Vilipêndio: banda carioca apresenta o "Crime Perfeito"
Por Marcelo Vieira
Fonte: Vilipêndio
Postado em 16 de outubro de 2011
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
No dicionário "vilipendiar" significa "aviltar", "desprezar". Foi por isto que Vilipêndio foi escolhido para ser o nome de uma banda que promete fugir de qualquer regra ou modismo que possam aprisionar o barulho de seu som. A síntese do primeiro trabalho está explícita na estética oitentista de "Crime Perfeito".
O álbum de "Crime Perfeito", "15 Abismos" (o primeiro do grupo) foi produzido na época por Carlos Lopes (Dorsal Atlântica). A fusão entre punk e metal é o que dá o tom na sonoridade agressiva do Vilipêndio. Tanto que o vocalista Ricardo Caulfield define o som como "punk metal".
Com "Crime Perfeito", a banda Vilipêndio começa a resgatar uma dívida com aqueles que compraram os CDs "15 Abismos" e "Um Segundo de Glória", e surge com um vídeo musical bem ao estilo do "faça você mesmo". A busca de algumas imagens que fizessem jus à energia brutal da canção lançada nos idos de 2002, no debut da banda.
Para a banda, a escolha da música era óbvia por ser uma espécie de síntese do primeiro trabalho. Um som que poderia ser definido como punk metal, mas que tem muito do metal dos anos 80. A letra é sobre como o inesperado pode adentrar a vida do ser humano. Para Ricardo Caulfield, a letra parte de um questionamento metafísico: se já existe um destino pré-estabelecido para todos nós, até que ponto somos responsáveis por nossos atos? A partir desta questão, Ricardo procurou enxergar como funcionaria a existência de um criminoso em um mundo onde inexiste o livre arbítrio.
O videoclipe traz a presença do baterista Alexandre Fersan e do baixista Alex Franulovic, além do próprio vocalista/guitarrista Ricardo Caulfield. Atriz profissional Graziela Golandin completa a narrativa. Além disso, "ela é fã de metal e isto conta muito", ressalta o vocalista.
Dirigido por Ricardo e editado por Fábio Rios, "Crime Perfeito" tem várias soluções e efeitos visuais que acentuaram a força da música. "No começo tem um ângulo bem Hitchcock, subindo uma escada. Acho que é a única homenagem que eu poderia fazer ao mestre do suspense, porque com o orçamento, acho que estamos mais para Ed Wood", brinca Ricardo.
Embora a canção traga algumas metáforas bem fortes, não há violência no vídeo. "Não era preciso, na realidade, a própria letra é bem abstrata. Acho que porrada está no som. A violência contra o ser humano não me interessa como imagem", explica Ricardo, acentuando que o Vilipêndio tem poucas músicas que possam se interpretadas ao pé da letra.
Sobre o porquê de não estrear com um videoclipe do novo e terceiro álbum "A eternidade do caos" (que sairá ainda neste ano), o fundador do Vilipêndio explica: "Acho que era mesmo uma divida com uma fase importante da banda", conclui.
Veja o videoclipe de "Crime Perfeito" e tire suas próprias conclusões.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Ouça "Nothin'" e "Atlas", novas músicas do Guns N' Roses
Youtuber que estava no backstage do último show de Alissa com o Arch Enemy conta tudo
Regis Tadeu indica disco "perfeito" para uma road trip: "Todo mundo detesta, mas é bom"
Steve Harris admite que a aposentadoria está cada vez mais próxima
O melhor disco de Raul Seixas, apurado de acordo com votação popular
A obra-prima do Dream Theater que mescla influências de Radiohead a Pantera
O maior compositor do rock'n'roll de todos os tempos, segundo Paul Simon
Quando David Gilmour salvou um show do Jimi Hendrix; "eles estavam muito nervosos"
Após negócio de 600 milhões, Slipknot adia álbum experimental prometido para esse ano
Robert Plant acrescenta o Rio de Janeiro à turnê brasileira em 2026
A lendária guitarra inspirada em Jimmy Page, Jeff Beck e Eric Clapton que sumiu por 44 anos
Por que a presença dos irmãos Cavalera no último show do Sepultura não faz sentido
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
David Gilmour apresenta "guitarra especial" que ficou com pena de leiloar e usou no disco novo
A razão para não contarem logo a Herbert Vianna que esposa falecera no acidente
A poética forma como Renato Russo "contou" pra mãe de Cazuza que também tinha AIDS


Planno D: 10 coisas que irritam metaleiros (vídeo)
Como entrar em contato com o site Whiplash.Net?
O desodorante que deu origem ao título de um dos maiores hits dos anos 1990
Heavy Metal: o Diabo e personagens bíblicas nas capas
Você sabe que o rock está moderninho quando...
Enjaulados: Os crimes mais chocantes da história do rock



