Rio de Janeiro: A Cena do Rock Independente Carioca
Por Jorge Santos
Postado em 25 de novembro de 2013
Tenho corrido os quatro cantos do Rio de janeiro, e para minha felicidade e acredito para felicidade dos amantes do Rock, a cena do nosso estado a cada dia fica mais forte.
Quem é o responsável por está movimentação?
O que mais chama atenção é o esforço que as próprias bandas estão fazendo para que a cena aconteça, brota de uma hora para outra, diversos grupos e discussões nas redes sociais, onde os grupos de Rock estão, se encontrando, interagindo, se unindo e se fortificando.
Grupos que se unem em coletivos, outros que por conta própria procuram locais e espaços para tocar e convidam outros grupos, bares que estenderam essa necessidade de espaço e estão abrindo suas portas para novos e antigos grupos independentes.
Uma rápida passada no Facebook, tem-se a noção pela quantidade de eventos que são criados e nos convidam para celebrar esse novo momento do cenário independente, não tem dia certo, pode ser durante a semana o no fim de semana, as bandas estão aproveitando todos os espaço que surgem e com muita garra e força de vontade estão fazendo acontecer.
Eventos
NOZ Coletivo – Coletivo que já teve cinco edições esse ano, tem como fundadores as bandas DAOS, A-grave, Volume Zer0 e Cândido. Já participaram como convidadas Baroni, Campanhia de Chico, Docas, Assírios, Fenris, Os Cameleônicos e Bala N´Agulha.
Cortináz Convida – O grupo Cortináz fundado por Fabricio Dias e Tuninho do Roque, encontrou no Rebuscado Beer em Jacarepaguá um parceiro para um Domingo por mês receber bandas convidadas que mostram seu trabalho. Já passaram por lá Rassam, Cândido, Indiscipline, Tripop, O Gênio e muitas outras.
Wagner Jose e seu Bando. Convida – O agitador cultural Wagner José, juntou seu bando e com sua Kombi vai uma intervenção mensal na Praça da Ladeira em Jacarepaguá, onde com toda infra estrutura montada (Bateria, Baixo, Guitarra, Violão e Teclado), convida o público a se torna artista com uma sessão de palco livre e sempre a presença de uma banda convidada, a próxima edição é no próximo dia 21/12 e os convidados são o pessoal da Cândido.
ACorja – A produtora A Corja, junta diversas bandas todas as sextas e sábados na sinuca Tico e Taco na Lapa, sempre com no mínimo de 3 grupos.
Festival Nosso Tom – A TDG Eventos, depois do sucesso da última edição do FBI, agora apresenta esse novo festival com o intuito de integrar o movimento no Rio de janeiro, a duas primeiras edições foram no Restaurante Vittorio no Cittá America e contaram com a apresentação de diversas bandas entre elas Baroni, Audionova, Radioativa, Cidadela, Volume Zer0, Cândido, Paperhead e muitas outras.
Bares
Rock Bar – Bento Ribeiro – O falastrão e companheiro Domingos Brandão um dos proprietário do bar, está sempre de braço abertos e sorriso no rosto para receber as bandas que quiserem se apresenta no seu estabelecimento, todas as sextas e sábados, você encontra o bom e velho rock por lá.
Heavy Drink Rock Club – Padre Miguel – Dois irmãos junto com o Pai, criaram um espaço Underground mas com uma estrutura de som com qualidade para receber bandas as sextas e sábados e domingo rola um tradicional karaokê, mas só vale rock.
Subúrbio Alternativo – Brás de Pina – Outro bar que tem a porta aberta para as bandas, entrar em contato com o proprietário é garantia certa de apresentar seu trabalho, todas as quintas, sextas e sábados.
Para quem jurava que o Rock estava morrendo, pode pagar as dividas, por que ele nunca vai morrer, o que depender das bandas de rock do Rio de janeiro.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps