K. K. Downing: pirataria e desânimo motivaram saída do Priest
Por Fernando Portelada
Fonte: Blabbermouth
Postado em 26 de setembro de 2013
o ex-guitarrista do JUDAS PRIEST, Kenneth "K. K." Downing, falou com o Midland Rocks sobre o chocante anúncio de 2011, que ele estava deixando a banda, após a turnê mundial de "Epitaph".
Downing, que recentemente começou sua carreira como promotor de rock através de seu selo "The Future Of Heavy Metal", disse que, ao contrário da crença popular, ele não se aposentou da indústria musical.
"Eu nunca vou concordar com este negócio de aposentadoria, eu simplesmente saí da banda." Downing explica. "Se aposentar implica que não estou fisicamente apto a fazê-lo. Eu posso fazê-lo, mas eu não quero fazê-lo. Eu não estava mais gostando daquilo."
"Muitas coisas mudaram. Eu acho que contabilizei 30 razões sobre porque não queria mais fazê-lo naquele momento, e isto é uma terrível tonelada de razões."
"Honestamente, eu acho que em muitos aspectos foi uma corrida que chegou ao fim."
"Se você é parte do time de composição, você ganha reconhecimento e prêmios por criar algo, mas para mim, o PRIEST se tornou sobre sair e tocar exatamente o que as pessoas curtiam vinte ou trinta anos atrás. Os fãs ficariam igualmente felizes se jogássemos fora todas as modernas guitarras que agora tocamos e fôssemos dar um passeio na estrada das memórias, porque é disto que as pessoas gostam mais. Eu entendo isto, porque eu poderia sair e ver o Eric Clapton com o CREAM e seria a pessoa mais feliz do mundo."
Ele continua: "Uma das mais belas coisas sobre estar na indústria foi a habilidade de continuar a inventar e criar, construir músicas e fazer bons discos. Você sente a necessidade de ser criativo, e isto foi levado embora com esta coisa de download, e quanto mais velho você fica, o peso da balança começa a virar. Então, se você não pode ser criativo, porque você quer continuar a dedicar seu tempo em algo?
"Eu acho que se a indústria ainda fosse saudável e se as pessoas ainda tivessem que gastar seu suado dinheiro para comprar um disco, as coisas seriam diferentes, mas se você dá algo de graça, ele não tem nenhum valor."
"Nós costumávamos comprar álbuns e pensar: 'Bem, isto não é tão bom, mas vou tocá-lo milhões de vezes e tenho certeza que vou gostar', e agora ele realmente não ganha uma segunda chance."
"No passado, havia a oportunidade de criar um disco como 'Dark Side Of The Moon' [PINK FLOYD] ou 'British Steel' [JUDAS PRIEST] ou 'Back In Black' [AC/DC], que seriam álbuns eternos e as pessoas sempre voltariam a eles. E eu acho que esta oportunidade agora se foi, e eu acho que seria um milagre se algo assim acontecesse de novo."
"Se você considerar um álbum como 'Nostradamus', se ele tivesse sido lançado em 1978, ele seria outro 'Dark Side Of The Moon', mas é tudo uma questão de timing."
"Quando você pensa sobre isto, antigamente nós tínhamos a oportunidade de escrever grandes músicas, tocar grandes solos e ter grandes performances do vocal, mas as pessoas se acostumaram a isso e agora é difícil conseguir uma reação de 'Uau! Você ouviu o novo álbum do PRIEST?'"
"A indústria mudou demais... Eu vejo companhias que estão reembalando e requentando, e isto começou a acontecer conosco, e isto não é algo bonito de se fazer parte. É meio que enganar os fãs um pouco, porque eles estão por aí, ao redor do mundo, e tem que dar tudo que tem para completar sua coleção, se você colocar um box collection, mesmo que seja US$ 100,00, que é muito dinheiro para mim. Não entrei na música para isso."
Downing foi substituído no JUDAS PRIEST por Richie Faulkner.
O JUDAS PRIEST está atualmente compondo e gravando material para seu novo álbum de estúdio, que deve ser lançado em algum ponto do próximo ano.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior álbum grunge para muitos, e que é o preferido de Eddie Vedder
Anika Nilles conta como se adaptou ao estilo de Neil Peart no Rush
Andreas Kisser fala sobre planos para o pós-Sepultura e novo EP
Dream Theater inicia tour latino-americana com show no México; confira setlist
Led Zeppelin: as 20 melhores músicas da banda em um ranking autoral comentado
Andreas Kisser relembra quando foi chamado de vagabundo por tocar no Sepultura
A frase profética (e triste) dita por Bon Scott após show no lendário CBGB
Pink Floyd anuncia a coletânea "8-Tracks", que inclui versão estendida de "Pigs On The Wing"
A música "fundamental" que mostrou ao Metallica que a simplicidade funciona
"Dias do vinil estão contados", diz site que aposta no CD como o futuro
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
Companheiros do Genesis não botaram fé em hit: "Phil Collins, o que você está fazendo?"
O produtor que Rick Rubin chamou de maior de todos; "Nem gostava de rock'n'roll"
A banda portuguesa com o melhor álbum de 2026 até agora, segundo Milton Mendonça
"Caught In A Mosh: A Era De Ouro Do Thrash" continua a trilogia do thrash metal em alto nível

As músicas "melancólicas" e "épicas" que inspiraram "Fade to Black", do Metallica
Rob Halford revela por que deixou o Judas Priest após "Painkiller"
A música do Metallica que foi inspirada em "Run to the Hills" (e virou um "patinho feio")
Guitarristas querem incluir músicas raras nos próximos shows do Judas Priest
Os 10 piores músicos que passaram por bandas de rock clássicas
Judas Priest lançará reedição celebrando 50 anos de "Sad Wings of Destiny"
Judas Priest começa a gravar novo álbum de estúdio
"Capitão Kirk" convoca Rob Halford para regravar clássico do Judas Priest em álbum de metal
60% dos melhores álbuns da década são dos EUA, aponta lista da Loudwire
Os melhores álbuns de rock e metal lançados nesta década, segundo o Loudwire
5 discos dos anos 1980 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez
Os discos que definem o Heavy Metal, na opinião de Dave Mustaine, líder do Megadeth


