Aerosmith: o retorno aos estúdios após 10 anos

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Nathália Plá, Fonte: rollingstone.com, Tradução
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 09/06/11. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

Joe Perry confirmou que o Aerosmith vai finalmente começar a trabalhar em um novo álbum no próximo mês. "A banda inteira tem planos de entrar em estúdio com Jack Douglas na segunda semana de julho para trabalhar em um novo CD do Aero", ele escreveu ontem no Twitter. Perry não se preocupou em aparecer nas sessões iniciais do Aerosmith no início desse ano, e as relações entre ele e Steven Tyler estavam tão tensas que um novo álbum parecia improvável. Perry não está falando com a imprensa, mas seu post mostra que ele entrou a bordo no projeto. (Douglas produziu muitos dos grandes álbuns da banda nos anos 70, inclusive Get Your Wings, Toys In The Attic e Rocks).

339 acessosLoja de Discos do Cassio: Aerosmith no Rock in Rio5000 acessosDavid Bowie: a última foto pública e a última foto privada

No início desse ano, o Aerosmith gravou uma série de demos em Los Angeles. Possíveis títulos de faixas incluíam "Bobbing For Piranha," "Asphalt" e "Legendary Child." "Eles ainda soam como o Aerosmith", escreveu Brian Hiatt da Rolling Stone em uma recente matéria de capa sobre Tyler. "Grudento, um rock com riff, baladas com grandes refrões, mais tendentes aos anos 70 do que aos 90." Um representante de Perry disse à Rolling Stone que o guitarrista estava "indisponível" para as sessões, mas enquanto promovia sua participação no American Idol esse ano, Tyler disse repetidas vezes à imprensa que ele e Perry estavam trocando iradas mensagens por telefone.

O Aerosmith não lança um álbum de material novo desde Just Push Play de 2001. Eles fizeram extensas turnês desde então – e em 2004 eles lançaram o álbum de covers de blues Honkin' On Bobo – mas uma sequencia aparentemente sem fim de contusões, passagens por reabilitação e bate-bocas públicos tornou a preparação de um novo álbum difícil. Alguns anos atrás, eles tentaram gravar um novo álbum com o produtor Brendan O'Brien – que trabalhou extensamente com Pearl Jam e Bruce Springsteen. Não deu certo. Tyler alega que tanto ele quanto Perry tomavam remédio durante as sessões e o frontman do Aerosmith não gostou dos métodos de O'Brien. "Ele vinha para nossa sessão e preparava um piano", disse Tyler à Rolling Stone no início desse ano. "Tentando tirar partes de músicas que eu tinha composto".

Em 2009, o guitarrista do Aerosmith Brad Whitford deu à Rolling Stone seu parecer sobre as sessões. "Esse foi um momento bem triste", disse ele. "Ele era o número um na nossa wish list e foi muito excitante para nós trabalhar com o Brendan. Não acho que tenha durado mais de duas, três semanas. E ele se virou do avesso para fazer tudo o podia para deixar o Steven confortável. Do que me lembro, ele não gostou de trabalhar com o Brendan. Não dava para querer alguém mais agradável ou um músico e produtor mais talentoso que o Brendan". O antigo representante da banda John Kalodner ouviu coisas semelhantes. "Na breve conversa que tive com o Brendan, ele disse que foi um pesadelo", disse Kalodner à Rolling Stone , "Ele não acreditava que eu tivesse trabalhado com eles por todos aqueles anos".

As relações na banda chegaram a um ponto ainda mais baixo no verão (inverno no hemisfério sul) de 2009 quando Steven Tyler caiu do palco em South Dakota, quebrando seu ombro e forçando o cancelamento da turnê de verão da banda. Ele foi para a reabilitação logo após – e os outros membros do Aerosmith disseram à imprensa que eles iriam fazer audições para um novo vocalista. "Eu encontrei com a banda e implorei o perdão deles", Tyles disse à Rolling Stone no início desse ano. "Só para ver que dois deles ainda estava usando drogas". Então eu disse, 'Vocês estão achando que eu fui para Betty Ford, saí de lá e vocês vão ficar se drogando perto de mim?'"

Eles conseguiram resolver as coisas até o ponto em que fizeram turnê mundial em 2010, mas assim que a turnê terminou na América do Norte a banda começou a ver reportagens dando conta de que Tyler havia assinado contrato para ser um jurado no American Idol. Ele não os informou. "Nós sentamos não faz muito tempo, quando decidimos fazer essa turnê e nós basicamente fizemos planos para os próximos dois anos" Perry disse ao Calgary Herald em setembro de 2010. "Quando você senta e fala sobre algo assim e um dos membros da banda sabe muito bem que ele assinou um contrato que o está tirando do music business por sete meses do ano – isso meio que atravanca as coisas."

A despeito de todos esses problemas – e do fato de que o cronograma de Tyler no Idol o deixa impossibilitado de fazer turnê por quase metade do ano – o Aerosmith se reformou. Tyler recentemente lançou a música solo "(It) Feels So Good," mas ele deixou bem claro que ele permanece comprometido com o Aerosmith. Eles têm outo datas agendadas na America do Sul em outubro e novembro e com Douglas de volta, Perry se comprometendo com o processo de gravação e Tyler longe das drogas, um novo álbum parece uma forte possibilidade dessa vez.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Top 20Top 20
Os discos e singles mais odiados do rock, segundo o UCR

339 acessosLoja de Discos do Cassio: Aerosmith no Rock in Rio549 acessosAerosmith: tres vídeos retrospectivos de shows recentes460 acessosSteven Tyler: de volta ao American Idol?0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Aerosmith"

Lenny KravitzLenny Kravitz
"Você nunca me mostrou isto", diz Steven Tyler

LuxúriaLuxúria
Uma lista de alguns dos clipes mais sexys da história

Por poucoPor pouco
15 rockstars que quase partiram dessa para uma melhor

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Aerosmith"

David BowieDavid Bowie
A última foto pública e a última foto privada

Pink FloydPink Floyd
Dupla sertaneja desvirtua clássico da banda

KissKiss
"Rock não tem segredos! É trabalho para otários!"

5000 acessosUSA Today: as 20 maiores bandas de todos os tempos nos EUA5000 acessosHeavy Metal: os 10 melhores solos de guitarra de todos os tempos5000 acessosEm cana: os rockstars em suas fotos mais constrangedoras5000 acessosThin Lizzy: Scott Gorham e as lembranças de Phil Lynott5000 acessosLinkin Park: um exemplo mostra que é a banda mais foda do mundo5000 acessosSerguei: comentários sobre a morte de Jimi Hendrix

Sobre Nathália Plá

Mineira de Belo Horizonte, nasceu e cresceu ouvindo Rock por causa de seu pai. O som de Pink Floyd e Yes marcou sua infância tanto quanto a boneca Barbie, mas de uma forma tão intensa que hoje escutar essas bandas lhe causa arrepios. Ao longo dos anos foi se adaptando às incisivas influências e acabou adquirindo gosto próprio, criando afinidade pelo Hard Rock e Heavy Metal. Louca e incondicionalmente apaixonada por Bon Jovi, não está nem aí pras críticas insistentes dirigidas à banda. Deixando a emoção de lado e dando ouvidos à técnica e qualidade musical, tem por melhores bandas, nessa ordem, BlackSabbath, Led Zeppelin, Deep Purple, Metallica e Dream Theater. De resto, é apenas mais uma apreciadora do bom e velho Rock'n'roll.

Mais matérias de Nathália Plá no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online