Giöbia: conheça a banda de garage rock italiana
Por Aline Luz
Fonte: MySpace
Postado em 22 de setembro de 2012
Quarteto italiano, formado na cidade de Milão, resgata o rock de garagem e outras vertentes da psicodelia.
Na estrada desde os anos 90, GIÖBIA é uma banda italiana underground que passou por várias influencias sessentistas, que permearam o brit pop e outras correntes do rock europeu.
"Hard Stories", lançado em 2010, é o seu mais recente disco, recheado de riffs, orgão farfisa e eletrônica além de um cover de "Are you Lovin' Me More", música presente no primeiro álbum dos ELECTRIC PRUNES: "I Had Too much to Dream (Last Night)", ícone do garage rock californiano lançado em 1966.
O destaque do mais recente trabalho dos GIÖBIA vai para a faixa "Electric Light", uma verdadeira música alucinada, repleta de sons do além.
Em 2005 lançaram seu primeiro álbum oficial (sem ser demos, split 7´s, EP´s, singles ou registros piratas) intitulado ¨Beyond the Stars¨, uma colagem experimental psicodélica entre rock, pop e efeitos eletrônicos, além da utilização de variados instrumentos como bandolim, alaúde e cítara, indo do folk ao oriental.
Seguiu-se a este disco o lançamento de um single: "No one to depends on", cover de SANTANA, onde a banda começou a se afirmar mais na sonoridade garage rock unida às experiencias eletrônicas. Duas coisas que combinam muito bem.
Em 2010, além de "Hard Stories", lançaram também um EP: "Come and get me", que saiu pelo selo australiano Smashed Records. Este selo é especializado em bandas de power pop, garage e psicodélico e os lançamentos são predominantemente em vinil.
Duas das 4 faixas presentes em ¨Come and get me¨ estão em ¨Hard Stories¨: a homônima ¨Hard Stories¨ e ¨Jaws¨. Os outros dois singles que compõem o EP são ¨Come and Get me¨ e ¨Fake Smile on Statue¨. Maravilhosos.
Tanto no disco como no EP a banda mostra muito comprometimento com o rock psicodélico de garagem e parece-nos que este é um caminho que veio para ficar.
Integrantes:
Stefano Basurto: voz e guitarra
Saffo Fontana: orgão e violino
Paolo Basurto: baixo
Stefano Betta: bateria
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 7 maravilhas do mundo do heavy metal e como conhecê-las
Para conceituado escritor, Metallica está sofrendo de "síndrome de Iron Maiden"
Shows no Brasil que encerraram ciclos em carreiras de bandas internacionais
O lendário vocalista que teve o dedão amputado por um anão de jardim no quintal
Amanda Somerville diagnosticada com tumor cerebral maligno e agressivo
Como o fim de um dos maiores supergrupos abriu caminho para um clássico que antecipou o metal
Os cinco maiores discos progressivos dos anos sessenta, segundo site britânico
Scott Ian relembra show do Anthrax no Rock in Rio 2019
A canção do Metallica que ainda emociona James Hetfield toda vez que ele a escuta
A banda de metal que Jerry Cantrell considera a maior e melhor de todos os tempos
A música do Pink Floyd que foi cortada de "The Wall" mas todos acabaram conhecendo
O grande baterista que John Paul Jones jamais colocaria para tocar no Led Zeppelin
As seis músicas mais importantes do Judas Priest, segundo K.K. Downing
A melhor música de rock de cada ano entre 2010 e 2019, segundo a Loudwire
A jam gravada só para testar microfones que virou um clássico do rock e vendeu milhões
O truque que os Beatles e o Bon Jovi adoravam usar e o Led Zeppelin fazia ao contrário
A polêmica música em que Ney igualou Secos e Molhados; "vão dizer que estou sendo oportunista"
Geddy Lee fugiu do óbvio ao listar os seus quatro álbuns favoritos do Rush

O recadinho provocante que vocalista do Huntress deixou ao Megadeth
Metal Up Your Ass: Os primórdios do Metallica
O fabuloso guitarrista falecido precocemente que para Eric Clapton foi o melhor de sua época
Dinho e João Gordo dizem que Lava-Jato e "Tropa de Elite" fizeram extrema direita crescer
A cena grotesca que Tarja Turunen viu na sauna na época do Nightwish que a fez chorar
Queen: uma interpretação da letra de "Bohemian Rhapsody"



