Pantera: edição especial e curiosidades do "Far Beyond Driven"

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Jean Forrer, Fonte: Pinouvido
Enviar correções  |  Ver Acessos

O Pantera alcançou um grande marco em 1994 com o lançamento de "Far Beyond Driven": o álbum estreou em 1º lugar na Billboard 200. Mesmo comparado à outras bandas pesadas que também conseguiram esta façanha, como Metallica e Slipknot, o fato se mantém notável por ter feito o metal soar mais alto na época do auge do grunge. Como Vinnie Paul disse à revista 'Rolling Stone' americana: "As pessoas faziam qualquer coisa para classificar a banda delas de outra coisa - "alternativo" ou outro nome - apenas para não serem jogadas na categoria heavy metal. E nós carregávamos esta bandeira. Este disco foi muito extremo se comparado com qualquer outra coisa que tenha sido lançada naquela época".

Zakk Wylde: guitarrista mantém aberta chance de fazer tour de homenagem ao PanteraAlice in Chains: mensagem subliminar na capa de "The Devil Put Dinosaurs Here"

No último sábado (20), este sétimo álbum do Pantera completou 20 anos. Para comemorar a data, amanhã (25) será lançada uma edição especial: o "Far Beyond Driven: 20th Anniversary Edition". O disco duplo terá versões remasterizadas das músicas, juntamente com a gravação da performance ao vivo da banda no "Monsters of Rock" de 1994, em Donington (Reino Unido), com alguma das faixas favoritas dos fãs, como "Walk", "Fucking Hostile" e "Cowboys from Hell". Segundo Vinnie Paul, o "Monsters of Rock" foi um dos 312 shows que a banda fez em 1994.

"Far Beyond Driven" marcou um aumento na agressividade no som da banda, ao mesmo tempo que a personalidade de Phil Anselmo começou a se destacar em vocais com timbres mais graves e violentos e sem os gritos agudos. Este também foi o primeiro álbum em que o guitarrista "Diamond Darrell Abbott" passou a ser creditado como "Dimebag Darrell".

Se você quer saber outras curiosidades sobre esse álbum é só clicar na imagem abaixo para ver em tamanho maior.

Pessoalmente, embora eu já conhecesse algumas músicas do Pantera antes, esse foi o primeiro álbum da banda que ouvi inteiro e posso dizer que mudou a minha vida há alguns anos. Os riffs de guitarra de "5 Minutes Alone" e "I'm Broken" são matadores e, por tocar bateria, no momento em que ouvi o pedal duplo feito por Vinnie Paul em "Becoming", a minha percepção sobre música chegou a outro patamar. Hoje eu afirmo, sem dúvidas, que o Pantera é a minha banda favorita. Não é a toa que eu tenho o CFH tatuado no meu braço junto com a frase "Stronger Than All" da música "Strength Beyond Strength", que também faz parte deste álbum.

"Far Beyond Driven" não é o meu CD preferido do Pantera, mas com certeza, abriu as portas e os meus ouvidos para um novo mundo, e portanto, é uma honra escrever este post.



GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção NotíciasTodas as matérias sobre "Pantera"


Zakk Wylde: guitarrista mantém aberta chance de fazer tour de homenagem ao PanteraZakk Wylde
Guitarrista mantém aberta chance de fazer tour de homenagem ao Pantera

Clube da Música: a trágica morte de Dimebag Darrell (vídeo)Pantera: as bandas relacionadas ou derivadas do grupo texano.Canal Rodz Online: Phil Anselmo vs Irmãos Abbott (vídeo)

Pantera: Phil Anselmo toparia tour tributo ao lado de Rex Brown e Zakk WyldePantera
Phil Anselmo toparia tour tributo ao lado de Rex Brown e Zakk Wylde

Dimebag Darrell: namorada fala sobre a vida e a morte do músicoDimebag Darrell
Namorada fala sobre a vida e a morte do músico

Pantera: Namorada de Dimebag explica porque Anselmo não foi ao enterroPantera
Namorada de Dimebag explica porque Anselmo não foi ao enterro

Racismo: Gritar Black Power não é a mesma coisa que gritar White PowerRacismo
Gritar "Black Power" não é a mesma coisa que gritar "White Power"


Alice in Chains: mensagem subliminar na capa de The Devil Put Dinosaurs HereAlice in Chains
Mensagem subliminar na capa de "The Devil Put Dinosaurs Here"

Ultimate Guitar: as 28 canções mais sombrias de todos os temposUltimate Guitar
As 28 canções mais sombrias de todos os tempos

Megadeth: Dave explica por que não tocar The ConjuringMegadeth
Dave explica por que não tocar "The Conjuring"

Black Sabbath: o dia em que Tony Iommi quase matou Bill WardBlack Sabbath
O dia em que Tony Iommi quase matou Bill Ward

Helter Skelter: a música que Charles Manson roubou dos BeatlesHelter Skelter
A música que Charles Manson "roubou" dos Beatles

Rockstars: o quanto a carreira do pai pode influenciar a do filho?Rockstars
O quanto a carreira do pai pode influenciar a do filho?

Rudy Sarzo: Devo minha carreira a Sharon Osbourne, Ozzy Osbourne e Randy RhoadsRudy Sarzo
"Devo minha carreira a Sharon Osbourne, Ozzy Osbourne e Randy Rhoads"


Sobre Jean Forrer

Publicitário por formação e jornalista por profissão, trabalha transformando informação em arte. Além disso, é baterista há 14 anos e viciado em música.

Mais matérias de Jean Forrer no Whiplash.Net.