Survivor: membros da banda estão processando a Sony
Por Fernando Portelada
Fonte: Ultimate Classic Rock
Postado em 05 de fevereiro de 2014
Por Jeff Giles
Em 2012, os membros do TOTO preencheram um processo contra a Sony Music, alegando royalties não pagos, referentes a músicas digitais, e agora eles tem companhia: Os co-fundadores do SURVIVOR, Frankie Sullivan e Jim Peterik estão levando o conglomerado à corte.
O Hollywood Reporter cobriu esta nova disputa, que acusa a Sony de mal interpretar a natureza da venda de música digitais com objetivos de pagar valores inferiores ao grupo. De acordo com Sullivan e Peterik, o contrato do SURVIVOR especifica que haja uma divisão de 50% entre o grupo e o selo por qualquer material licenciado, e eles estão afirmando que os royalties digitais entram na mesma categoria. Adicionalmente, o processo acusa a Sony de falha de pagamento da parcela legal da banda entre vários dispositivos de distribuição da indústria e de compartilhamento de arquivos, como o Napster, Grokster e Kazaa.
Enquanto a diferença entre uma "licença" e uma "venda" pareça não ter muita importância para muitos consumidores, isto gera um acalorado debate há anos. Arquivos digitais são geralmente tratados como licença ao invés de vendas, significando que quando uma pessoa morre, sua licença expira - em outras palavras, você não pode legalmente colocar em seu testamento seus MP3s encriptados com DRM, seus ebooks e seus filmes digitais, para deixá-los aos seus entes queridos. Do ponto de vista do SURVIVOR, a Sony está tentando manter os arquivos das duas formas: Sua música é licenciada ao consumidor, mas é tratada como uma venda quando chega a hora de pagar o artista, o que significa uma taxa bem mais baixa de royalties.
Talvez o mais interessante componente do caso do SURVIVOR, é a alegação dos fundadores de que a Sony respondeu a sua reclamação com uma ameaça de usar sua "opção nuclear" - "remoção de todos os Masters do Survival de músicas licenciadas no iTunes para downloads dos consumidores, acabando com todos os lucros de uma vez." - Mas nesta tentativa de pegar pesado com a banda, o processo afirma que a gravadora essencialmente admitiu as certezas do grupo: "Ao nos ameaçar com esta 'opção nuclear', a Sony concedeu que a transação com o iTunes é uma licença, não uma venda do material do SURVIVOR no iTunes." - lê uma parte do processo. "Se ele fosse uma venda, a Sony não teria direito de demandar o retorno das músicas."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior guitarrista de todos os tempos, de acordo com a Guitar World
Fãs esculacham o Metallica após discurso feito por James Hetfield em show
A declaração de James Hetfield não surpreende, considerando de onde veio
A banda que James Hetfield odeia e Robert Trujillo ama: "É por isso que eu os odiava"
Os álbuns do Iron Maiden que colocam Bruce Dickinson e Steve Harris em lados opostos
Guns N' Roses vai gravar novas músicas em 2027, garante Slash
Dave Mustaine revela sua admiração pelo Stone Temple Pilots
O disco injustiçado dos anos 90 do Iron Maiden, de acordo com Regis Tadeu
Três hits muito diferentes do catálogo das bandas que os gravaram
A música de Eric Clapton que tem o solo de guitarra favorito de Brian May
As 10 melhores músicas do Metallica nos anos 1990, segundo a Metal Hammer
O dia em que Steve Harris virou checador de fatos do baterista do Nightwish
150 clássicos do heavy metal que foram lançados há mais de 40 anos
Alissa White-Gluz admite sentir muito medo de morrer
O músico que Joan Jett considera a personificação do verdadeiro rock and roll
O guitarrista que passou pelo Guns N' Roses e Slash admitiu ser melhor do que ele
Veja curiosidades interessantes sobre o Iron Maiden
A lenda do rock de quem Alceu Valença só curte os primeiros discos: "Os outros são uma merda"


Como o Queen, Sylvester Stallone e uma guitarra quebrada produziram o maior hit de 1982
5 músicas de rock que todo mundo conhece, mas pouca gente sabe de quem são
Para entender: o que é AOR?



