Aerosmith: o retorno aos estúdios após 10 anos
Por Nathália Plá
Fonte: rollingstone.com
Postado em 09 de junho de 2011
Joe Perry confirmou que o Aerosmith vai finalmente começar a trabalhar em um novo álbum no próximo mês. "A banda inteira tem planos de entrar em estúdio com Jack Douglas na segunda semana de julho para trabalhar em um novo CD do Aero", ele escreveu ontem no Twitter. Perry não se preocupou em aparecer nas sessões iniciais do Aerosmith no início desse ano, e as relações entre ele e Steven Tyler estavam tão tensas que um novo álbum parecia improvável. Perry não está falando com a imprensa, mas seu post mostra que ele entrou a bordo no projeto. (Douglas produziu muitos dos grandes álbuns da banda nos anos 70, inclusive Get Your Wings, Toys In The Attic e Rocks).
No início desse ano, o Aerosmith gravou uma série de demos em Los Angeles. Possíveis títulos de faixas incluíam "Bobbing For Piranha," "Asphalt" e "Legendary Child." "Eles ainda soam como o Aerosmith", escreveu Brian Hiatt da Rolling Stone em uma recente matéria de capa sobre Tyler. "Grudento, um rock com riff, baladas com grandes refrões, mais tendentes aos anos 70 do que aos 90." Um representante de Perry disse à Rolling Stone que o guitarrista estava "indisponível" para as sessões, mas enquanto promovia sua participação no American Idol esse ano, Tyler disse repetidas vezes à imprensa que ele e Perry estavam trocando iradas mensagens por telefone.
O Aerosmith não lança um álbum de material novo desde Just Push Play de 2001. Eles fizeram extensas turnês desde então – e em 2004 eles lançaram o álbum de covers de blues Honkin' On Bobo – mas uma sequencia aparentemente sem fim de contusões, passagens por reabilitação e bate-bocas públicos tornou a preparação de um novo álbum difícil. Alguns anos atrás, eles tentaram gravar um novo álbum com o produtor Brendan O'Brien – que trabalhou extensamente com Pearl Jam e Bruce Springsteen. Não deu certo. Tyler alega que tanto ele quanto Perry tomavam remédio durante as sessões e o frontman do Aerosmith não gostou dos métodos de O'Brien. "Ele vinha para nossa sessão e preparava um piano", disse Tyler à Rolling Stone no início desse ano. "Tentando tirar partes de músicas que eu tinha composto".
Em 2009, o guitarrista do Aerosmith Brad Whitford deu à Rolling Stone seu parecer sobre as sessões. "Esse foi um momento bem triste", disse ele. "Ele era o número um na nossa wish list e foi muito excitante para nós trabalhar com o Brendan. Não acho que tenha durado mais de duas, três semanas. E ele se virou do avesso para fazer tudo o podia para deixar o Steven confortável. Do que me lembro, ele não gostou de trabalhar com o Brendan. Não dava para querer alguém mais agradável ou um músico e produtor mais talentoso que o Brendan". O antigo representante da banda John Kalodner ouviu coisas semelhantes. "Na breve conversa que tive com o Brendan, ele disse que foi um pesadelo", disse Kalodner à Rolling Stone , "Ele não acreditava que eu tivesse trabalhado com eles por todos aqueles anos".
As relações na banda chegaram a um ponto ainda mais baixo no verão (inverno no hemisfério sul) de 2009 quando Steven Tyler caiu do palco em South Dakota, quebrando seu ombro e forçando o cancelamento da turnê de verão da banda. Ele foi para a reabilitação logo após – e os outros membros do Aerosmith disseram à imprensa que eles iriam fazer audições para um novo vocalista. "Eu encontrei com a banda e implorei o perdão deles", Tyles disse à Rolling Stone no início desse ano. "Só para ver que dois deles ainda estava usando drogas". Então eu disse, 'Vocês estão achando que eu fui para Betty Ford, saí de lá e vocês vão ficar se drogando perto de mim?'"
Eles conseguiram resolver as coisas até o ponto em que fizeram turnê mundial em 2010, mas assim que a turnê terminou na América do Norte a banda começou a ver reportagens dando conta de que Tyler havia assinado contrato para ser um jurado no American Idol. Ele não os informou. "Nós sentamos não faz muito tempo, quando decidimos fazer essa turnê e nós basicamente fizemos planos para os próximos dois anos" Perry disse ao Calgary Herald em setembro de 2010. "Quando você senta e fala sobre algo assim e um dos membros da banda sabe muito bem que ele assinou um contrato que o está tirando do music business por sete meses do ano – isso meio que atravanca as coisas."
A despeito de todos esses problemas – e do fato de que o cronograma de Tyler no Idol o deixa impossibilitado de fazer turnê por quase metade do ano – o Aerosmith se reformou. Tyler recentemente lançou a música solo "(It) Feels So Good," mas ele deixou bem claro que ele permanece comprometido com o Aerosmith. Eles têm outo datas agendadas na America do Sul em outubro e novembro e com Douglas de volta, Perry se comprometendo com o processo de gravação e Tyler longe das drogas, um novo álbum parece uma forte possibilidade dessa vez.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do AC/DC no Brasil não terá Pista Premium; confira possíveis preços
Download Festival anuncia mais de 90 atrações para edição 2026
O disco do Metallica que para James Hetfield ainda não foi compreendido; "vai chegar a hora"
Os melhores guitarristas da atualidade, segundo Regis Tadeu (inclui brasileiro)
"Guitarra Verde" - um olhar sobre a Fender Stratocaster de Edgard Scandurra
Mais um show do Guns N' Roses no Brasil - e a prova de que a nostalgia ainda segue em alta
O artista que Neil Peart se orgulhava de ter inspirado
A música do Kiss que Paul Stanley sempre vai lamentar; "não tem substância alguma"
Como era sugestão de Steve Harris para arte de "Powerslave" e por que foi rejeitada?
As duas bandas que atrapalharam o sucesso do Iron Maiden nos anos oitenta
As músicas do Iron Maiden que Dave Murray não gosta: "Poderia ter soado melhor"
Wolfgang descarta gravar álbum com ex-membros do Van Halen
A banda que Dave Grohl acha "indiscutivelmente a mais influente" de sua geração
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
Andreas Kisser apresenta cinco álbuns essenciais para conhecer o Heavy Metal
A desastrosa decisão de recusar hit em novela considerada maior erro da história do RPM
A música do Guns N' Roses da qual Axl Rose se arrepende; "Fui ingênuo"

Regis Tadeu explica como o Aerosmith gravou seus dois maiores álbuns
A banda elogiada por Jimmy Page pela identidade própria; "sem roubar ideias de outras bandas"
A banda que Steven Tyler disse ter "inventado" o heavy metal; "Nós viemos um pouco depois"
A banda que inventou o heavy metal, segundo Steven Tyler do Aerosmith
O riff influente que Slash admite não saber tocar direito; "é simplesmente... f@#$"
Os 100 melhores álbuns dos anos 1980 segundo a Classic Rock
Aerosmith e Guns N' Roses: O acordo sobre drogas em 1988



