Fabio Massari: "Entre os belgas", tema de nova coluna
Por Emanuel Seagal
Fonte: Yahoo!
Postado em 13 de abril de 2011
Fabio Massari, jornalista e ex-VJ da MTV Brasil, escreveu nova matéria em sua coluna no Yahoo! Confira abaixo alguns trechos.
"Para uma festa de temática belga, Mondo Massari sugere bolo com "design" inspirado em Asterix entre os Belgas, quitutes de chocolate belga, umas partidinhas de bilhar com as lendárias (e belgas) bolas Aramith, e uma sessão do filme "Aconteceu Perto da sua Casa", fita surpreendente e violenta da safra 92.
Como trilha, os "bons sons" da terra do Van Damme.
Uma amostra:
Univers Zero
Para abrir os trabalhos e já entregar de cara que esse bailão dos "bons sons" belgas não é um qualquer, não dá para fugir do baterista-maestro Daniel Denis e seu combo mutante Univers Zero – distintos representantes do satélite R.I.O. (Rock In Opposition, divisão vanguardeira e de protesto da esfera progressiva, em oposição, contra regras e sistemas sônico-filosóficos estabelecidos; daria quase para dizer que são os punks do progressivo, não fossem contra os próprios também), criados em 1974 e ainda hoje firmes e fortes e razoavelmente incontroláveis. 1313 e Heresie, de 1977 e 79 respectivamente, são considerados os clássicos da banda que conjuga diferentes e estranhas referências (música de câmara, folk rock sombrio, jazz de órbitas bizarras) numa conversa realmente inclassificável. Implosion, disco de 2004 que revela a turma de Denis em forma assustadora, é título bastante eloquente, revelador das capacidades "implosivas" da banda. Se não tiverem corrido do salão, a festa continua…
Plastic Bertrand
Robert Jouret até teve seus dias de punk rock, digamos, mais ortodoxo, atacando de baterista com a banda Hubble Bubble. Mas foi na parceria com o produtor Lou Deprijck, no embalo colorido e algo cínico do projeto/banda new wave Plastic Bertrand, que as coisas aconteceram e em grande estilo. Para além da considerável produção e de alguns hits normais (a versão para "Sha La La La Lee" dos Small Faces, por exemplo), o Plastic Bertrand é responsável por Ca Plane Pour Moi, álbum de 1978, cuja faixa-título é um daqueles superhits preciosos e transcendentes, que vem atravessando os tempos e fazendo a cabeça de gerações e gerações – num daqueles casos em que muita gente até conhece legal a música, mas não faz a mínima ideia de quem é o culpado pela pérola."
Para ler a matéria na íntegra clique no link abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps