Ideologia Rock: Aliados, a novidade que vale a pena
Por David Oaski
Fonte: Ideologia Rock
Postado em 29 de dezembro de 2012
Ok. Não é tão novidade assim. A banda de rock foi formada em Santos, em 2000, por Gustavo Barreto (Fildzz), nos vocais, Dudu Golzi na guitarra, Rafa Borba na bateria e Oliver Kivitz no baixo, também fez parte da banda nos primeiros anos, o guitarrista Thiago Castanho (hoje no Charlie Brown Jr.). Antes conhecida como Aliados 13, a banda retirou o numeral de sua alcunha para evitar que seja relacionada à política.
A banda faz um pop rock, com influência de rock nacional, rock clássico e contemporâneo, convergindo num som original e com personalidade. Além disso, a banda se caracteriza por passar sempre mensagens positivas através de suas músicas, pregando pela diversão e pela preservação do que importa de verdade ao ser humano, paz, amor e saúde, mas sempre com sagacidade.
Os dois primeiros álbuns da banda saíram respectivamente em 2002 e 2004, o primeiro homônimo e o segundo intitulado "A Dose Certa" e, em ambos, a banda não conseguiu divulgar com força total seu trabalho. No primeiro disco, a banda conseguiu bons êxitos com o videoclipe de "Sem Sair do Lugar", que foi veiculado na Mtv e Multishow, além de ter se apresentado em alguns programas de TV, no entanto com o fechamento da Abril Music, a banda teve os trabalhos comprometidos.
Já no segundo álbum, pela EMI o vocalista Fildzz sofreu um grave acidente e logo após descobriu um câncer nos rins, o que novamente comprometeu a divulgação do álbum, apesar do boa recepção do clipe de "Sereia", single do álbum.
Após a cura da doença do seu cantor, quando já se achava que a banda havia acabado, eles retornam de forma independente com o ótimo e mais maduro "Te Encontro Por Aí", de 2007. Com composições fortes como a faixa título e "Antes Que Seja Tarde Demais", além das tradicionais composições do grupo como "Esquece" e "Hoje a Noite Não Vai Acabar", traz músicas que são trilhas para qualquer hora e que todos acabam se identificando, pois tratam de superação, amores, baladas, mas não de um jeito fútil como as bandas que estão na mídia, mas sim de um jeito forte, rock mesmo.
Com a boa repercussão do álbum, a banda voltou para uma gravadora em 2008, com o álbum "Amplificado" que trazia algumas canções inéditas e regravações das principais músicas dos três álbuns da banda, destaque para as ótimas inéditas "Quem Sabe Um Dia Vira Amor" e "Direto ao Assunto". Novamente a banda alcançou boa repercussão, mas dessa vez num tempo de menos apelo por parte das gravadoras, a banda passou a trabalhar muito via Internet, angariando novos fãs através de shows Brasil afora.
Em 2011, a banda lançou seu último disco de inéditas até então, "5º Elemento", nome dado em alusão aos fãs. E novamente se reveza entre a fé e superação em "Amanhã Não Sei Mais", "Perto de Mim" e "O passo de um Vencedor" e as sexuais "Me Aquece" e "Tu Gosta que Eu Sei" e o destaque "Esperança", que além de ótima letra, possui guitarras inspiradas no U2.
A banda vai ganhando mais público a cada dia, já que faz falta no mainstream nacional, uma banda que fale do mundo jovem, sem parecer um babaca, ou seja, que faz um som acessível a todos e nem por isso perde em qualidade. São boas letras, boas melodias e uma interessante diversidade sonora, que fazem com que a banda santista tenha um futuro brilhante pela frente.
O Aliados faz um som que é a trilha sonora da vida de todo mundo que tem um sonho, que luta, que se diverte, mas também sabe que o mundo não é uma nuvem. É rock do bom, com apelo pop, tivesse o rock o espaço que teve outrora na mídia certamente a banda seria uma das maiores do país, mas ainda há tempo e a banda evolui a cada dia.
David Oaski
Disponível também em:
http://rockideologia.blogspot.com/2012/12/a-novidade-que-vale-pena-aliados.html
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
Mystic Festival terá cerca de 100 bandas em 4 dias de shows; confira os primeiros nomes
"Melhor que os Beatles"; a banda que Jack Black e Dave Grohl colocam acima de todas
Bangers Open Air 2026: cinco apresentações que você não pode perder
Andreas Kisser quer que o último show do Sepultura aconteça no Allianz Parque
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
A maneira curiosa como James Hetfield reagia aos fãs que o ofendiam por conta de "Until It Sleeps"
"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
Helena Nagagata reassume guitarra da Crypta
Tobias Forge quer praticar mergulho para tornar uso de máscara no palco menos claustrofóbico
Regis Tadeu e Sérgio Martins revelam roqueiros que usam peruca: "Vai dizer que você não sabia?"
Bono cita dois artistas que o U2 jamais vai alcançar; "Estamos na parte de baixo da escada"
Deep Purple continuará "até onde a dignidade humana permitir", declara Ian Gillan
O álbum dos Titãs que teve o nome alterado por direitos autorais de filme
A analogia com Iron Maiden explica decisão do Avantasia, segundo Tobias Sammet
O único do rock nacional anos 80 que faz sucesso com músicas novas, segundo Paulo Ricardo
Por que Rob Trujillo foi escolhido para ser baixista do Metallica, segundo James Hetfield
O álbum do Iron Maiden que Bruce Dickinson não curte: "Parece um saco de bosta"
Memoráveis como a música: os 25 melhores logos de bandas
Como funciona o credenciamento para shows e entrevistas?
A banda de rock nacional com 40 milhões no Spotify que nunca teve mudança de integrante
A canção de filme fracassado que virou uma das maiores baladas dos anos 80
Tico Santa Cruz: um comovente texto sobre suicídio de Champignon
A reação de Ozzy após Steve Vai apontar desafinação no 1° álbum do Black Sabbath



