Clawn: entrevista ao blog Som Extremo
Por Christiano K.O.D.A.
Fonte: Som Extremo
Postado em 09 de junho de 2011
Às vésperas de lançar o segundo full-length, a CLAWN, que chegou a encerrar suas atividades, mas retornou no ano passado, passa por ótima fase, fazendo diversos shows pelo interior de São Paulo. A banda é de Botucatu (SP), e tem em sua discografia inúmeras participações em coletâneas, além de demo tapes e o CD "Deathless Beauty of the Silence" (2006), um clássico do brutal death nacional.
O blog Som Extremo entrevistou por e-mail o vocalista/guitarrista Fabio. Além dele, Rodolfo (vocal/baixo) e Pedro (bateria) completam o trio. Detalhe curioso: o baterista foi aluno de Melissa, antiga responsável pelas baquetas da CLAWN.
Som Extremo: Como estão os últimos preparativos para o novo álbum? O que pode adiantar sobre o trabalho?
Fabio: O álbum está finalizado, totalmente gravado, mixado e masterizado. Receberá o nome de "The Great Excuse to Domination", composto por 12 músicas, totalizando 53 minutos de som.
Atualmente a arte gráfica – encarte, contra capa, bem como sua capa – está em fase de elaboração, sendo esta a última etapa a ser concluída antes do envio do material para a fábrica.
Sua gravação aconteceu em Botucatu/SP, entre dezembro de 2010 e janeiro de 2011, e a masterização ocorreu no mês de março, pelo produtor musical Tomaz Ribeiro, do Estúdio Área Livre, em Mogi Guaçu/SP.
O lançamento do trabalho está previsto para o segundo semestre deste ano, através da parceria entre os selos BLACK HOLE PRODUCTIONS, ROTTEN FOETUS, LAB 6 MUSIC e RAPTURE RECORDS.
Som Extremo: Sente-se pressionado por fãs e gravadora para esse lançamento?
Fabio: De forma alguma! Sempre tivemos a preocupação em fazer um som que, primeiramente nos agradasse como músicos e admiradores de música extrema. Estamos muito satisfeitos com o resultado final obtido!
Esse trabalho traz uma sonoridade mais forte e extrema comparada ao CD anterior. Acredito que esse álbum agradará quem nos acompanha no decorrer dos anos e abrirá espaços para novas conquistas.
Som Extremo: Recentemente vocês apareceram em mais uma coletânea, a "Zombiegeddon". Fale sobre ela por favor.
Fabio: A nossa participação aconteceu através de convite feito pelo próprio Sérgio, mente doentia à frente da Oh My Gore Prods, selo responsável pelo lançamento da coletânea. Ele acompanha nosso trabalho há anos. Cultivamos uma boa amizade pessoal e entre as bandas das quais ele faz parte.
Esse material é importante para nós, pois participamos ao lado de várias bandas importantes do cenário, algumas, inclusive, amigas nossas. Participamos com a música "Blessed By Fake Light", tema composto com a atual formação, após nosso retorno às atividades, tendo Pedro Corrêa nas baquetas.
Som Extremo: E falando em coletânea, vocês têm muito material lançado na carreira, sendo boa parte nessa mídia. A força de vontade da CLAWN em querer sempre continuar é impressionante, mesmo com tantas dificuldades em se tocar metal extremo no Brasil. O que motiva vocês a seguirem em frente?
Fabio: Acredito que isso aconteça, principalmente, pelo fato de gostarmos muito de fazer música pesada e de levarmos a diante o estilo underground de ser, sem grandes preocupações; apenas pelo enorme prazer de tocar, para um público insano e receptivo. A banda é algo que nos completa, sendo uma extensão de nossas personalidades - algo fundamental para nós como pessoas.
Som Extremo: Vocês farão um vídeo de divulgação de música de "The Great Excuse to Domination", correto? Adiante algo para o Som Extremo, tem jeito (risos)?
Fabio: Correto! A divulgação do álbum também contará com um vídeo para uma das músicas que o compõe. As imagens serão feitas neste mês de junho, por um grande amigo nosso, que também assinará sua produção, direção e edição. Acredito que você conheça bem esse cara, não é, Christiano? (risos).
Som Extremo: Fazendo parte da cena death metal brasileira há algum tempo, como analisam a evolução do estilo no país, especialmente após o sucesso do Krisiun, que destacou ainda mais esse lado musical do Brasil no mundo?
Fabio: As bandas nacionais estão com um nível cada vez mais elevado de produção; apresentam trabalhos bem tocados, bem gravados e, muitas vezes, coseguem lançamento internacional. O Brasil está na rota de shows das grandes bandas de Metal Extremo do mundo! Isso é uma realidade!
Acredito que esse crescimento e essa qualidade façam com que a atenção da cena mundial dirija-se cada vez mais para o Brasil, abrindo muitas portas! Já é habitual ver bandas brasileiras em tours européias e sul-americanas, o que, em minha opinião, é de enorme valor para todo o cenário nacional.
Som Extremo: Quais os outros planos da CLAWN, além é claro do lançamento do novo disco?
Fabio: A gente costuma trabalhar em etapas e ver as formas de alcançar os objetivos estabelecidos em determinado período. Por agora, direcionamos nossas forças em fechar parcerias para o lançamento do CD, de forma que ele consiga a melhor divulgação possível. Tours, lançamentos internacionais deste e de outros trabalhos, em diferentes formatos, estão em nossos planos.
Som Extremo: O blog Som Extremo agradece muito a entrevista. Algum recado final?
Fabio: Agradeço muito você, Christiano, por conduzir a entrevista e nos ceder esse importante espaço em seu blog. Agradeço sempre a todos que nos acompanham no decorrer dos anos, que estão lendo esse texto, e se interessam pelo nosso trabalho.
Em breve nosso novo CD estará disponível a todos! Aguardem! Keep it Brutal!
E nada melhor do que encerrar a entrevista com outro vídeo dos caras, da música "Sexual Religious Dementia":
http://www.youtube.com/watch?v=AtOU9mHMog0
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
Blackberry Smoke confirma quatro shows no Brasil em 2026
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"
Steve Harris admite que sempre foi "acumulador" de coisas do Maiden, e isso salvou novo livro
Após assassinato do diretor, Spinal Tap suspende último filme
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Será que ele curtiu? O dia que Adrian Smith tocou na guitarra de Kirk Hammett
A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
O recado curto e direto que Iron Maiden passou a Blaze Bayley quando o demitiu
O guitarrista desconhecido idolatrado por Frank Zappa e John Frusciante
Max Cavalera achou que seria substituído no Sepultura por alguém como Robb Flynn
10 bandas que encerraram suas atividades em 2025
Moonspell celebrará 30 anos de "Wolfheart" com show especial no Brasil
O dia que Paula Toller deixou muito claro que não curte comparações com Madonna
Mick Taylor sobre Rolling Stones: "Não conseguia acreditar como eles soavam mal"
O motivo por trás do ódio que Kurt Cobain sentia pelo fenomenal Phil Collins do Genesis

Andre Matos: confira o incrível alcance do vocalista
Por que Renato Russo desistiu de tratar AIDS: "Foi por paixão; mexe com outras pessoas"
The Animals: a história por trás de "House Of The Rising Sun"
Gibson: os 50 melhores covers da história do rock
Keith Richards explica por que Jimi Hendrix "estragou a guitarra"
Duff McKagan: "Nikki Sixx, do Motley Crue, é um gênio!"



