Cristian Rigon: revivendo 50's com blues elétrico tradicional
Por Sabrina Didoné
Fonte: Dinâmica Comunicação
Postado em 13 de dezembro de 2013
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
CRISTIAN RIGON é um músico que tem suas raízes no rock, e que inclusive já tem um CD desse estilo gravado. Mas nem por isso o blues, que entrou tardiamente na sua carreira, deixou de se tornar um vício – e um vício que resulta agora em seu novo álbum, custeado pelo Financiarte da Prefeitura de Caxias do Sul (RS). Down on the Highway tem lançamento marcado para o dia 12 de dezembro. O local escolhido foi o Mississippi Delta Blues Bar, em Caxias do Sul.
São oito faixas, duas delas instrumentais, e o ouvinte irá se deparar com um blues tradicional americano, com letras em inglês que contam o lado triste dos relacionamentos e também de festas e vida noturna. A vibe é de um show, pois as gravações foram feitas ao vivo no estúdio. Apesar de a música do álbum resgatar influências do blues das décadas de 40 e 50, o cuidado com a gravação atende as demandas atuais. "A mixagem e a produção é como se fosse de um CD do METALLICA", exemplifica o músico.
Apesar de este ser um projeto solo de RIGON, que atua como guitarrista e compôs as melodias e arranjos do CD, o músico conta com uma banda fixa. O vocalista, Alexandre Bergmann, também escreveu as letras. O baixo fica a cargo de Marcos Petta, e Leozão Reis completa o grupo na bateria. O álbum conta com participações especiais de nomes consagrados do cenário blues brasileiro como de DÉCIO CAETANO, ALEXANDRE FRANÇA, TOYO BAGOSO, CAMILA DENGO, entre outros.
A opção pelo dia da semana do lançamento foi proposital: uma quinta-feira. A ideia é atingir o público mais fã do estilo, que aprecia as influências das duas correntes do álbum: o blues elétrico de Chicago e o blues da Califórnia, este mais animado e já flertando com o jazz.
Vídeo Clipe
Ainda antes do lançamento de Down on the Highway, já é possível conferir uma faixa do álbum em grande estilo. No dia 12 de novembro, CRISTIAN RIGON divulgou na sua página oficial no YouTube o clipe da música Hey Honey. O projeto também foi aprovado e custeado pelo Financiarte, e conta a história da letra da canção. Rigon atua como o personagem que vai embora depois de uma noite com uma menina, e a atriz Dayane Mussoi interpreta a garçonete que fica obcecada pelo músico.
Completam a ficha técnica do vídeo o roteirista e diretor Le Daros; Filipe Mello, na direção de fotografia e montagem; Carine Panigas, na direção de arte; Leandro Foscarini, como assistente de produção; Cláudio Troian, como produtor cultural; e os atores Fábio Vergani, Luiz Jacomini, Kathiane Louzada e Pati Bogno.
Perfil
CRISTIAN RIGON é músico, professor de música, arranjador, compositor e produtor. Trabalha com música há 20 anos, e já participou de diversas bandas, como a BURNING HELL, THE BLUES BEERS e MIRACULUM – das últimas duas, também foi fundador.
O seu primeiro CD oficial solo, Fire Symphony, foi lançado em 2003. RIGON ainda têm dois EP’s, um com a banda MIRACULUM, de 2000, e outro solo, intitulado Fatal Guitar e lançado em 1999. Com a THE BLUES BEERS, lançou Gambling and Living, em 2009, e Ao Som de Blues, em 2012.
RIGON começou a tocar violão aos 12 anos de idade. Logo depois, aprendeu a tocar guitarra, e nunca mais largou o instrumento. Mas mesmo antes disso ele já pensava em música. "Minha mãe ouvia rádio o dia todo. Aos 5 anos de idade eu dizia que queria ser como o Roberto Carlos", relembra o músico. Suas influências acabaram por ser diferentes, passando desde o rock brasileiro dos anos 80 até bandas tradicionais como DEEP PURPLE, GUNS N’ ROSES e LED ZEPPELIN.
A influência do blues surgiu mais tarde em sua carreira, em 2004, quando um aluno da escola de música que rIGON fundou, a Allegro, disse que gostaria de aprender a tocar esse ritmo. Depois, com o surgimento do Mississippi Delta Blues Bar em Caxias do Sul, o músico teve a ideia de formar uma banda para tocar no local – a THE BLUES BEERS. "Tive que ouvir muito blues em muito pouco tempo, e assim acabei viciando. Virei um entusiasta", diz. A ideia deu certo, rendeu dois álbuns gravados e uma entrevista com RIGON na conceituada revista Guitar Player em julho de 2012.
Continuando sua carreira no blues, RIGON tocou no primeiro dia da recente edição do Mississippi Delta Blues Festival, que ocorreu de 21 a 23 de novembro em Caxias do Sul (RS). Ele se apresentou em duas jam sessions com outros músicos que foram sorteados pela direção do evento, incluindo GONZALO ARAYA, músico chileno.
Ficha Técnica do CD Down on the Highway:
Estúdio: DuZamba Records
Técnico de áudio: Marcos Zambon
Edição e mixagem: Marcos Zambon
Masterização: Marcos Zambon
Produção e arranjo vocal: Camila Dengo
Produção geral: Cristian Rigon
Produção cultural: Claudio Troian
Design gráfico: Jamwork Estúdio Estratégico
Fotografia: Tatieli Sperry
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Megadeth anuncia mais datas da turnê de despedida
Os cinco maiores guitarristas de todos os tempos para Neil Young
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo o lendário Joey Ramone
Bruno Sutter aposta alto e aluga o Carioca Club para celebrar 50 anos de Iron Maiden em São Paulo
A música inspirada em Soundgarden que virou um hit do Metallica - não é "Enter Sandman"
"Fade to Black" causou revolta na comunidade do metal, segundo Lars Ulrich
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Empresário afirma que Lemmy Kilmister queria morrer no último show do Motörhead
A banda que enche estádios, mas para Roger Waters seus shows são "uma piada"
Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
Os dois guitarristas que são melhores que Ritchie Blackmore, de acordo com Glenn Hughes
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
O dia que fã disse a líder do Nenhum de Nós que hit "Camila" era sobre ele e Renato Gaúcho
O nojento episódio na MTV que fez João Gordo decidir nunca mais comer carne
O clássico que o Pink Floyd descartou e regravou devido ao perfeccionismo de Gilmour
Charlie Brown Jr: como Chorão foi corrompido após ficar rico, segundo Tadeu Patolla
Charlie Brown Jr: Esposa diz que Champignon foi sucumbido por espíritos ruins
Os dez maiores picaretas da música internacional
Rogério Skylab usa Megadeth para explicar o grande problema de Regis Tadeu
Jason Newsted é melhor que Cliff Burton, mas Lars e James ferraram ele no Metallica
O fabuloso álbum de rock nacional dos anos 80 incompreendido na época que virou um clássico



