Pantera: edição especial e curiosidades do "Far Beyond Driven"
Por Jean Forrer
Fonte: Pinouvido
Postado em 24 de março de 2014
O Pantera alcançou um grande marco em 1994 com o lançamento de "Far Beyond Driven": o álbum estreou em 1º lugar na Billboard 200. Mesmo comparado à outras bandas pesadas que também conseguiram esta façanha, como Metallica e Slipknot, o fato se mantém notável por ter feito o metal soar mais alto na época do auge do grunge. Como Vinnie Paul disse à revista 'Rolling Stone' americana: "As pessoas faziam qualquer coisa para classificar a banda delas de outra coisa - "alternativo" ou outro nome - apenas para não serem jogadas na categoria heavy metal. E nós carregávamos esta bandeira. Este disco foi muito extremo se comparado com qualquer outra coisa que tenha sido lançada naquela época".
No último sábado (20), este sétimo álbum do Pantera completou 20 anos. Para comemorar a data, amanhã (25) será lançada uma edição especial: o "Far Beyond Driven: 20th Anniversary Edition". O disco duplo terá versões remasterizadas das músicas, juntamente com a gravação da performance ao vivo da banda no "Monsters of Rock" de 1994, em Donington (Reino Unido), com alguma das faixas favoritas dos fãs, como "Walk", "Fucking Hostile" e "Cowboys from Hell". Segundo Vinnie Paul, o "Monsters of Rock" foi um dos 312 shows que a banda fez em 1994.
"Far Beyond Driven" marcou um aumento na agressividade no som da banda, ao mesmo tempo que a personalidade de Phil Anselmo começou a se destacar em vocais com timbres mais graves e violentos e sem os gritos agudos. Este também foi o primeiro álbum em que o guitarrista "Diamond Darrell Abbott" passou a ser creditado como "Dimebag Darrell".
Se você quer saber outras curiosidades sobre esse álbum é só clicar na imagem abaixo para ver em tamanho maior.
Pessoalmente, embora eu já conhecesse algumas músicas do Pantera antes, esse foi o primeiro álbum da banda que ouvi inteiro e posso dizer que mudou a minha vida há alguns anos. Os riffs de guitarra de "5 Minutes Alone" e "I'm Broken" são matadores e, por tocar bateria, no momento em que ouvi o pedal duplo feito por Vinnie Paul em "Becoming", a minha percepção sobre música chegou a outro patamar. Hoje eu afirmo, sem dúvidas, que o Pantera é a minha banda favorita. Não é a toa que eu tenho o CFH tatuado no meu braço junto com a frase "Stronger Than All" da música "Strength Beyond Strength", que também faz parte deste álbum.
"Far Beyond Driven" não é o meu CD preferido do Pantera, mas com certeza, abriu as portas e os meus ouvidos para um novo mundo, e portanto, é uma honra escrever este post.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Cinco discos de heavy metal que são essenciais, segundo Prika Amaral
A música "mais idiota de todos os tempos" que foi eleita por revista como a melhor do século XXI
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Como é a estrutura empresarial e societária do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
O clássico que é como o "Stairway to Heaven" do Van Halen, segundo Sammy Hagar
O polêmico álbum de Metal que Geezer Butler gostaria de ter escrito
Derrick Green explica por que seu primeiro disco com o Sepultura se chama "Against"
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
Matt Sorum admite que esperava mais do Velvet Revolver
Metal Hammer coloca último disco do Megadeth entre os melhores da banda no século XXI
Por que David Gilmour é ótimo patrão e Roger Waters é péssimo, segundo ex-músico
Derrick Green relembra rejeição às músicas novas do Sepultura na turnê de 1998 com o Slayer
O melhor compositor de rock de todos os tempos, segundo Elton John
A única banda de rock nacional que derrota os Paralamas para Pedro Bial
A balada criada em menos de uma hora que ultrapassou meio bilhão de plays no Spotify
Rudolf Schenker, do Scorpions, diz que baterista James Kottak era uma pessoa fantástica
O grave erro de Kiko Zambianchi aos 15 anos que o inspirou a compor "Primeiros Erros"


As melhores músicas de heavy metal de cada ano, de 1970 a 2025, segundo o Loudwire
Loudwire lista álbuns de rock e metal que completam 30 anos em 2026; "Roots" fica de fora
"Parecia Def Leppard ou Bon Jovi": vocalista explica recusa a convite do Pantera
A música do Machine Head inspirada em fala racista de Phil Anselmo
O profundo significado de "tomar banho de chapéu" na letra de "Sociedade Alternativa"
O que significa "frequentar as festas do Grand Monde", cantado por Cazuza em "Ideologia"



