Pantera: edição especial e curiosidades do "Far Beyond Driven"
Por Jean Forrer
Fonte: Pinouvido
Postado em 24 de março de 2014
O Pantera alcançou um grande marco em 1994 com o lançamento de "Far Beyond Driven": o álbum estreou em 1º lugar na Billboard 200. Mesmo comparado à outras bandas pesadas que também conseguiram esta façanha, como Metallica e Slipknot, o fato se mantém notável por ter feito o metal soar mais alto na época do auge do grunge. Como Vinnie Paul disse à revista 'Rolling Stone' americana: "As pessoas faziam qualquer coisa para classificar a banda delas de outra coisa - "alternativo" ou outro nome - apenas para não serem jogadas na categoria heavy metal. E nós carregávamos esta bandeira. Este disco foi muito extremo se comparado com qualquer outra coisa que tenha sido lançada naquela época".
No último sábado (20), este sétimo álbum do Pantera completou 20 anos. Para comemorar a data, amanhã (25) será lançada uma edição especial: o "Far Beyond Driven: 20th Anniversary Edition". O disco duplo terá versões remasterizadas das músicas, juntamente com a gravação da performance ao vivo da banda no "Monsters of Rock" de 1994, em Donington (Reino Unido), com alguma das faixas favoritas dos fãs, como "Walk", "Fucking Hostile" e "Cowboys from Hell". Segundo Vinnie Paul, o "Monsters of Rock" foi um dos 312 shows que a banda fez em 1994.
"Far Beyond Driven" marcou um aumento na agressividade no som da banda, ao mesmo tempo que a personalidade de Phil Anselmo começou a se destacar em vocais com timbres mais graves e violentos e sem os gritos agudos. Este também foi o primeiro álbum em que o guitarrista "Diamond Darrell Abbott" passou a ser creditado como "Dimebag Darrell".
Se você quer saber outras curiosidades sobre esse álbum é só clicar na imagem abaixo para ver em tamanho maior.
Pessoalmente, embora eu já conhecesse algumas músicas do Pantera antes, esse foi o primeiro álbum da banda que ouvi inteiro e posso dizer que mudou a minha vida há alguns anos. Os riffs de guitarra de "5 Minutes Alone" e "I'm Broken" são matadores e, por tocar bateria, no momento em que ouvi o pedal duplo feito por Vinnie Paul em "Becoming", a minha percepção sobre música chegou a outro patamar. Hoje eu afirmo, sem dúvidas, que o Pantera é a minha banda favorita. Não é a toa que eu tenho o CFH tatuado no meu braço junto com a frase "Stronger Than All" da música "Strength Beyond Strength", que também faz parte deste álbum.
"Far Beyond Driven" não é o meu CD preferido do Pantera, mas com certeza, abriu as portas e os meus ouvidos para um novo mundo, e portanto, é uma honra escrever este post.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
AC/DC anuncia show extra em São Paulo para o dia 28 de fevereiro; ingressos estão à venda
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
Pistas a distâncias diferentes e com mesmo preço no show do AC/DC? Entenda
Slash dá a sua versão para o que causou o "racha" entre ele e Axl Rose nos anos noventa
A banda que mais pode repetir sucesso do Iron Maiden, segundo Steve Harris
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
Cinco clássicos dos anos 90 que ganharam versões heavy metal
A música do Yes que Mike Portnoy precisou aprender e foi seu maior desafio
O "detalhe" da COP30 que fez Paul McCartney escrever carta criticando o evento no Brasil
Como James Hetfield, do Metallica, ajudou a mudar a história do Faith No More
O disco que custou menos de 7 mil dólares e ficou marcado para sempre na história do Rock
A ideia dada por Shawn para máscara de Eloy e recusada por ser "meio Harry Potter"
O clássico dos Mamonas Assassinas que apresenta referências de Rush e Dream Theater


O poderoso riff do Pantera que teria sido criado por James Hetfield (há controvérsias)
Ace Frehley ficou assustado ao ver seu rosto no caixão de Vinnie Paul
O pior disco da "fase porrada" do Pantera, de acordo com a Revolver Magazine
O álbum do Megadeth que mudou a vida de Dimebag Darrell
O álbum do Megadeth que mudou a vida de Phil Anselmo, segundo David Ellefson
Para Mike Portnoy, Sepultura ajudou a carregar a bandeira do metal nos anos 90
Os três baixistas que influenciaram o saudoso Canisso, do Raimundos
João Gordo revela que preferiu evitar reencontro com Phil Anselmo durante festival



