In Flames: Vocalista Anders Fridén fala sobre o novo álbum
Por William Gomes
Fonte: In Flames Brasil
Postado em 13 de junho de 2014
Como todos sabem (ou pelo menos os fãs), o In Flames lançará seu 11º álbum "Siren Charms", nos EUA em 09 de setembro via Sony/RED. O CD foi gravado no Hansa Studios (David Bowie, Depeche Mode, U2) em Berlim, Alemanha. Um single, "Rusted Nail", será lançado amanhã (13). A arte da capa foi criada por Blake Armstrong (Space Boy Comics) e pode ser vista abaixo.
No dia 10 de junho, o vocalista Anders Fridén conversou com o pessoal do HC Sanomat da Finlândia, sobre o próximo álbum. Você pode assistir a conversa abaixo.
Sobre se o processo de gravação do novo álbum foi relativamente "normal".
"Eu não acho que nós fazemos gravações típicas. Cada álbum é um pouco diferente, e desta vez será mais diferente, porque o estúdio que tínhamos em Gotemburgo foi vendido, então tivemos que ir para outro lugar... E a escolha... foi em Berlim e as gravações no Hansa Studios, que é um estúdio clássico e com muita história. Eu estive lá no início do ano passado, e quando cheguei em casa, eu disse aos meninos: 'Este é o lugar onde eu quero gravar o novo álbum.' E eles foram todos a favor da ideia.
No verão passado, o último show que fizemos foi no Summer Breeze [festival na Alemanha]... Nós fizemos outro show em Estocolmo, mas o último show oficial que fizemos foi no Summer Breeze. Depois disso, começamos a escrever imediatamente em seguida. Tivemos algumas semanas de folga, e, em seguida, no início de novembro, entramos no estúdio e gravamos por seis semanas. E foi difícil, foi difícil, porque essa era a metade do tempo que tivemos para fazer o álbum anterior. Era quase intencional, pois queria ver se a pressão poderia acrescentar algo ao álbum. E a mixagem teve início em Janeiro e aqui nós estamos falando sobre isso. Me sinto muito bem agora que temos uma certa folga e eu estou super satisfeito com o resultado. É um novo passo para o In Flames. As pessoas vão encontrar o típico In Flames e eles vão encontrar algo novo. Acho que há um pouco para todos."
Sobre o In Flames ter um novo objetivo em mente para o novo álbum:
"Nós não temos um plano certeiro, para ser honesto. Nós apenas tentamos criar o melhor álbum possível que pudermos no momento em que estamos em nossas vidas atualmente. Portanto, nunca olhamos para outras bandas ou quaisquer gêneros e falamos, 'Oh, isso é o que quero fazer.' Quero dizer, nós fomos para Berlim por uma razão, para aquele estúdio especifico, para ver se tirávamos um pouco de energia a partir dele. A pressão, realmente aconteceu... Tivemos algumas ideias e estruturas e trechos de músicas. As primeiras duas semanas, nós colocamos tudo junto, mas eu não tinha nada... Eu não tinha melodias vocais, sem letras, sem nada e eu queria ver se eu poderia entregar tudo isso, mesmo sob pressão e o que isso faria comigo como compositor. Assim, eu tive que buscar inspiração em alguma coisa, então eu estava assistindo a um monte de documentários sobre pessoas em situações realmente péssimas, um monte de documentários relacionados com drogas e assim por diante. E a partir daí, não há tanta tristeza e desespero, mas há uma esperança boa, para ficar longe de toda a miséria. Há amor e há ódio, e eu meio que usei isso. Então o título, 'Siren Charms', que é como uma criatura feminina que canta canções agradáveis e atrai marinheiros para as profundezas. E eu usei esse tipo de imagem para descrever algo na vida que vai encantá-lo, e ela simboliza a parte boa e a parte má, por assim dizer. Então, ela esta em todo o álbum e todo o tema do álbum, se há um tema. E todas as músicas são diferentes em torno deste tema. Não são canções muito felizes .... Eu acho que tem um tom triste ou algo assim. Ele [o álbum] foi criado sob um monte de emoções, estresse e inspiração, bem como, devido a essa pressão do tempo, mas era para ser assim. Eu me odiava no final da gravação, por causa disso. Eu estava tipo, 'Por que me colocar nessa situação?' Mas, ao final do dia, eu estava feliz por tudo que havia feito."
Sobre como "Rusted Nail" foi escolhido para ser o primeiro single do novo álbum:
"Todas as canções, para mim, são grandes pela primeira vez. Porque geralmente, eu sou, tipo, 'OK, esta é a única, este é o clipe, é assim que tudo deve ser e tanto faz.' E agora, era algo tipo 'Eu não posso escolher, deixo com vocês [a Gravadora]. Vocês decidem.' E eu acho que eles escolheram 'Rusted Nail' porque mostra onde estamos hoje, e é uma boa descrição para o álbum. Ele tem um pouco disso e um pouco daquilo. Para mim, você poderia escolher qualquer música, eu gosto de todas."
Sobre se ele considera "Siren Charms" uma progressão natural a partir de 2011 e o "Sounds Of A Playground Fading":
"Para mim, sim, com certeza! Cada álbum é igualmente importante e, se não fosse por The Jester Race [1996], Clayman [2000] ou Sounds Of A Playground Fading, não teríamos 'Siren Charms'. Então, para mim, é uma progressão natural. Existe um espaço de 3 anos entre este e o último álbum, e este é o lugar onde estamos hoje. Então, para mim, é totalmente natural. Pode não ser tão natural para algumas pessoas, mas é a decisão de cada um."
Lista de músicas de 'Siren Charms'
01. In Plain View
02. Everything’s Gone
03. Paralyzed
04. Through Oblivion
05. With Eyes Wide Open
06. Siren Charms
07. When The World Explodes
08. Rusted Nail
09. Dead Eyes
10. Monsters In The Ballroom
11. Filtered Truth
Outras matérias e novidades sobre o In Flames, vocês podem conferir na fanpage brasileira da banda, no link abaixo.
http://www.facebook.com/InFlamesBrasil
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps