lexi.
No ano passado, o seu filho Duncan, de 38 anos, antes conhecido como ZOWIE BOWIE, colocou o nome da família nas manchetes com o filme de ficção científica "Moon", o qual recebeu um prêmio da Academia Britânica de Cinema.
Embora seja perfeitamente possível que BOWIE esteja ocupado com reuniões escolares e com o papel de marido, semelhante a JOHN LENNON durante os último cincos anos de sua vida, ele tem mantido os seus representantes ocupados com projetos envolvendo material de arquivo.
No ano passado, a EMI lançou um CD e um DVD de sua participação no especial "Storytellers" do canal VH1, e também uma reedição do 40º aniversário do álbum "Space Oddity" com faixas bônus.
A Universal está prestes a relançar o seu auto-intitulado álbum de estréia, lançado em 1967, também com faixas bônus, e a Columbia acaba de lançar um CD ao vivo da turnê de 2003.
O último lançamento, "A Reality Tour", é um CD duplo gravado com seleções de shows realizados em Dublin. A versão em DVD foi lançada em 2004.
Mesmo assim, Spitz está mais interessado no que BOWIE tem a dizer agora. O seu último álbum gravado no estudio, "Reality", foi lançado em julho de 2003 e ficou apenas quatro semanas na lista "Billboard 200" americana.
"A sua verdadeira importância está na forma como ele sintetizava aquela época e processava tudo em sua mente, para então nos oferecer algo." – disse Spitz. "Eu não estou tão interessado no que ele tinha a dizer em 1976, quero mais é saber sua opinião sobre o agora, porque ele é muito perspicaz e sua introspecção é muito importante."
Leia o artigo completo no link abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Seis fãs são hospitalizados após show do Angine de Poitrine em Montreal
Baterista de Piracicaba vence concurso do Metallica com galinha de borracha
A música esquecida do Led Zeppelin que Robert Plant acha simplesmente "linda"
A música do aclamado álbum do Metallica que foi um "tiro no próprio pé", segundo a Louder
Gravação inédita de Raul Seixas cantando Rolling Stones é lançada oficialmente
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
A música considerada a "ovelha negra" do "Black Album", segundo a Louder
O guitarrista lendário que Eddie Van Halen sentia que o esnobava
O álbum do Faith No More que inventou o nu metal, segundo guitarrista do Korn
O clássico do rock que causou sono na plateia quando foi tocado ao vivo pela primeira vez
"Vão se f...": a mensagem de Serj Tankian (System of a Down) para o governo israelense
O ex-colega de banda no Pink Floyd com quem David Gilmour nunca mais falou
A música do Pink Floyd que David Gilmour nunca mais vai tocar ao vivo
A canção punk que os Stones lançaram nos anos 70, e que causou problemas com Keith Richards
58 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil em julho
Como um passaporte perdido deu origem a uma das mais marcantes obras do Pink Floyd
A música emocionante do Yes que mexe com os sentimentos de Steve Harris e Geddy Lee
Os motivos que levaram RPM a se separar, segundo saudoso baterista Paulo Pagni


Os 100 melhores álbuns da década de 1980, em lista da Classic Rock
Tributo a Syd Barrett une Pink Floyd, David Bowie, Violeta de Outono e John Paul Jones
Quando David Bowie saiu do fundo do poço com um aparelho que "mexia com o tecido do tempo"
O erro cometido pela gravadora dos Beatles que repetiu o que havia acontecido com eles
Quando Jeff Beck tocou na despedida de um personagem lendário do rock



