Pega Ladrão: repassam 8 cents de cada download de 99 cents
Por Nacho Belgrande
Fonte: Site do LoKaos Rock Show
Postado em 06 de novembro de 2011
Por Paul Resnikoff, traduzido por Nacho Belgrande
Pelo menos de acordo com documentos de um tribunal federal estadunidense protocolados em novembro de 2011 pelos advogados de [o rapper do grupo PUBLIC ENEMY] Chuck D. A discriminação detalhada mostra que pra cada 1000 downloads vendidos no iTunes, um artista contratado pelo Universal Music Group recebe US$ 80.33 [cerca de 140 reais ao câmbio de hoje]. E isso depois que o selo ainda coleta uma ‘Taxa de Contenção para Discos para Audiófilos’ de 25% assim como outra de 15% referente à ‘Dedução de Vendas Líquidas’.
Isso quer dizer que para cada download comprado, o repasse é de aproximadamente 8.033 centavos de dólar.
Isso tudo é bem diferente do que alguém recebe de outros serviços, como o Tunecore, que repassa os 70 centavos na íntegra. Ou seja, depois de taxas anuais, e sem nada de dívidas com o marketing, mas isso renderia outro artigo.
Na verdade, a venda de um ringtone é carregada com ainda mais ingredientes artificiais, incluindo a mesma ‘dedução do pacote para audiófilos’. Na real, apesar de um preço muito maior para os ringtones [por volta de US$ 3 dólares em média nos EUA], o artista filiado a uma grande gravadora recebe uma comissão de CINCO CENTAVOS DE DÓLAR [8 centavos de Real] a cada tone vendido.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps