Rock: uma avalanche de boas bandas a partir de 2000

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Flávio Siqueira
Enviar Correções  

A partir dos anos 60, o mundo viu nascerem bandas de qualidade incontestável. Grupos de rock que trouxeram inovações sonoras, letras criativas, experimentalismo, uso magistral de teclados, guitarras furiosas e melódicas, linhas vocais agressivas, baixos gordurosos e baterias técnicas com admirável feeling. Desde o Cream do mítico Eric Clapton, passando pelo feérico som do Pink Floyd, culminando na rebeldia punk do The Clash até a força heavy metal e a onda grunge dos anos 90 — que já engatinhava no final dos anos 80 —, o rock parece que caminhou bem até começar a respirar com ajuda de aparelhos a partir dos anos 2000.

publicidade

Parece que uma sombra enorme pairou sobre a sonoridade roqueira, muitos apreciadores do estilo ficaram com aquela sensação de que não surgiram mais bandas de qualidade depois que o último grupo cooptado pelo mainstream, o Pearl Jam, suavizou suas canções, retirou o som pesado dos primeiros álbuns. O fato é que sim, surgiram ótimos grupos a partir de 2000. O problema é que tais grupos não são ovacionados pela mídia como ocorria com boas bandas em décadas passadas. A lógica é muito clara: sem visibilidade não há reconhecimento — e daí vemos o número crescente de bandas independentes. O número de bandas que fazem um som digno é grande. Exatamente por isso, resolvi listar alguns grupos que farão você lembrar que o rock não respira através de aparelhos. Por enquanto, esqueça os medalhões do rock. Observem que algumas bandas podem ter surgido um pouco antes de 2000, mas continuaram a fazer um belo trabalho depois dos anos 90.

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade



Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Ozzy Osbourne: Fim do Guns foi a maior tragédia do rockOzzy Osbourne
Fim do Guns foi a maior tragédia do rock

Freddie Mercury: veja a primeira foto do cantor no palco, ainda nos anos sessentaFreddie Mercury
Veja a primeira foto do cantor no palco, ainda nos anos sessenta


Sobre Flávio Siqueira

Nascido e criado em Brasília, aos 14 anos pegou emprestado um "The Best of" do Pink Floyd. O choque foi tão grande que resolveu aprender guitarra somente para executar o solo de "Time". De lá pra cá vem estudando guitarra e apreciando bandas de stoner, grunge e rock progressivo, além de muito blues e algumas coisas de jazz e música erudita. Atualmente toca guitarra numa banda que mescla influências de stoner, grunge e uma pitada de rock psicodélico.

Mais matérias de Flávio Siqueira no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin