Andre Matos e Zé do Caixão: na Virada do SESC Carmo
Por Vera Kikuti
Fonte: Ass. Impr. Andre Matos
Postado em 04 de maio de 2012
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Programação aborda a "Cultura do mal do século" e reúne atividades que visitam esta estética, na literatura, na música e nos jogos dramáticos (RPG).
No sábado, dia 05 de maio, o SESC Carmo realiza programação especial – que integra a Virada Cultural 2012.
Nos Séc 18 e 19 viu-se surgir no cenário cultural aquele que foi posteriormente chamado Período Romântico, caracterizado pela valorização do caráter emotivo do homem, oprimido pela fria racionalidade classicista e que traz enredos sobrenaturais ambientados em cenários sombrios como castelos em ruínas e cemitérios.
A programação aborda elementos do chamado "mal do século" e reúne atividades que visitam esta estética, na literatura, na música e nos jogos dramáticos (RPG).
A partir das 18h, na Igreja Nossa Senhora da Boa Morte (em frente ao SESC), o pianista Gilberto Tinetti apresenta recital que contempla "Compositores Românticos", como Chopin, Brahms, Schumann e Liszt, cujas obras foram marcadas pelo individualismo próprio da época.
Ao mesmo tempo, na unidade do SESC, tem início a "Noite na Taverna", atividade lítero-musical cuja ambientação é referenciada no clima do livro homônimo de Álvares de Azevedo. Além de leituras de autores da geração do "mal do século" e intervenção musical, a atividade traz cardápio inspirado nas tavernas históricas.
Às 19h20, a taverna recebe seu primeiro convidado, José Mojica Marins, o Zé do Caixão, que traz toda sua presença cênica na leitura de trechos do livro "Noite na Taverna", de Álvares de Azevedo, o jovem brasileiro representante da segunda geração do romantismo no país que recebeu forte influência de Goethe e de Lord Byron, perceptível principalmente nessa coletânea de contos fantásticos de temática mórbida.
Nesse contexto, no que se refere à música, diversos compositores dos séc 18 e 19 referenciaram sua obra em elementos de temática obscura. O violinista Paganini, perpetuou o mito de que ele mesmo vendeu alma ao demônio para conquistar sua habilidade musical. Foi nesse período que o ocidente assistiu a uma super valorização do intérprete, o que levou à existência do chamado duelo musical. Têm-se conhecimento histórico de duelos entre Liszt e Thalberg, em que pronunciou-se o famoso veredicto: Thalberg é o primeiro pianista do mundo, Liszt é o único.
Desse modo, às 20h, a taverna se torna cenário de um duelo musical entre os violinistas Fábio Tagliaferri e Otávio Teco. Fábio foi apresentador do programa "Musica Ligeira", na Clictv e desenvolve um trabalho singular com a viola de arco introduzindo esse instrumento erudito na linguagem popular tanto na interpretação como improvisação. Otávio Teço é spalla dos segundo violinos do teatro municipal.
Já às 20h30, Andre Matos, ex-vocalista das bandas Angra e Viper, lê trechos de obras de Lord Byron, uma das maiores influências de Álvares de Azevedo, e de Charles Baudelaire, o principal representante do movimento "Mal do Século".
O cardápio temático de taverna contará com bebidas e poções cênicas baseadas na Lietratura Fantástica, como Hidromel e Poção de Mana, e será disponibilizado das 18h às 22h.
A obra coral "Réquiem em Ré Menor de Mozart" (K.626) é executado às 21h, na Igreja Nossa Senhora da Boa Morte pelo o Coral Vox Anima. Trata-se de uma missa fúnebre do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, de 1791. Foi sua última composição e é considerada uma de suas mais elaboradas e famosas obras. Um detalhe mórbido que envolve essa peça é o fato de Mozart ter falecido durante sua criação, como se estivesse compondo para sua própria morte, de modo que foi concluída postumamente por seus alunos.
Das 18h às 22h, o público poderá visitar a exposição "O Universo Mágico do RPG" que, com ambientação baseada no cenário RPGístico, traz miniaturas de personagens próprios dos diversos sistemas de jogo e universos, além de figuras de histórias que inspiraram alguns RPGs, como Call of Cthulhu (H.P. Lovecraft) e Senhor dos Anéis (Tolkien).
Os visitantes vão apreciar objetos usados no funcionamento do jogo, como dados dos mais diversos formatos e quantidade de faces; artefatos utilizados em Live Actions (modalidade em que o jogo é encenado) como taças e adagas "rituais", presentes principalmente em jogos que se passam em universos medievais mágicos, além de vestuários característicos das personagens dos universos e sistemas de jogo, como guerreiros medievais, magos, vampiros e aventureiros.
Também das 18h às 22h, ocorre "RPG e a Estética do Mal do Século".
Estarão disponíveis mesas de jogo com diversos sistemas como "Vampiro – A Máscara", "Dungeons & Dragons", "Lobisomem – O Apocalipse", "Mago – A Ascenção" e "Changeling". Haverá mestres de jogo dedicados a ensinar possíveis novos jogadores interessados em fazer uma vivência de RPG, desde a criação e aprofundamento da personagem até as ações em si.
A Virada Cultural é um evento realizado pela Prefeitura Municipal de São Paulo, em parceria com o SESC, e propõe 24 horas ininterruptas de cultura. Em sua 8ª edição, além da região central da cidade, a Virada conta ainda com atividades nos museus, teatros e centros culturais.
A programação do SESC Carmo é gratuita. O endereço é Rua do Carmo, 147, Praça da Sé. Mais informações pelo portal www.sescsp.org.br ou pelo telefone 3111-7000.
CAPACIDADE DA TAVERNA: 200 PESSOAS
Serviço:
Virada Cultural 2012
SESC Carmo - Rua do Carmo, 147 - Metrô Sé
Quando: Sábado, dia 05 de maio, das 18h às 21h
Quanto: Grátis
Fone: 3111-7000
Atendimento à imprensa:
Renato Pereira MTB 28.417
Tel. 3111-7018
Email: [email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
Ouça "Body Down", primeira música do projeto Stanley Simmons
Será mesmo que Max Cavalera está "patinando no Roots"?
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Avenged Sevenfold lança single inédito para o novo jogo da franquia Call of Duty
Megadeth anuncia show em país onde nunca tocou
Regis Tadeu esculhamba "Atlas" e "Nothin", as duas músicas "novas" do Guns N' Roses
Régis Tadeu explica o que está por trás da aposentadoria do Whitesnake
Viúva de Canisso acusa Raimundos de interromper repasses previstos em contrato
Os dois bateristas que George Martin dizia que Ringo Starr não conseguiria igualar
Quando Bob Dylan viu que os Beatles xerocavam; "O início de ambas as gravações é idêntico"
O profundo significado do "Trem" nas letras de Raul Seixas, segundo o próprio
A música de Bob Dylan que Lou Reed ouviu todo dia por dois meses: "Engraçada demais!"


Sander Gommans (After Forever, HDK, Trillium) presta homenagem a Andre Matos
Produtor gringo opina sobre Andre Matos: "Se você não gosta, é porque é true demais"
A opinião de Tobias Sammet sobre a proliferação de tributos a Andre Matos no Brasil
All Metal Stars BR: Priester, Ardanuy e Bianchi anunciam turnê em homenagem a Andre Matos
Viper: "'tiramos' o Bruce Dickinson (Andre) e colocamos o Paul Di'Anno (Pit)"



