Andre Matos e Zé do Caixão: na Virada do SESC Carmo

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Vera Kikuti, Fonte: Ass. Impr. Andre Matos, Press-Release
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 04/05/12. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

Programação aborda a “Cultura do mal do século” e reúne atividades que visitam esta estética, na literatura, na música e nos jogos dramáticos (RPG).

127 acessosBlind Guardian e Rhapsody: Como seria Hansi e Lione cantando juntos?5000 acessosKirk Hammett: "Mustaine toca rápido e eu, melódico"

No sábado, dia 05 de maio, o SESC Carmo realiza programação especial – que integra a Virada Cultural 2012.

Nos Séc 18 e 19 viu-se surgir no cenário cultural aquele que foi posteriormente chamado Período Romântico, caracterizado pela valorização do caráter emotivo do homem, oprimido pela fria racionalidade classicista e que traz enredos sobrenaturais ambientados em cenários sombrios como castelos em ruínas e cemitérios.

A programação aborda elementos do chamado “mal do século” e reúne atividades que visitam esta estética, na literatura, na música e nos jogos dramáticos (RPG).

A partir das 18h, na Igreja Nossa Senhora da Boa Morte (em frente ao SESC), o pianista Gilberto Tinetti apresenta recital que contempla “Compositores Românticos”, como Chopin, Brahms, Schumann e Liszt, cujas obras foram marcadas pelo individualismo próprio da época.

Ao mesmo tempo, na unidade do SESC, tem início a “Noite na Taverna”, atividade lítero-musical cuja ambientação é referenciada no clima do livro homônimo de Álvares de Azevedo. Além de leituras de autores da geração do “mal do século” e intervenção musical, a atividade traz cardápio inspirado nas tavernas históricas.

Às 19h20, a taverna recebe seu primeiro convidado, José Mojica Marins, o Zé do Caixão, que traz toda sua presença cênica na leitura de trechos do livro "Noite na Taverna", de Álvares de Azevedo, o jovem brasileiro representante da segunda geração do romantismo no país que recebeu forte influência de Goethe e de Lord Byron, perceptível principalmente nessa coletânea de contos fantásticos de temática mórbida.

Nesse contexto, no que se refere à música, diversos compositores dos séc 18 e 19 referenciaram sua obra em elementos de temática obscura. O violinista Paganini, perpetuou o mito de que ele mesmo vendeu alma ao demônio para conquistar sua habilidade musical. Foi nesse período que o ocidente assistiu a uma super valorização do intérprete, o que levou à existência do chamado duelo musical. Têm-se conhecimento histórico de duelos entre Liszt e Thalberg, em que pronunciou-se o famoso veredicto: Thalberg é o primeiro pianista do mundo, Liszt é o único.

Desse modo, às 20h, a taverna se torna cenário de um duelo musical entre os violinistas Fábio Tagliaferri e Otávio Teco. Fábio foi apresentador do programa “Musica Ligeira”, na Clictv e desenvolve um trabalho singular com a viola de arco introduzindo esse instrumento erudito na linguagem popular tanto na interpretação como improvisação. Otávio Teço é spalla dos segundo violinos do teatro municipal.

Já às 20h30, Andre Matos, ex-vocalista das bandas Angra e Viper, lê trechos de obras de Lord Byron, uma das maiores influências de Álvares de Azevedo, e de Charles Baudelaire, o principal representante do movimento “Mal do Século”.

O cardápio temático de taverna contará com bebidas e poções cênicas baseadas na Lietratura Fantástica, como Hidromel e Poção de Mana, e será disponibilizado das 18h às 22h.

A obra coral “Réquiem em Ré Menor de Mozart” (K.626) é executado às 21h, na Igreja Nossa Senhora da Boa Morte pelo o Coral Vox Anima. Trata-se de uma missa fúnebre do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, de 1791. Foi sua última composição e é considerada uma de suas mais elaboradas e famosas obras. Um detalhe mórbido que envolve essa peça é o fato de Mozart ter falecido durante sua criação, como se estivesse compondo para sua própria morte, de modo que foi concluída postumamente por seus alunos.

Das 18h às 22h, o público poderá visitar a exposição “O Universo Mágico do RPG” que, com ambientação baseada no cenário RPGístico, traz miniaturas de personagens próprios dos diversos sistemas de jogo e universos, além de figuras de histórias que inspiraram alguns RPGs, como Call of Cthulhu (H.P. Lovecraft) e Senhor dos Anéis (Tolkien).

Os visitantes vão apreciar objetos usados no funcionamento do jogo, como dados dos mais diversos formatos e quantidade de faces; artefatos utilizados em Live Actions (modalidade em que o jogo é encenado) como taças e adagas “rituais”, presentes principalmente em jogos que se passam em universos medievais mágicos, além de vestuários característicos das personagens dos universos e sistemas de jogo, como guerreiros medievais, magos, vampiros e aventureiros.

Também das 18h às 22h, ocorre “RPG e a Estética do Mal do Século”.

Estarão disponíveis mesas de jogo com diversos sistemas como “Vampiro – A Máscara”, “Dungeons & Dragons”, “Lobisomem – O Apocalipse”, “Mago – A Ascenção” e “Changeling”. Haverá mestres de jogo dedicados a ensinar possíveis novos jogadores interessados em fazer uma vivência de RPG, desde a criação e aprofundamento da personagem até as ações em si.

A Virada Cultural é um evento realizado pela Prefeitura Municipal de São Paulo, em parceria com o SESC, e propõe 24 horas ininterruptas de cultura. Em sua 8ª edição, além da região central da cidade, a Virada conta ainda com atividades nos museus, teatros e centros culturais.

A programação do SESC Carmo é gratuita. O endereço é Rua do Carmo, 147, Praça da Sé. Mais informações pelo portal www.sescsp.org.br ou pelo telefone 3111-7000.

CAPACIDADE DA TAVERNA: 200 PESSOAS

Serviço:
Virada Cultural 2012
SESC Carmo - Rua do Carmo, 147 - Metrô Sé
Quando: Sábado, dia 05 de maio, das 18h às 21h
Quanto: Grátis
Fone: 3111-7000

Atendimento à imprensa:
Renato Pereira MTB 28.417
Tel. 3111-7018
Email: renato@carmo.sescsp.org.br

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 04 de maio de 2012

AngraAngra
Banda reage à tragédia com Adrenaline Mob

127 acessosBlind Guardian e Rhapsody: Como seria Hansi e Lione cantando juntos?1188 acessosAngra: Uma rara versão acústica de "Carry On" com Andre Matos898 acessosAngra: Fabio Lione tem poderes! (making of do novo álbum)0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Angra"

Kiko LoureiroKiko Loureiro
Conviver com Mustaine contribui pra sua carreira?

AngraAngra
A bela versão de "Wuthering Heights" sacada de Angels Cry

AngraAngra
Poster antigo de um dos primeiros shows da banda

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Andre Matos"0 acessosTodas as matérias sobre "Angra"

MetallicaMetallica
Kirk Hammet fala sobre Dave Mustaine e solos

AngraAngra
Banda errou na escolha de Fabio Lione?

ShamanShaman
Fernando Quesada desabafa sobre cena brasileira

5000 acessosJames Hetfield: O equilíbrio entre Metallica e vida familiar5000 acessosLed Zeppelin: "Stairway To Heaven" vale mais de US$500 milhões?5000 acessosNamore um cara que goste de Metal5000 acessosLegião Urbana: "Faroeste Caboclo" com censura da Globo5000 acessosPaul Di'Anno: "Drogas vão cobrar seu preço! Veja meu exemplo!"5000 acessosRoots Bloody Roots: versão arrasadora com Soulfly e Igor Cavalera

Sobre Vera Kikuti

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online