RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Quando o Nirvana descobriu que havia conseguido um lugar muito bom ao sol

"Eagles Over Hellfest" é um bom esquenta para o vindouro novo disco do colosso britânico Saxon

O músico tão complicado que até Frank Zappa pisava em ovos pra lidar com ele

A palavra que aparece uma única vez nas músicas do Angra e prova que não são "espadinha"

Steve Morse diz que nunca fez um show perfeito, e cita um guitarrista amigo que é capaz disso

Campeã da WWE, Stephanie Vaquer é fã de heavy metal e curte "Rust in Peace", do Megadeth

Pink Floyd anuncia coletânea com versão rara de "Pigs on the Wing"

A música épica de 23 minutos que o Dream Theater tocará em seus próximos shows no Brasil

Correios divulgam data do lançamento do selo comemorativo a Rita Lee

O músico que Roger Waters não queria que subisse ao palco por não ser famoso

Jason Bonham admite que não seria baterista se o pai não tivesse morrido cedo

O clipe de clássico do AC/DC em que a jovem Lady Gaga atuou como figurante

Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades

Por que Andre Matos nunca mais fez um disco como "Holy Land"? O próprio respondeu em 2010

A banda que Slash diz nunca ter feito um álbum ruim; "Todos os discos são ótimos"


Stamp

Cinco livros que influenciaram as composições de Andre Matos

Por
Fonte: ROCKPressBrasil Assessoria
Postado em 05 de junho de 2013

De Saraiva Conteúdo. Por Priscila Roque.

Para Andre Matos, que é cantor, compositor, maestro e pianista, a música foi a grande responsável por seu mergulho no universo da literatura. "O rock pesado sempre foi muito calcado na literatura. O Rob Halford, do Judas Priest, por exemplo, tem formação cênica. Já o Bruce Dickinson, do Iron Maiden, foi professor de História. O Brian May, do Queen, se formou astrônomo. Obviamente, isso trazia para a música um outro universo", comenta.

Andre Matos - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

As discussões que traz para suas letras têm uma referência vinda dos anos 1980. "Por meio do Iron Maiden, comecei a me interessar por Arqueologia e Mitologia. Outra banda que eu gostava muito era o Manowar. Eles exploravam a mitologia escandinava, coisas que eu nunca tinha ouvido falar na escola", explica.

"Como músico e compositor, tenho responsabilidades por cada coisa que coloco em um disco. As pessoas vão escutar e assimilar. Assim, isso pode trazer consequências na vida de cada um. Tenho consciência disso como músico e artista. A coisa não acaba aqui. É só o começo", orgulha-se.

Atualmente, ele mora na Suécia e guarda por lá grande parte de seu acervo. Aproveitando sua passagem pelo Brasil, o SaraivaConteúdo o convidou para contar quais são os cinco livros que influenciaram suas composições ao longo da carreira. Acompanhe:

AZTECA, DE GARY JENNINGS

"É um romance histórico. Esse livro me influenciou a escrever muita coisa. Lembro na época do disco Holy Land, do Angra, que tratava do período do descobrimento das Américas. Da América pré-colombiana até a vinda dos descobridores, dos navegadores e todo o massacre que foi, na realidade, a imposição da civilização ocidental em cima daquelas civilizações que existiam por aqui antes. Tenho a versão mexicana desse livro porque gosto de treinar leituras em outros idiomas, mas também saiu no Brasil. Para mim, está entre os três melhores livros que já li na minha vida."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

GERMINAL, DE ÉMILE ZOLA

"Esse livro me marcou muito na adolescência. Ele trata dos mineradores e das minas de carvão na fronteira entre a Bélgica e a França. Me lembro que foi uma das coisas mais bem escritas e que prendeu mais a minha atenção na época. É uma obra um pouco pesada, chocante, mas que valeu a pena ler e que de certa maneira acabou me influenciando na criação musical."

A ÚLTIMA TENTAÇÃO DE CRISTO, DE NÍKOS KAZANTZÁKIS

"Esse é um livro que virou filme – e eu considero o meu filme favorito de todos os tempos. Para a época em que foi escrito, é completamente subversivo, rebelde, revolucionário. Eu, que nunca fui tão ligado em religião, a partir dessa leitura e do filme, comecei a respeitar muito mais a história de Jesus Cristo – da maneira como ela é contada. É uma forma alternativa. Ele retrata um Jesus Cristo humano."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

EMERGÊNCIA: A DINÂMICA DE REDE EM FORMIGAS, CÉREBROS, CIDADES E SOFTWARES, DE STEVEN JOHNSON

"Esse, na verdade, é um estudo usado por alunos e professores de semiótica, psicologia e ciências da computação. Quem diria que um músico iria ler um negócio desses? Mas, realmente, tem muito a ver. Ele me influenciou muito durante a produção do Mentalize. O disco foi basicamente calcado na temática da física quântica e nessa organização de sistemas. Já li uma vez e pretendo reler, porque não são teorias fáceis de se entender, mas que bem ou mal cabem dentro da música."

2666, DE ROBERTO BOLAÑO

"Ele me impressionou terrivelmente e entrou como inspiração no The Turn Of The Lights – um álbum meio apocalíptico, que vinha nesse bojo da especulação sobre o fim do mundo. Não que eu acreditasse no fim dele, mas era interessante formular o ‘e se’. Ele tem umas 600 páginas, não lembro o número exato. Só sei que era pesado para carregar, mas eu não me cansava. Li do começo ao fim, sem parar. A narrativa do cara é fantástica. O autor, hoje em dia, é morto e deixou uma obra relativamente pequena. Esse foi um dos últimos que li e que mais me impressionou."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Andre Matos coleciona obras em diversos idiomas

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Bangers Open Air


publicidadeRogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Alessandra Martins

Alessandra Martins é metaleira assumida. Respira música desde que nasceu. É Assessora de Comunicação e Relações Públicas, Tradutora (inglês, espanhol e italiano) e Fotógrafa da empresa RockPressBrasil. Já trabalhou com bandas como Fear Factory, Shaman, Korzus entre muitas outras.
Mais matérias de Alessandra Martins.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 3 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS