A Revolução é Agora: Suíça legaliza downloads gratuitos
Por Nacho Belgrande
Fonte: Nacho Belgrande
Postado em 06 de dezembro de 2011
Enquanto a França continua a intensificar sua ação antipirataria, a Suíça mantém-se na direção oposta. Antes do último fim de semana, o governo Suíço declarou que o livre download para uso pessoal irá continuar dentro da legalidade, citando os resultados de um estudo lançado recentemente. "O Superior Tribunal de Justiça conclui que ação legislativa não é cabível," uma declaração feita publicamente concluiu, tal como traduzido diretamente do alemão.
A ação com certeza irá irritar um lobby por parte da indústria do entretenimento que fica cada vez mais agressivo, apesar do relatório discordar da maioria dos argumentos propostos. O estudo, patrocinado pelo próprio governo Suíço, conclui que o download gratuito NÃO AFETA NEGATIVAMENTE os gastos com entretenimento como um todo, e dependendo do caso, até o aumenta. "A quantidade total de renda disponível sendo gasta em entretenimento permanece constante, apesar de mudanças terem sido observadas," lê-se no relatório.
Isso acompanhado de uma constatação de que cerca de um terço da população acima dos 15 anos de idade faz downloads com freqüência. Mas o relatório apontou especificamente para as subseqüentes compras de ingressos para shows e merchandise, entre outros itens tangíveis.
O que realmente deve fazer sentido para a Suíça, um grupo relativamente rico com pilhas consideráveis de dinheiro pra gastar. E isso significa que a produção cultural suíça não deve ser afetada, que é o que importa de fato pro governo do país. "Isso afeta principalmente a produção estrangeira," continua a conclusão do relatório. "Mas ela precisa adaptar-se às constantes mudanças de comportamento dos consumidores."

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fã joga disco em Eric Clapton e ele abandona show na Espanha
O guitarrista que Eddie Van Halen achava ser melhor do que ele, e isto se revelou um problema
Jimmy London revela a discussão que fez Matanza acabar: "Isso eu não posso concordar"
A lenda do rock cuja guitarra é inspirada em Jimmy Page e raça de cavalos rara holandesa
A música que engloba tudo o que o Iron Maiden representa, segundo Dave Murray
A opinião de Paulo Ricardo do RPM sobre a cantora de axé Daniela Mercury
Os astros do rock nacional que contribuíram com disco de Xuxa
Ouça o dueto de Paul McCartney e Ringo Starr em "Home to Us"
5 discos indispensáveis para entender o rock nacional
Membros do Angra prestigiam show do Dream Theater e tiram foto com Mike Portnoy
A música do Emerson, Lake & Palmer que melhor representa o trio, segundo Carl Palmer
Mike Terrana mostra técnica e simpatia em workshop para bateristas em São Paulo
A banda de rock nacional dos anos 1990 cujo reconhecimento veio muito tarde
Adrian Smith explica por que ainda gosta de tocar "Fear of the Dark" ao vivo
Andreas, Angra, Frejat e outros sobre Carlini; "o suprasumo da guitarra do rock brasileiro"
Lady Gaga: "o Iron Maiden mudou a minha vida!"
John Bonham criticou o Deep Purple para Ritchie Blackmore (e levou o troco)
A música sobre bissexualidade que Nando Reis não canta por causar desconforto




