Jason Newsted: A única coisa original no Metal é o Black Sabbath
Por Lucil dos Reis Alves Junior
Fonte: BraveWords
Postado em 25 de abril de 2013
Rick Florino, diretor chefe do site ARTISTdirect, conversou em abril de 2013 com Jason Newsted (ex- METALLICA, VOIVOD, FLOTSAM AND JETSAM) sobre seu novo EP "Metal" e outros assuntos. Confira alguns trechos abaixo:
ARTISTdiretct.com: É importante para você contar histórias com as letras? Podemos ver as canções tanto quanto podemos ouvi-las.
Newsted: Essa é uma grande constatação. É isso mesmo. Tem que ser algo que as pessoas possam se lembrar e entrar de cabeça. Não quero embromar. Aprendi muito sobre isso com Snake, do VOIVOD. Em minha opinião ele é o maior letrista no Metal e possivelmente da música Pop. John Lennon era muito bom. James Hetfield é bom. Há alguns outros que mandam bem também, mas Snake é o melhor. O inglês é a sua segunda língua, e mesmo assim ele cria de uma maneira mágica. Como você disse, vemos as palavras e a história e ouvimos as músicas. Aprendi isso com ele. Escrevo letras há anos. As letras do FLOTSAM AND JETSAM são todas minhas. Tentei pintar quadros de coisas como aquelas. Tem que ser algo que faça sentido. Não há palavras desperdiçadas nas canções.
Jason Newsted - Mais Novidades
ARTISTdirect.com: Vem a pintura de uma mentalidade diferente da música?
Newsted: Com certeza há um ritmo. Eu sempre tenho música tocando quando pinto. Muitas vezes as letras das canções se encontram na pintura. É uma ligação direta com a música. Por exemplo, por causa de várias cirurgias nos ombros, utilizei apenas um braço por quase quatro anos, com três diferentes cirurgias – braço direito, esquerdo e direito. Tive que aprender a usar as duas mãos igualmente. Todas as minhas pinturas são feitas com as duas mãos e com os dois lados do meu cérebro. É como se duas pessoas se encontrassem na tela. É uma ligação direta. As pinturas são tão intensas quanto as músicas e o colorido é como meu modo de tocar baixo. É a mesma coisa, apenas a mídia é diferente. Tem a ver com canalizar e encontrar o lugar. Nada disso vem do nada. Tento ouvir uma grande variedade de músicas, e é o que tenho feito por anos. Ouço a todos os tipos de músicas em diferentes línguas e com diferentes instrumentos para fazer de mim mesmo um músico melhor.Quanto mais livros, documentários e boa música você absorve, mais você externaliza de seus filtros; isso se torna você. Coisas sempre serão externalizadas. A única coisa original no Heavy Metal é o Black Sabbath. Tudo deriva deles. Em meu estilo de pintura, tudo deriva de Picasso. Há certas pessoas que são tão inovadoras que não há escolha a não ser derivar delas ou tomar seu lugar. Tento tomar o lugar de muitos grandes heróis, externalizando isso através de meus filtros [...]. Mantenho altos padrões. Se me encaixo ou estou perto desses padrões, outras pessoas conseguem também.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Morre Clarence Carter, intérprete de música que virou hit em tradução do Titãs
A música sobre John Lennon que Paul McCartney ainda acha difícil cantar ao vivo
"Prefiro morrer a tocar com eles novamente": a banda que não se reunirá no Hall of Fame 2026
A banda com que ninguém suportava dividir estrada nos anos 70 - nem os próprios colegas de turnê
Jason Newsted não quer que "...And Justice For All" seja remixado
A música do Dream Theater que é a preferida de Herman Li, guitarrista do Dragonforce
"É um álbum maravilhoso": membro do Apocalyptica defende qualidade de "St. Anger"
10 bandas de rock que já deveriam ter se aposentado, segundo o Guitars & Hearts
A música mais "louca, progressiva e fora da curva" do Metallica, segundo Lars Ulrich
A música "bobinha" dos Beatles que superou um clássico dos Beach Boys
O momento mais surreal que Zakk Wylde vivenciou no dia do último show do Black Sabbath
O maior guitarrista da história para Bruce Springsteen; "um gigante para todos os tempos"
A banda de craques que Steven Tyler mais gostaria de ter integrado fora do Aerosmith
Jason Newsted está ansioso pela temporada do Metallica no The Sphere
Ivan Busic traz o melhor do blues no envolvente single "Let the Night Roll In"

A música do Metallica que o Megadeth tocou em show antes de "Ride the Lightning"
Jason Newsted conta como era estar feliz em meio ao luto do Metallica
O álbum do Kiss que mudou a vida do baixista Jason Newsted
A frase dita pela mãe de Cliff Burton que Jason Newsted nunca esqueceu


