A primeira (e única) visita do Van Halen ao Brasil em 1983
Por Doctor Robert
Postado em 19 de janeiro de 2013
Em 1983 o Van Halen realizou seus únicos shows em nosso país. Um dos maiores nomes do hard rock mundial em seu auge, o que não era exatamente uma regra para os (raríssimos) shows internacionais no Brasil naqueles tempos. À exceção do Queen, que ainda lotava estádios ao redor do mundo, as atrações grandiosas que nos visitavam no período não estavam necessariamente em seus melhores momentos da carreira – o Kiss, por exemplo, embora houvesse lançado o excelente "Creatures of the Night", encontrava-se em franca decadência de popularidade lá fora.
Sim, no caso do Van Halen, a turnê era de um trabalho considerado mais fraco, o irregular "Diver Down", mas a popularidade do grupo permanecia intocável, lotando arenas por onde passava. E nos primeiros dias daquele longínquo 1983, os irmãos holandeses Eddie e Alex Van Halen, Michael Anthony e David Lee Roth desembarcavam em terras tupiniquins para uma série de 9 shows – algo impensável hoje em dia. Foram shows em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, com ingressos disputadíssimos, e apresentações inesquecíveis, segundo depoimentos de quem teve o prazer de presenciar as apresentações do quarteto.
Em uma rápida busca na Internet, é possível localizar sites contendo fotos da época, como o blog "Van Halen 5150" e o site "Van Halen Fã Clube Brasil" (ambos contendo diversas fotos dos shows de 22 de janeiro, no Ibirapuera, e até do ingresso, além de entrevistas dadas à imprensa brasileira).
Por fim, há um relato divertido, embora bem fantasioso, no blog "Ricardo 5150" entitulado "Um dia com Eddie Van Halen no Brasil", que fala sobre o virtuoso guitarrista e suas "habilidades" com a bebida, sobre o show ensurdecedor no Maracanãzinho, e outras coisas mais. Verdade ou invenção? Um texto para ser lido com ressalvas (o Van Halen nunca abriu nenhum show com "Hear About It Later", e nem sequer a tocou naquela turnê), mas fica a garantia de boas risadas.
Site "Van Halen Fã Clube Brasil":
http://www.vanhalenfaclube.com.br/fotosbrasil1983.html
Blog "Van Halen 5150":
http://van-halen5150.blogspot.com.br/2008/02/van-halen-no-brasil-1983.html
Blog "Ricardo 5150":
http://ricardo5150.blogspot.com.br/2007/03/um-dia-com-eddie-van-halen-no-brasil.html
Por fim, no You Tube, um vídeo completo do show do dia 21 de janeiro, no Ibirapuera em São Paulo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
A única banda de rock progressivo que The Edge, do U2, diz que curtia
O guitarrista do rock nacional que é vidrado no Steve Howe: "Ele é medalha de ouro"
Sharon Osbourne revela o valor real arrecadado pelo Back to the Beginning
Os três álbuns mais essenciais da história, segundo Dave Grohl
A banda que Alice Cooper recomenda a todos os jovens músicos
Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
O guitarrista que fundou duas bandas lendárias do rock nacional dos anos 1980
O disco do Queensryche que foi muito marcante para Kiko Loureiro e para o Angra
Quem são os músicos que estão na formação do AC/DC que vem ao Brasil
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
Esposa e filho homenageiam David Coverdale após anúncio de aposentadoria
A opinião de Tobias Sammet sobre a proliferação de tributos a Andre Matos no Brasil
O pior disco do Led Zeppelin, de acordo com o Ultimate Classic Rock
O guitarrista que, segundo Slash, "ninguém mais chegou perto de igualar"
Odeia Van Halen? Guitarrista recusou convite de David Lee Roth e Sammy Hagar
Haverá novo álbum do Van Halen com membros clássicos? Wolfgang explica
A clássica do rock que Sammy Hagar chamou de "uma das piores gravações de todos os tempos"
A resposta de Wolfgang Van Halen sobre se ele é ou não um "nepo baby"
O lendário guitarrista que desapontou Eddie Van Halen por fazer um som "chocho" ao vivo
Wolfgang Van Halen admite ainda não conseguir ouvir a música do pai
Maluco encara furacão na Flórida ao som de Slayer
Em 11/04/1983: Metallica demitia Dave Mustaine e presenteava o mundo com o Megadeth


