Circa: apresentação em Votorantim no Dia Mundial do Rock

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Eliton Tomasi, Fonte: SOM DO DARMA, Press-Release
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 13/07/12. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

Localizada no interior do estado de São Paulo, a cidade de Votorantim definitivamente entrou para a rota internacional de turnês de rock progressivo. Depois do sucesso do show com o FOCUS realizado em Março na Pedreira do Icatu, agora é a vez de outro grande expoente do gênero se apresentar na cidade, o CIRCA.

652 acessosYes: "Yesyears" é chapa branca, mas diverte5000 acessosSteve Vai: as 10 melhores faixas de guitarra na opinião dele

O show faz parte da turnê que a banda americana realiza no Brasil em Julho e que também incluirá shows no Bourbon Street em São Paulo e no Teatro Rival no Rio de Janeiro. Essa será a primeira vez que eles se apresentarão com o CIRCA no Brasil - eles já estiveram aqui antes como músicos do YES - e o show em Votorantim será o único numa cidade do interior.

O CIRCA é formado pelos ex-integrantes do YES, o tecladista Tony Kaye e o multi-instrumentista Billy Sherwood, e sua história está diretamente conectada com a do lendário grupo inglês.

Tony Kaye é o tecladista original do YES. Ele gravou com o grupo os três primeiros e clássicos álbuns, "Yes" (1969), "Time And A Word" (1970) e "The Yes Album" (1971), além do álbum de maior sucesso comercial da banda, 90125, que saiu em 1985, mesmo ano em que se apresentou com o YES na primeira edição do Rock In Rio.

Tony Kaye ainda gravou outros dois discos com a banda, "Big Generator" de 1987 e "Talk" de 1994, época em que conheceu Billy Sherwood, que havia sido recentemente oficializado como novo guitarrista do YES.

A primeira participação de Billy Sherwood no YES foi como músico de estúdio e compositor no disco "Union" de 1991. De 1994 a 1999, Billy foi o segundo guitarrista oficial do YES, tendo também tocado teclado em algumas ocasiões. Ele ainda produziu o disco "Keys To Ascension II" e fez parte do time de produção dos álbuns "Keys To Ascension I" e "Open Your Eyes". Neste último, lançado em 1997, Billy Sherwood teve grande participação como compositor, bem como em seu sucessor, "The Ladder", de 1999.

Paralelamente ao YES, Billy Sherwood ainda formou o Conspiracy, projeto ao lado do baixista do YES, Chris Squire, que teve dois álbuns lançados.

Tony Kaye e Billy Sherwood formaram então o CIRCA nos Estados Unidos em 2007. A primeira formação da banda ainda incluiu o lendário baterista do YES, Allan White, além do guitarrista Jimmy Haun, que também havia atuado como músico de estúdio no disco Union do YES.

O primeiro álbum, auto-intitulado, saiu no mesmo ano e trouxe nove músicas, duas delas compostas em 1995 numa parceria entre Billy Sherwood e Trevor Rabin, guitarrista do YES de 1983 a 1994.

A estréia do CIRCA nos palcos aconteceu em Agosto em San Juan Capistrano na Califórnia. O set ainda incluiu vários clássicos do YES. O show foi filmado e tornou-se o primeiro DVD do CIRCA, intitulado "Circa Live".

Em 2008, Allan White deixou o CIRCA para se concentrar no YES. Em seu lugar foi recrutado o baterista Jay Schellen (Hurricane, Asia). Com essa formação foi lançado em 2009 o segundo álbum da banda, "Circa HQ".

No começo de 2011, a formação passou por nova mudança: Ricky Tierney (baixo) e Scott Connor (bateria), que estavam tocando em outro projeto ao lado de Tony Kaye e Billy Sherwood, passaram a integrar o CIRCA. Em setembro do mesmo ano, a banda colocou no mercado o terceiro disco de estúdio, "And So On".

O show que o CIRCA apresentará em Votorantim vai trazer músicas de toda carreira da banda além de muitos clássicos do YES como "Roundabout", "Wonderous Stories", "Cinema", "Time and a Word", entre outros.

Essa será a segunda passagem de Billy Sherwood pela região. Em 2010 o músico participou do "Concerto Rock Sinfônico" ao lado da Orquestra Sinfônica da Fundec de Sorocaba e do grupo progressivo Banda do Sol. Mais de 8 mil pessoas prestigiaram o evento no Parque Carlos Alberto de Souza no Bairro Campolim em Sorocaba/SP.

Realizado pela Secretaria de Cultura de Votorantim por intermédio dos produtores culturais Eliton Tomasi e Vinicius Tomasi, o show do CIRCA em Votorantim contará com abertura das bandas KAPPA CRUCIS - veterano e consagrado grupo de heavy rock da cidade de Apiaí/SP -, e DREAM WILD, grupo representante da cidade de Votorantim.

O local do show foi alterado da Praça de Eventos Lecy de Campos para a Praça Zeca Padeiro. Os shows terão início as 19hs e a entrada será franca, sem necessidade de retirada de ingressos antecipados.

O show fará parte da programação de eventos da Secretaria de Cultura de Votorantim em comemoração ao Dia Mundial Do Rock que se estenderá durante todo o mês de Julho.

Serviço:
Show CIRCA - Dia Mundial do Rock
Abertura: Kappa Crucis e Dream Wild
Data: Sexta-Feira – 13 de Julho de 2012
Horário: 19h
NOVO LOCAL: Praça Zeca Padeiro – Centro – Votorantim/SP
Entrada Franca (Não é necessário a retirada de ingressos antecipados)

Mais informações:
http://www.circahq.com
http://www.kappacrucisband.com
http://www.myspace.com/dreamwildband
http://secvotorantim.blogspot.com
http://www.votorantim.sp.gov.br
http://www.somdodarma.com.br

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Black SabbathBlack Sabbath
5 músicos que fizeram participações nos discos

652 acessosYes: "Yesyears" é chapa branca, mas diverte0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Yes"

YesYes
Baixista Chris Squire morre aos 67 anos, de câncer

Bandas de rockBandas de rock
O logo pode ser tão memorável quanto o maior hit

Rita LeeRita Lee
Ela participou de suruba com o Yes e furtou a cobra de Alice Cooper

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Circa"0 acessosTodas as matérias sobre "Yes"

Steve VaiSteve Vai
As 10 melhores faixas na opinião do guitarrista

MetallicaMetallica
New Music Express elege as melhores músicas do grupo

SlipknotSlipknot
Veja a evolução das máscaras de cada integrante da estreia aos dias atuais

5000 acessosPagando mico: 10 maneiras de ser expulso ou humilhado em um show5000 acessosZakk Wylde: O assassinato atribuido à "seita" do guitarrista5000 acessosFrases de bandas: o que eles realmente querem dizer?3937 acessosHeavy Metal: as dez melhores bandas sul-americanas do gênero3022 acessosDimebag Darrel: Um raro vídeo de solo aos 18 anos5000 acessosOut: os 100 álbuns mais gays de todos os tempos segundo a revista

Sobre Eliton Tomasi

Empresário artístico, gestor e produtor cultural, crítico musical. Foi fundador e editor-chefe da revista Valhalla (Rock Hard Brasil) – uma das mais importantes revistas especializadas em rock já existentes no Brasil – através da qual tornou-se um experiente e respeitado jornalista de rock. Há 20 anos atua como produtor de shows e eventos tendo já realizado desde pequenas gigs até produções internacionais de grande porte. Especializou-se na função de empresário e gestor de bandas e artistas nacionais e internacionais, participando da elaboração de diversos projetos culturais na área da música (rock) e realizando turnês freqüentes por todo Brasil e em mais de 15 países da Europa.

Mais matérias de Eliton Tomasi no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online