A Revolução é Agora: Suíça legaliza downloads gratuitos
Por Nacho Belgrande
Fonte: Nacho Belgrande
Postado em 06 de dezembro de 2011
Enquanto a França continua a intensificar sua ação antipirataria, a Suíça mantém-se na direção oposta. Antes do último fim de semana, o governo Suíço declarou que o livre download para uso pessoal irá continuar dentro da legalidade, citando os resultados de um estudo lançado recentemente. "O Superior Tribunal de Justiça conclui que ação legislativa não é cabível," uma declaração feita publicamente concluiu, tal como traduzido diretamente do alemão.
A ação com certeza irá irritar um lobby por parte da indústria do entretenimento que fica cada vez mais agressivo, apesar do relatório discordar da maioria dos argumentos propostos. O estudo, patrocinado pelo próprio governo Suíço, conclui que o download gratuito NÃO AFETA NEGATIVAMENTE os gastos com entretenimento como um todo, e dependendo do caso, até o aumenta. "A quantidade total de renda disponível sendo gasta em entretenimento permanece constante, apesar de mudanças terem sido observadas," lê-se no relatório.
Isso acompanhado de uma constatação de que cerca de um terço da população acima dos 15 anos de idade faz downloads com freqüência. Mas o relatório apontou especificamente para as subseqüentes compras de ingressos para shows e merchandise, entre outros itens tangíveis.
O que realmente deve fazer sentido para a Suíça, um grupo relativamente rico com pilhas consideráveis de dinheiro pra gastar. E isso significa que a produção cultural suíça não deve ser afetada, que é o que importa de fato pro governo do país. "Isso afeta principalmente a produção estrangeira," continua a conclusão do relatório. "Mas ela precisa adaptar-se às constantes mudanças de comportamento dos consumidores."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
Helloween fará show em São Paulo em setembro de 2026; confira valores dos ingressos
O guitarrista que Geddy Lee considera imbatível: "Houve algum som de guitarra melhor?"
A banda de rock que deixava Brian May com inveja: "Ficávamos bastante irritados"
O clássico álbum ao vivo "At Budokan" que não foi gravado no Budokan
Mr.Bungle anuncia show solo em São Paulo
Como e por que Dave Mustaine decidiu encerrar o Megadeth, segundo ele mesmo
A trajetória completa de Alírio Netto até virar cantor do Angra, segundo o Heavy Talk
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
As 5 melhores bandas de rock de Brasília de todos os tempos, segundo Sérgio Martins
A maior banda, música, álbum e vocalista nacional e gringo de 1985, segundo a Bizz
Lemmy lembra shows ruins de Jimi Hendrix; "o pior tipo de coisa que você ouviria na vida"
O melhor vocalista que surgiu nas últimas décadas, segundo Jimmy Page
O dia que guitarrista do Bon Jovi ficou intrigado com som dos Engenheiros do Hawaii
A música enorme do Rush que foi escrita quando músicos da banda estavam chapados


Simmons: "Falta coragem para processar quem faz downloads!"



