Aclla: entrevista com a banda no Doutor Rock
Por Nanji - DOUTOR ROCK
Fonte: Doutor Rock
Postado em 11 de agosto de 2010
Publicado originalmente no blog DOUTOR ROCK
Formado em 2007 por TATO DELUCA nos vocais, o ACLLA foi tomando corpo e reuniu grandes nomes da música pesada brasileira na formação definitiva com CHRYSTIAN DOZZA (guitarras), DENISON FERNANDES (guitarras), BRUNO LADISLAU (baixo) e ELOY CASAGRANDE (bateria), que encararam o espírito de banda e ajudaram a construir o som energético e empolgante do primeiro CD ‘LANDSCAPE REVOLUTION’. Confira a entrevista com o talentoso vocalista e compositor TATO DELUCA e baixe o single exclusivo na seção de downloads.
DOUTOR ROCK – Tato, comente sobre o início de seu envolvimento com o meio musical e como tudo levou a formação do ACLLA em 2007?
TATO DELUCA – Desde criança tive muito contato com a música. Meu pai já foi músico profissional, tocava teclado em uma banda chamada "THE CLEVERS". Cresci ouvindo BEATLES e STONES e sempre tive uma inclinação ao Rock N’ Roll. Aprendi na infância a tocar flauta, piano, teclado, violão e guitarra. Em 1994 montei a minha primeira banda com meus amigos de infância, ela obviamente não deu certo, uma vez que o único que aprendeu a tocar fui eu (rs). Como era o principal compositor da banda, tive que começar a cantar também, compunha as linhas de voz e cantava para ver como soavam. Em 97 formei o DRAGON KING com músicos de verdade, onde tocava guitarra e cantava, assim, começamos a fazer shows em escolas, festas, etc… até que o Wecko (THREAT) abriu as portas do Black Jack pra gente. Ficamos 10 anos tocando no underground, passamos por muita coisa juntos, até que o DRAGON KING estava prestes a acabar em 2007 e decidi fazer alguma coisa.
Na época eu estava juntando dinheiro para comprar um apartamento e o negócio não deu certo. Muita coisa mudou na minha vida naquela época e isso me levou a mergulhar de cabeça no meu sonho. Em Junho de 2007 procurei o produtor Ricardo Nagata, e essa foi a pedra fundamental do ACLLA…
DOUTOR ROCK – Foi difícil reunir um time de músicos tão especial para dar início ao trabalho do ACLLA?
TATO DELUCA – Quando cheguei até o Nagata eu era um maluco, com uma demo caseira, um sonho e algum dinheiro no bolso (que eu ainda estava juntando). Falei para ele: "Japa, tenho as músicas o dinheiro, vou bancar esse disco do meu bolso porque é meu sonho… só preciso de uma banda!"
As coisas foram acontecendo, ele ligou para Bruno Ladislau, Denison Fernandes e para o baterista Lou Melt (HARD ROCKET). Nagata tinha trabalhado com eles no disco solo do Denison em 2005 e disse que eles estavam sem banda de som próprio e provavelmente topariam gravar de graça apenas para fazer portfólio.
Bruno foi o primeiro a entrar, ele achou as músicas interessantes, quis criar novos arranjos e eu topei, depois disso ainda aceitei o nome que ele propôs para a banda – ACLLA – e ele vestiu a camisa de vez.
Já Denison ficou mais relutante. Acho que ele só se sentiu mesmo parte da banda quando começamos a gravar a pré-produção. Ricardo Nagata selecionou minhas melhores músicas, me ajudou a chegar no timbre de voz certo e conforme as coisas foram mudando, Denison foi se empolgando e comprou a idéia.
Lou Melt estava muito sem tempo e teve que abandonar o barco, diante disso Bruno convidou seu amigo Eloy Casagrande para assumir as baquetas. Eles sempre quiseram montar uma banda juntos e o ACLLA foi a ocasião perfeita! Eloy entrou por amizade ao Bruno, acabou gostando das músicas, ficamos todos muito amigos e ele hoje acredita no ACLLA tanto quanto todos nós!
O último a entrar foi o Chrys, também muito amigo do Bruno, uma pessoa com uma musicalidade ímpar, professor de violão erudito e membro do QUATERNAGLIA (famoso quarteto de violões). Aí sim, o time estava completo, todos somos muito amigos e a química que temos certamente vai impressionar as pessoas quando estivermos em cima do palco!
DOUTOR ROCK – Você acha que o cenário nacional é proprício para uma banda nova de metal ou a intenção do ACLLA é focar em algum mercado externo?
TATO DELUCA – Nós acreditamos no cenário nacional! O que acontece por aqui é que os fãs são muito desunidos! Muitos fãs escolhem uma banda e começam a torcer para ela como se fosse um time de futebol.
Entre as bandas, não existe essa rivalidade! Nós do ACLLA somos amigos de todo mundo. Bruno faz shows com o RAFAEL BITTENCOURT e com o ANDRÉ MATOS. Denison é super amigo do Kiko Loureiro e dos caras do DR. SIN, Eloy toca com o Andre, com o Nando Fernandes, foi aluno do Aquiles Priester… então na realidade estamos bem no meio dos caras.
Uma das forças por trás do ACLLA é a união, queremos unir o cenário!
Mesmo entre estilos de Metal diferentes, o preconceito tem que cair, a hora para o cenário nacional é agora… ou nos unimos, ou nossos filhos vão ter que ouvir alguma porcaria chamada PRINT SCREEN cheia de caras de roupas coloridas e músicas "mamão-com-açúcar"!
Quanto ao cenário internacional, Ricardo Nagata nos direcionou para um som mais internacional. Tentamos focar no Heavy Metal Clássico e graças a isso, temos recebido muitos elogios de norte americanos, ingleses, italianos. Felizmente sempre haverá espaço no mundo todo para o bom e velho Heavy Metal!
DOUTOR ROCK – O ACLLA tem intenção de trabalhar com alguma gravadora, ou seguirá como uma banda independente? Hoje em dia, é até possível trabalhar sem estar ligado a uma gravadora, não é mesmo? Comente os planos para o lançamento do primeiro álbum, por favor.
TATO DELUCA – Se dependesse da gente, trabalharíamos 100% com lançamentos de internet! Nosso objetivo não é apenas fazer um discurso de "Salve o Planeta". Queremos realmente mostrar para as pessoas como fazê-lo!
Quando tivemos que escolher uma forma de lançar o PROMO do álbum, o Myspace foi a primeira coisa que nos veio à cabeça. Se eu prenso 1000 cópias, 1000 pessoas escutam, colocamos no MySpace, não causamos nenhum impacto ao meio-ambiente e em 10 dias tivemos 10.000 visitas!!!
O problema é que infelizmente para a mídia e para os produtores de show, sem álbum você não existe!
Então, já que somos obrigados a prensar o álbum, queremos encontrar selos e parceiro dispostos a trabalhar de uma maneira sustentável. Digipack ecológico, material reciclável, etc. Se não encontrarmos ninguém que aceite isso, prensaremos independente e vamos procurar algum selo que simplesmente garanta a distribuição.
DOUTOR ROCK – Quais discos você está ouvindo recentemente?
TATO DELUCA – Estou ouvindo coisas novas nacionais como COMMAND6, ACE 4 TRAYS, bandas excelentes de grandes amigos meus. Também acompanho tudo que as bandas mais antigas lançam, estou ansioso para comprar o novo do IRON MAIDEN, tenho acompanhado as novas do ANGRA…
Passei minha vida inteira ouvindo os clássicos, eles sempre estarão no meu coração, mas o Heavy Metal tem que seguir em frente e voltar a produzir para se manter vivo!
DOUTOR ROCK – Quais os seus discos favoritos em todos os tempos?
TATO DELUCA – Os principais são: AC/DC Live (meu primeiro disco de Rock de verdade) e IRON MAIDEN – Powerslave (esse álbum com certeza mudou minha vida, depois dele comprei a coleção inteira)… são muitos! Cada época da minha vida eu estava ouvindo alguma coisa. Tenho uns 700 CDs e amo todos de alguma maneira!
DOUTOR ROCK – Toda sorte para o ACLLA, parabéns pelo trabalho, os leitores do site vão aprovar o download do single exclusivo, com certeza. O espaço é seu pra finalizar, Tato.
TATO DELUCA - Primeiramente, quero agradecer muito a você, Nanji, e ao pessoal do Doutor Rock! É de espaço que as bandas novas precisam e seu site, certamente está no caminho certo para renovar o cenário Heavy Metal nacional!
A todos que escutam e amam o Heavy Metal, apenas peço que apoiem as bandas novas. Não que ouçam coisas que vocês não gostem, mas dêem uma chance para essas bandas, vão atrás do material, mesmo que pela internet, e escutem, se vocês gostarem vão aos shows… se os shows valerem a pena, comprem o CD, peçam autógrafo! Já fomos grandes, o Metal já foi muito grande, ele perdeu força quando começamos a nos dividir em sub-gêneros!
Vamos acabar com isso galera, plantar novas sementes e seguir em frente!
Longa vida ao Heavy Metal!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps