K. K. Downing: pirataria e desânimo motivaram saída do Priest
Por Fernando Portelada
Fonte: Blabbermouth
Postado em 26 de setembro de 2013
o ex-guitarrista do JUDAS PRIEST, Kenneth "K. K." Downing, falou com o Midland Rocks sobre o chocante anúncio de 2011, que ele estava deixando a banda, após a turnê mundial de "Epitaph".
Downing, que recentemente começou sua carreira como promotor de rock através de seu selo "The Future Of Heavy Metal", disse que, ao contrário da crença popular, ele não se aposentou da indústria musical.
"Eu nunca vou concordar com este negócio de aposentadoria, eu simplesmente saí da banda." Downing explica. "Se aposentar implica que não estou fisicamente apto a fazê-lo. Eu posso fazê-lo, mas eu não quero fazê-lo. Eu não estava mais gostando daquilo."
"Muitas coisas mudaram. Eu acho que contabilizei 30 razões sobre porque não queria mais fazê-lo naquele momento, e isto é uma terrível tonelada de razões."
"Honestamente, eu acho que em muitos aspectos foi uma corrida que chegou ao fim."
"Se você é parte do time de composição, você ganha reconhecimento e prêmios por criar algo, mas para mim, o PRIEST se tornou sobre sair e tocar exatamente o que as pessoas curtiam vinte ou trinta anos atrás. Os fãs ficariam igualmente felizes se jogássemos fora todas as modernas guitarras que agora tocamos e fôssemos dar um passeio na estrada das memórias, porque é disto que as pessoas gostam mais. Eu entendo isto, porque eu poderia sair e ver o Eric Clapton com o CREAM e seria a pessoa mais feliz do mundo."
Ele continua: "Uma das mais belas coisas sobre estar na indústria foi a habilidade de continuar a inventar e criar, construir músicas e fazer bons discos. Você sente a necessidade de ser criativo, e isto foi levado embora com esta coisa de download, e quanto mais velho você fica, o peso da balança começa a virar. Então, se você não pode ser criativo, porque você quer continuar a dedicar seu tempo em algo?
"Eu acho que se a indústria ainda fosse saudável e se as pessoas ainda tivessem que gastar seu suado dinheiro para comprar um disco, as coisas seriam diferentes, mas se você dá algo de graça, ele não tem nenhum valor."
"Nós costumávamos comprar álbuns e pensar: 'Bem, isto não é tão bom, mas vou tocá-lo milhões de vezes e tenho certeza que vou gostar', e agora ele realmente não ganha uma segunda chance."
"No passado, havia a oportunidade de criar um disco como 'Dark Side Of The Moon' [PINK FLOYD] ou 'British Steel' [JUDAS PRIEST] ou 'Back In Black' [AC/DC], que seriam álbuns eternos e as pessoas sempre voltariam a eles. E eu acho que esta oportunidade agora se foi, e eu acho que seria um milagre se algo assim acontecesse de novo."
"Se você considerar um álbum como 'Nostradamus', se ele tivesse sido lançado em 1978, ele seria outro 'Dark Side Of The Moon', mas é tudo uma questão de timing."
"Quando você pensa sobre isto, antigamente nós tínhamos a oportunidade de escrever grandes músicas, tocar grandes solos e ter grandes performances do vocal, mas as pessoas se acostumaram a isso e agora é difícil conseguir uma reação de 'Uau! Você ouviu o novo álbum do PRIEST?'"
"A indústria mudou demais... Eu vejo companhias que estão reembalando e requentando, e isto começou a acontecer conosco, e isto não é algo bonito de se fazer parte. É meio que enganar os fãs um pouco, porque eles estão por aí, ao redor do mundo, e tem que dar tudo que tem para completar sua coleção, se você colocar um box collection, mesmo que seja US$ 100,00, que é muito dinheiro para mim. Não entrei na música para isso."
Downing foi substituído no JUDAS PRIEST por Richie Faulkner.
O JUDAS PRIEST está atualmente compondo e gravando material para seu novo álbum de estúdio, que deve ser lançado em algum ponto do próximo ano.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



João Gordo explica o trabalho do Solidariedade Vegan: "Fazemos o que os cristãos deveriam fazer"
Iron Maiden anuncia reta final da "Run for Your Lives" e confirma que não fará shows em 2027
Download Festival anuncia novas atrações e divisão de dias para a edição 2026
Mikael Åkerfeldt (Opeth) não conseguiria nem ser amigo de quem gosta de Offspring
Sepultura lança "The Place", primeira balada da carreira, com presença de vocal limpo
Indireta? Fabio Lione fala em "ninho de cobras" e "banda de palhaços" após show do AC/DC
"Burning Ambition", a música que dá título ao documentário de 50 anos do Iron Maiden
AC/DC - um show para os fãs que nunca tiveram chance
Nicko McBrain celebra indicação do Iron Maiden ao Rock and Roll Hall of Fame
Loudwire lista 45 nomes que mereciam uma vaga no Rock and Roll Hall of Fame
A maior dificuldade de Edu Ardanuy ao tocar Angra e Shaman na homenagem a Andre Matos
Nenhuma música ruim em toda vida? O elogio que Bob Dylan não costuma fazer por aí
A música do Metallica que James Hetfield achou fraca demais; "Tá maluco? Que porra é essa?"
Por que Joe Perry quase perdeu a amizade com Slash, segundo o próprio
Rock and Roll Hall of Fame anuncia indicados para edição 2026



O álbum do Judas Priest que Mikael Åkerfeldt considera subestimado
O melhor álbum do Judas Priest, de acordo com o Loudwire
O álbum que define o heavy metal, na opinião do vocalista do Opeth
O pior disco do Judas Priest, segundo o Loudwire
A banda britânica que ensinou Andreas Kisser a tocar guitarra
Dez clássicos do rock que viraram problema devido a alguma polêmica
Rob Halford e Tom Morello deixam claro que o Judas Priest é, sim, uma banda política
Assista o primeiro teaser do filme oficial sobre a história do Judas Priest
Masters of Voices, que reúne Edu Falaschi e Tim Ripper, anuncia tour sul-americana
As 20 melhores músicas dos anos 2020, de acordo com o Ultimate Classic Rock
O icônico guitarrista de heavy metal que Mustaine considera seu "Deus do Rock"
Serial Killers: As 10 melhores músicas sobre assassinos da vida real


