A Revolução é Agora: Suíça legaliza downloads gratuitos
Por Nacho Belgrande
Fonte: Nacho Belgrande
Postado em 06 de dezembro de 2011
Enquanto a França continua a intensificar sua ação antipirataria, a Suíça mantém-se na direção oposta. Antes do último fim de semana, o governo Suíço declarou que o livre download para uso pessoal irá continuar dentro da legalidade, citando os resultados de um estudo lançado recentemente. "O Superior Tribunal de Justiça conclui que ação legislativa não é cabível," uma declaração feita publicamente concluiu, tal como traduzido diretamente do alemão.
A ação com certeza irá irritar um lobby por parte da indústria do entretenimento que fica cada vez mais agressivo, apesar do relatório discordar da maioria dos argumentos propostos. O estudo, patrocinado pelo próprio governo Suíço, conclui que o download gratuito NÃO AFETA NEGATIVAMENTE os gastos com entretenimento como um todo, e dependendo do caso, até o aumenta. "A quantidade total de renda disponível sendo gasta em entretenimento permanece constante, apesar de mudanças terem sido observadas," lê-se no relatório.
Isso acompanhado de uma constatação de que cerca de um terço da população acima dos 15 anos de idade faz downloads com freqüência. Mas o relatório apontou especificamente para as subseqüentes compras de ingressos para shows e merchandise, entre outros itens tangíveis.
O que realmente deve fazer sentido para a Suíça, um grupo relativamente rico com pilhas consideráveis de dinheiro pra gastar. E isso significa que a produção cultural suíça não deve ser afetada, que é o que importa de fato pro governo do país. "Isso afeta principalmente a produção estrangeira," continua a conclusão do relatório. "Mas ela precisa adaptar-se às constantes mudanças de comportamento dos consumidores."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Abbath encerra show após meia música em festival finlandês
Sid Wilson faz primeira manifestação sobre saída do Slipknot
Lançado no Brasil "Tornado Of Souls", último volume da trilogia de Martin Popoff sobre o thrash
A música do Titãs com Andreas Kisser na guitarra e Iggor Cavalera na bateria
A banda dos anos setenta que Neil Peart nunca se cansou de ouvir; "músicos muito competentes"
10 discos essenciais do thrash metal oitentista, segundo a Metal Hammer
O melhor disco do Scorpions, segundo o guitarrista Rudolf Schenker
As 10 melhores e mais influentes capas do rock, segundo a Ultimate Classic Rock
O baterista que James Hetfield achou "terrível" na primeira vez em que ouviu tocar
"Foi um erro", diz Scott Ian (Anthrax) sobre demissão de Joey Belladonna nos anos 1990
O erro cometido pelo Pink Floyd e pelo Oasis em seu auge, que condenou o futuro de ambos
Os dois álbuns de meados dos anos sessenta que Jimmy Page colocou no centro da evolução do rock
As 10 melhores músicas do Behemoth, segundo a Metal Hammer
As 10 melhores músicas do Alice in Chains, segundo a Metal Hammer
Os 20 melhores álbuns lançados em 1989, segundo a Louder
O esporro de Dave Murray que foi fundamental para o Iron Maiden seguir em frente
O guitarrista que para Herbert Vianna redesenhou a música, mas é desprezado por nossos leitores
Como James Hetfield, do Metallica, ajudou a mudar a história do Faith No More



Mike Portnoy: "eu baixo músicas o tempo todo"



