Angra: "Aqua", turnês e os 20 anos de carreira comentados
Por Luis Octavio Gabatelli
Postado em 26 de maio de 2011
Fotos: Daiane Thomé.
Já era domingo, 15, quando o Angra iniciou a apresentação na Virada Cultural Paulista em Presidente Prudente, sendo a atração principal para os metaleiros presentes no evento. O público que compareceu ao Parque do Povo assistiu a apresentação da turnê do último álbum da banda, "Aqua".
Para o baixista do Angra, Felipe Andreoli , "Aqua" (lançado em agosto de 2010) é um disco maduro, onde os músicos mais se envolveram, depois de quatro anos sem lançar um álbum.
"O diferencial, é que assumimos toda a sua produção. Nós nos envolvemos em todos os processos, muito mais do que nos discos anteriores. Nós não tínhamos um produtor externo, que por bem ou por mal acaba direcionamento os timbres de estúdio", disse o baixista que afirmou que as ideias para produzir "Aqua" surgiram naturalmente na turnê que a banda fez com o Sepultura em 2009.
Na opinião do vocalista, Edu Falaschi "Aqua" é o retorno da banda, depois de uma série de crises internas.
"Aqua é um álbum especial, pois precisávamos voltar com uma certa força, porque tínhamos a volta do Ricardo (Confessori) e a saída do Aquiles (Priester). Então é um disco que trabalhamos muito e espero que as pessoas estejam curtindo também", ponderou o vocalista, que comentou a apresentação da banda na Virada Cultural Paulista.
"Show estava lotado, galera interagindo, fantástico! Pena que demoramos 10 anos para voltar em Presidente Prudente, mas irei voltar seja com o Almah ou com o Angra". O vocalista ainda falou sobre sua receptividade com público que o chamava a todo o momento.
"Eu gosto de fã educado, se a pessoa for educada eu atendo tranquilamente, não tenho frescura de rock star, mas se o cara começa com má educação ou bêbado eu não curto". Questionado por que o Angra lançou o álbum primeiramente no Japão e não no Brasil, Edu Falaschi disparou: "Porque o Japão é que dá grana (risos), é o que dá grana adiantada".
Em fevereiro a banda fez uma turnê na Europa, Kiko Loureiro, guitarrista da banda avaliou as diferenças entre o público brasileiro e o europeu.
"Aqui no Brasil normalmente o pessoal que curte o Angra é uma galera mais jovem, na Europa é um público misturado, mais velho, e que acompanha a banda há muito tempo. Uma turma que estava no primeiro show do Angels Cry" (primeiro álbum da banda, lançado em 1992).
Ainda sobre a turnê, o baixista e o vocalista disseram que as apresentações foram legais, e que reencontraram velhos amigos, na França, Itália, Espanha e em outros países.
Para finalizar o vocalista fez questão de falar sobre a sua outra banda, em que é líder: o Almah.
"O Almah está gravando seu terceiro disco, está em estúdio e esperamos finalizar no final de julho, vamos mixar na Holanda. E esse próximo disco será provavelmente o melhor disco que eu gravei na minha vida, em se tratando de guitarra é o mais completo". Após a entrevista Edu Falaschi fez questão de conhecer um fã que veio do nordeste para Prudente para ver o Angra.
Em 2001, a banda completa 20 anos, e segundo o baixista é uma vitória para uma banda de metal no Brasil. Disse ainda que o grupo está preparando algumas comemorações que virão na forma de produtos.
Os próximos shows da banda acontecem em Buenos Aires no dia 21 e em Santiago, no Chile, no dia 22. Lugares considerados memoráveis para a banda e aonde o público é parecido com o do Brasil.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Summer Breeze confirma primeiras 63 atrações para 2027
5 bandas clássicas do prog rock que não têm mais nenhum membro original
Ritchie Blackmore anuncia reencontro com Deep Purple após mais de 30 anos
Edu Falaschi reúne convidados nacionais e internacionais em superprodução em São Paulo
Ouça regravação para "Beth", do Kiss, com Rick Wakeman no piano
A música do Rainbow que Ritchie Blackmore adorava, mas não conseguia tocar ao vivo
O ex-guitarrista de Ozzy que recusou convite para o show de despedida
Blaze Bayley diz que compor com Steve Harris supera show em São Paulo
A banda que se preparava para dominar os anos oitenta, mas a tragédia chegou antes
De Guns N' Roses a Cannibal corpse, os melhores discos de 1991, segundo a Metal Hammer
Ritchie Blackmore conta que pediu a Ian Gillan para tocar com Deep Purple
Slaughter to Prevail é anunciado como atração do Liberation Festival
A música do Nightwish que conquistou Steve Harris, líder do Iron Maiden
A melhor música de Bob Dylan de todos os tempos, segundo Paul McCartney
O músico com quem Eric Clapton subiu várias vezes ao palco, apesar de serem "incompatíveis"
Lista: clássicos do rock e do metal que ninguém aguenta mais ouvir - Parte 1
Askmen.com: site elege as dez melhores músicas do Nirvana



5 bandas que todo fã sente inveja de quem viu ao vivo na formação clássica
Fabio Lione reage extremamente irritado após Circo Voador admitir erro sobre show
Angra revisita "Make Believe" e lança vídeo ao vivo gravado no Porão do Rock
Canal gringo esmiúça "Carolina IV" do Angra: "Tem todos os instrumentos aqui!"
O álbum do Angra inspirado na maior fake news de todos os tempos
Rafael Bittencourt e o problema dos guitarristas brasileiros: "Nos EUA não tem isso"
A reação de Rafael Bittencourt ao saber que Baden Powell recusou a Casa Branca
Como é tocar com um ex-membro de Shaman e Angra, segundo Paulo Ricardo
5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
Kiko Loureiro diz que foi idiota tocar no Rock in Rio com Angra e quase perder filha nascer



