Rhythm: action games, uma nova forma de ouvir música
Por Natália Ribeiro
Postado em 04 de novembro de 2010
Em maio de 2009, Guitar Hero alcançou a marca de $ 2 bilhões em vendas no varejo, apenas nos Estados Unidos. Além dos jogos, 34 milhões de músicas foram vendidas como conteúdo para download. A maior possibilidade de interação com a música é o segredo do sucesso de jogos como Rock Band e Guitar Hero, aponta Rodrigo Batista, formado em Estudos de Mídia pela Universidade Federal Fluminense.
Seu trabalho mostra que esses games inauguraram uma nova forma de ouvir e pensar música, que vai além do gênero, ritmo e compasso, estando mais ligada à performance por parte do jogador. Provando a potencial capacidade de interação a partir dos jogos, campeonatos são realizados para elegerem os maiores Guitar Hero players do mundo.
O mais importante deles, o World Cyber Games, em 2009 teve como vencedor o brasileiro Fábio Jardim, 14 anos, que é promessa também para 2010. Ele diz ter recebido muita coisa dos jogos e que conheceu várias pessoas participando das competições e ressalta: "O jogo me fez conhecer bandas e artistas como o VAN HALEN que, hoje, sou fã. Eddie Van Halen é, para mim, o melhor guitarrista do mundo". Fábio competiu com oito finalistas do mundo todo durante cinco dias. Dos US$ 7 Mil que ganhou investirá parte em vídeo games e o novo jogo de Guitar Hero.
Devido ao grande êxito dos jogos, as gravadoras viram que estes poderiam funcionar como significativos pontos de divulgação de seus artistas. Bandas que tiveram suas músicas incluídas em seus repertórios tiveram considerável aumento no número de vendas, principalmente as de downloads na internet.
Como o caso da banda DRAGONFORCE que teve uma música incluída como bônus no Guitar Hero III: Legends of Rock, e uma semana depois do lançamento do game, teve um aumento de 126% na venda de seu álbum. Versões para um público alvo mais específico como o "Guitar Hero METALLICA" ou o "BEATLES Rock Band" caem cada vez mais no gosto das gravadoras que buscam assim renovar e conquistar mais fãs aumentando as vendas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas músicas do Judas Priest que Rob Halford detesta: "Lixo, só clichês"
O hit da Legião Urbana que foi mal interpretado como apologia ao fascismo
Os 3 artistas considerados "rock de tiozão" pelo baixista do Nirvana Krist Novoselic em 1992
As dez melhores músicas de thrash lançadas entre 2000 e 2020, segundo a Metal Hammer
O ajuste que Bruno Sutter sugere para a voz de Bruce Dickinson no Iron Maiden
Metal Hammer e Classic Rock classificam álbuns do Iron Maiden do pior ao melhor
Brian May diz que ele e Tony Iommi estão no novo álbum do Capitão Kirk
O motivo que Geddy Lee aponta para tanta gente simplesmente não gostar do Rush
A música do Judas Priest que tem um dos solos "mais gloriosos" do metal, segundo Rob Halford
Metal Hammer e Classic Rock ranqueiam discografia do Metallica do pior ao melhor
Regis Tadeu elege melhores e piores shows do primeiro fim de semana do Rock in Rio 2026
Em 1986, leitores da Kerrang! escolhiam os melhores discos do ano
Regis Tadeu explica por que o Slipknot deve agradecer de joelhos a Eloy Casagrande
A canção que Axl Rose gravou sob efeito de cogumelos e que deixou o Guns N' Roses furioso
O dia em que Neil Peart descobriu que seus bateristas favoritos eram todos a mesma pessoa
A prática que RPM e Chacrinha faziam que fez dona do Circo Voador barrar a banda
A versão de Arnaldo Antunes sobre sua saída dos Titãs antes de "Titanomaquia"

Roger Moreira: resposta bem humorada a "crítica" no Agora é Tarde
Dire Straits: Mark Knopfler revela pra Brian Johnson quem são os "Sultões do Swing"
O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
Pagando mico: 10 maneiras de ser expulso ou humilhado em um show (vídeo)
Gibson: as dez melhores composições épicas do rock
Black Sabbath: um Tony Iommi que você não conhecia



