Matérias Mais Lidas

James Hetfield: com Di'Anno e sem Dickinson, os 20 maiores vocalistas na opinião deleJames Hetfield
Com Di'Anno e sem Dickinson, os 20 maiores vocalistas na opinião dele

Iron Maiden: as 43 músicas de seus álbuns que eles nunca tocaram nos showsIron Maiden
As 43 músicas de seus álbuns que eles nunca tocaram nos shows

Ozzy Osbourne: os 20 maiores cantores de todos os tempos, na opinião deleOzzy Osbourne
Os 20 maiores cantores de todos os tempos, na opinião dele

Kiss: Luísa Sonza surge com camiseta da banda para celebrar dia do beijoKiss
Luísa Sonza surge com camiseta da banda para celebrar dia do beijo

Slayer: Lombardo diz que banda seria destruída se a Internet existisse nos anos 1980Slayer
Lombardo diz que banda seria destruída se a Internet existisse nos anos 1980

Motörhead: o produtor coxinha que deu um jeito na banda em Ace of SpadesMotörhead
O produtor "coxinha" que deu um jeito na banda em "Ace of Spades"

Dream Theater: novo álbum terminou de ser gravado, mas não será lançado em 2021Dream Theater
Novo álbum terminou de ser gravado, mas não será lançado em 2021

The Troops of Doom: EP 12 promete levar ouvinte aos primórdios do SepulturaThe Troops of Doom
EP 12" promete levar ouvinte aos primórdios do Sepultura

Beatles: como a banda fez o primeiro disco de heavy metal da históriaBeatles
Como a banda fez o primeiro disco de heavy metal da história

Blaze Bayley: vocalista diz por que não quer escrever autobiografiaBlaze Bayley
Vocalista diz por que não quer escrever autobiografia

Fear Factory: confira a capa do próximo disco de estúdio e trecho de nova músicaFear Factory
Confira a capa do próximo disco de estúdio e trecho de nova música

Surpreendentes: do hard ao black metal, covers improváveis que superaram expectativasSurpreendentes
Do hard ao black metal, covers improváveis que superaram expectativas

Lista: 20 músicas de bandas de rock e metal que valem por um álbum inteiro - Parte 2Lista
20 músicas de bandas de rock e metal que valem por um álbum inteiro - Parte 2

Gibson: empresa vende guitarras envelhecidas artificialmente por até R$ 59 milGibson
Empresa vende guitarras envelhecidas artificialmente por até R$ 59 mil

Greta Van Fleet: críticos estão putos por banda estar fazendo algo, diz vocalistaGreta Van Fleet
Críticos estão putos por banda estar fazendo algo, diz vocalista


Rock Decor 2

Simple Minds (Espaço das Américas, São Paulo, 08/10/13)

Por Durr Campos
Em 14/10/13

Quando o guitarrista Charlie Burchill e o vocalista Jim Kerr resolveram formar uma banda punk em 1977, ano de ouro para o estilo, não poderiam imaginar o quão influentes seriam em pouco tempo. Naquele ponto Lou Reed e David Bowie eram provavelmente as maiores referências musicais e estéticas, mas em se tratando de SIMPLE MINDS mudanças seriam inevitáveis e até necessárias, incluindo aí uma forte postura política mais adiante. Em sua quarta passagem pelo Brasil, o grupo escocês veio com uma formação nova, porém repleta de vigor e competência cênica – um dos pontos fortes deles, diga-se. O Whiplash.Net esteve no Espaço das Américas no último dia 08 de outubro para acompanhar de perto esta verdadeira jornada supersônica. Acompanhe nas próximas linhas.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Fotos: Fernando Yokota

Contabilizando quase 20 álbuns de estúdio, o Simple Minds veio promover "Celebrate — The Greatest Hits", lançado este ano e que como o nome já entrega, faz um apanhado de toda sua carreira. No entanto, a banda deu um foco especial aos discos "New Gold Dream (81-82-83-84)" (1982) e "Once Upon a Time" (1985), representados com quatro canções cada. Mas foi "Broken Glass Park", uma das duas inéditas na compilação, responsável por abrir os trabalhos com maestria. Jim Kerr esbanjava simpatia e boa forma vocal. "Por favor, me deixa ver as mãos de vocês!", pedia ele. A junção com "Waterfront", do ótimo "Sparkle in the Rain" (1984), foi muito bem aceita e, literalmente, preparou o público para outro clássico, "Once Upon a Time", com destaque para a cantora Sarah Brown, um show de talento. Quem acompanha seu trabalho junto a nomes como Take That, Annie Lennox, George Michael, Simply Red, Phil Collins, Chaka Khan, Duran Duran, Roxy Music, dentre muitos outros, sabe que Mrs. Brown é um desses raros talentos que podem colocar sua voz em praticamente todos os estilos musicais e aqui não foi diferente, pois seu timbre une-se perfeitamente ao de Kerr.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Mandela Day" foi a grande surpresa da noite, pois a banda já não a tocava há mais de dois anos e também não a incluiu no concerto da noite anterior, em Porto Alegre. Sorte a nossa podermos cantar com eles uma de suas mais belas obras. Esta foi inclusive a primeira a realmente "despertar" o público, até ali se mostrando não tanto participativo. A belíssima "Let the Day" manteve o set em alta, inclusive neste momento Jim provocou os fãs dizendo que a banda estava apenas aquecendo. "Hunter and the Hunted", do já citado álbum "New Gold Dream (81-82-83-84)" inaugurou no repertório aquela pegada New Romantic deliciosa do Simple Minds. Vale lembra que este registro representou uma mudança significantiva para a banda, quando passou a compor um som mais sofisticado, característica daquele movimento da primeira metade dos anos 80. A bolacha produziu à época uma série de singles nas paradas de sucesso, entre eles as também tocadas "Promised You a Miracle" e "Glittering Prize" (que linha de baixo soberba!), além da própria "Hunter...". "All the Things She Said" destacou novamente a atuação de Sarah e não deixou a energia baixar.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Outra de minhas favoritas, "This Fear of Gods", caracteriza-se pela repetição de palavras em um espécie de transe melódico único. Quando Jim canta "Fear is fast/ I'm turning white now/ Faster faster faster/ Faster faster faster/ Fear is fast/ I'm turning white now/ Gods/ Gods/ This fear of Gods..." ou "Some boys are calling/ Boys are crying/ Some boys are calling/ Boys are crying/ Calling calling calling…" percebemos que jogar com os verbetes é algo que os apetece. Nem deu tempo de respirar e "Don't You (Forget About Me)" deu início a um dos momentos mais emocionantes no Espaço das Américas. De fato a casa praticamente veio abaixo quando as primeiras notas ecoaram nos PAs e Jim afirmou que todos a conheciam. Mesmo sendo uma canção meio, digamos, batida, ouvi-la ao vivo é sempre um prazer. Ficou linda a versão! "New Gold Dream", a música, encerrou a parte normal do show e novamente presenciamos as "brincadeiras" com as palavras. Lógico que todos tinham na ponta da língua o trecho "She is your only friend until the bitter end/ She is your only friend until the ocean breaks/ And when you dream, dream in the dream with me/ And when you dream, dream in the dream with me… 81 -- 82 -- 83 – 84/ 81 -- 82 -- 83 – 84." Maravilhosa composição!

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O encore veio alguns minutos após com a ótima instrumental "Theme for Great Cities", a qual destaca não só o trabalho nas seis cordas de Charlie Burchill, como as atuações do tecladista Andy Gillespie e do exímio e veterano baterista Mel Gaynor. Em tempo, o baixista Ged Grimes completa o line-up 2013 do Simple Minds. Sarah vem então sem Jim e canta lindamente "Neon Lights" (ou "Neonlicht", como é conhecida na língua nativa dos seus criadores), cover dos alemães do Kraftwerk retirada do álbum "The Man-Machine" (lançado em 1978 na Alemanha sob o título original Die Mensch-Maschine). Inicialmente programada para ser um b-side de outro clássico do enigmático quarteto de Düsseldorf, "Das Model", "Neon Lights" foi tão bem recebida que tomou vida própria e foi posteriormente lançada como um single de 12 polegadas em uma versão em vinil luminoso, item bastante raro hoje em dia. Mas a versão do Simple Minds transformou completamente a ideia original e adequou-se perfeitamente aos tons que os escoceses costumam "pintar" seus trabalhos, se me permitem a metáfora.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Já com Kerr de volta em cena, "Someone Somewhere in Summertime " arranca lágrimas e sorrisos. Esta sempre funciona, pois é ótima para cantar junto devido seu refrão cativante, assim como "Sanctify Yourself", mais uma de "Once Upon a Time" lembrada no repertório. "Querem mais alguma?", pergunta Jim, recebendo de volta um ensurdecedor "sim" da plateia. Então tomem "Alive and Kicking", daquelas obrigatórias desde sempre! Pensei que seria a derradeira, mas lá veio ele de novo perguntar se podiam tocar mais. Sem nem esperar o retorno dos fãs, mandou uma poderosa versão de "Ghostdancing", outro coringa dentre tantos deles. Desta vez tinha certeza de que seria mesmo a última, mas a banda não queria sair do palco. "Conhecem uma chamada Gloria?" Ora bolas, claro que conhecemos Jim, ou é possível nunca termos ouvido no rádio aquele refrão sensacional berrado por Van Morrison "(...) and her name is... G L O R I.../ G L O R I A – Gloria/ G L O R I A – Gloria... I'm gonna shout it all night – Gloria/ I'm gonna shout it everyday – Gloria/ Yeah-yeah-yeah-yeah-yeah-yeah…"? Eu voltei a minha infância, em especial por lembrar das versões de Patti Smith, Santa Esmeralda e, lógico, U2. Final apoteótico perfeito para resumir o que, literalmente, significa uma banda feliz por estar diante de seus fiéis escudeiros.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Set-list

Broken Glass Park
Waterfront
Once Upon a Time
Mandela Day (First time since August 13, 2011)
Let the Day
Hunter and the Hunted
All the Things She Said
Promised You A Miracle
Glittering Prize
This Fear of Gods
Don't You (Forget About Me)
New Gold Dream

Encore:
Theme for Great Cities
Neon Lights (Kraftwerk cover)
Someone Somewhere in Summertime
Sanctify Yourself
Alive and Kicking
Ghostdancing
Gloria (Van Morrison/Them cover)

Sites relacionados
http://www.simpleminds.com/‎
https://www.facebook.com/official.simpleminds‎

Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp

publicidade

Divulgue sua banda de Rock ou Heavy Metal

Como consegui viver de Rock e Heavy Metal

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

💬 Ler e postar comentários


Stamp
publicidade
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp


Metallica: por que 9 entre 10 fãs odeiam Load e Reload?Metallica
Por que 9 entre 10 fãs odeiam "Load" e "Reload"?

Out: os 100 álbuns mais gays de todos os tempos segundo a revistaOut
Os 100 álbuns mais gays de todos os tempos segundo a revista


Sobre Durr Campos

Graduado em Jornalismo, o autor já atuou em diversos segmentos de sua área, mas a paixão pela música que tanto ama sempre falou mais alto e lá foi ele se aventurar pela Europa, onde reside atualmente e possui família. Lendo seus diversos artigos, reviews e traduções publicados aqui no site, pode-se ter uma ideia do leque de estilos que fazem sua cabeça. Como costuma dizer, não vê problema algum em colocar para tocar Napalm Death, seguido de algo do New Order ou Depeche Mode, daí viajar com Deep Purple, bailar com Journey, dar um tapa na Bay Area e finalizar o dia com alguma coisa do ABBA ou Impetigo.

Mais matérias de Durr Campos no Whiplash.Net.