Eluveitie: "Nosso fan-club é provavelmente o mais dedicado do mundo"
Por Gisela Cardoso
Fonte: Horns Up
Postado em 31 de julho de 2014
Em entrevista ao site brasileiro Horns Up, Chrigel Glanzmann falou sobre o mais recente álbum do Eluveitie, "Origins", e toda a mitologia que cerca as fabulosas letras desta incrível banda.
Matéria originalmente publicada em:
http://hornsup.com.br/v2/eluveitie-nosso-fan-club-e-provavelmente-o-mais-dedicado-mundo/
HORNS UP – "Origins" é o sexto álbum de estúdio da banda. Como fora o processo de composição e os objetivos que você tinha em mente quando iniciou todo o processo?
Chrigel – Honestamente, nós não temos objetivo quando escrevemos nossas músicas. Exceto em se tornar melhor, musicalmente. Além disso, eu sempre tenho objetivo ao escrever música: expressar um conteúdo lírico musicalmente, criar atmosferas e expressar emoções.
HORNS UP – Este novo esforço foi gravado novamente no New Sound Studio com o produtor, Tommy Vtterli. Por que você decidiu manter esta escolha?
Chrigel – Basicamente por ser a melhor opção para nós. Tommy é um dos melhores engenheiros em minha opinião. Ele nos conhece, sabe dos desafios da nossa música, nossos instrumentos e tudo que nos cerca de uma forma bastante ampla. E portanto, nós conhecemos ele e como ele trabalha. Ao longo dos anos nós nos tornamos amigos em uma forma mais pessoal.
HORNS UP – Você havia comentado que este álbum possui um tema sobre a mitologia Celta e você obteve cooperação com vários cientistas e diversas universidades. Logo, de onde veio esta ideia?
Chrigel – A cultura e história Celta é o que faz o Eluveitie ser o que somos. E claro, a mitologia Celta é um importante assunto. Enquanto estávamos focados em nossos relatos históricos (como as guerras Gaulesas, por exemplo) nos últimos álbuns, nós pensamos que era hora de adentrar na mitologia e espiritualidade dos Celtas novamente (pela primeira vez desde "Evocation I").
HORNS UP – A arte de "Origins" é bastante bonita e interessante. Em sua opinião, como é transmitido todo o conceito por trás do álbum através desta arte?
Chrigel – Obrigado! Bem, como mencionei, "Origins" lida com a mitologia e espiritualidade Celta. A partir do momento em que a ideia básica do álbum nasceu, era claro que nós queríamos algo simples, um pouco abstrata e mistico em nossa arte de capa. Nós queríamos algo emblemático, algo que representasse e expressasse o conteúdo lírico do álbum. Mesmo assim, não fora algo fácil de se conseguir. Eu digo, se "Origins" fosse um álbum conceitual sobre a religião católica, por exemplo, quando poderíamos ter imaginado um crucifixo na capa, haha.. Teria sido muito fácil. Mas, na cultua Celta? Não há símbolo que se destaque para a mitologia ou espiritualidade. Eu procurei intensamente e trabalhei em conjunto com a universidade de Zurich (onde sou amigo de um professor especialista na cultura e arte Celta). No fim, tudo voltou ao deus Celta Sucellos. O álbum lida com contos etiológicos da antiga Gália. E nesses temas mitológicos, Sucellos aparece uma várias vezes (mesmo que muitas vezes apenas em teses cientificas, uma vez que os nomes divinos não eram escritos pelos Celtas – tudo permanece muito misterioso). Muitas estátuas de Sucellos foram encontradas em escavações arqueológicas. Em uma dessas Sucellos é representado como uma espécie de auréola – uma espécie de meia-roda em forma de sol, que é composto de várias marretas, como uma que ele costuma carregar em suas mãos. E portanto, este símbolo é que você vê na capa de "Origins".
HORNS UP – Quais as diferenças entre "Origins" e "Helvetios"?
Chrigel – Além do fato de que "Helvetios" é um álbum conceitual com uma história contínua (logo, todas as faixas estão conectadas), e isso não ocorre com "Origins", eu acho que as diferenças são basicamente a natureza músical. Nós nos desenvolvemos como uma banda e "Origins" representa o que somos hoje. Logo antes de iniciar o processo de composição de "Origins" nós finalizamos nossa maior turnês – "The Helvetions World Tour" que durou 2 anos e meio. E nestes 2 anos e meio nós não fizemos nada além de tocar nossos instrumentos, centenas de shows em todo o mundo e praticar. Todos nós crescemos como músicos. E eu acho que isso é perceptível neste novo álbum. Musicalmente ele está em um nível maior do que tudo que já realizamos. Também é possível dizer que a música está um pouco mais complexa, além de soarmos um pouco mais pesado e agressivo.
HORNS UP – Eluveitie não conta mais com Meri Tadic em sua formação. Como você encarou isso? Esta decisão dela foi uma surpresa pra você?
Chrigel – É claro que foi um golpe duro. Quero dizer, Meri estava conosco há 11 anos! Mas, felizmente, não foi uma surpresa. 11 anos é um longo período e às vezes você precisa fazer uma mudança em sua vida. Meri estava pensando nisso por um bom tempo e uma vez que ela decidiu, ela nos contou cedo o suficiente para procurar um sucessor.
HORNS UP – Como você conheceu Nicole Ansperger? Ela participou do processo de criação do novo álbum?
Chrigel - Na verdade, um amigo em comum nos colocou em contato com ela! Quando ela veio ao nosso ensaio, Nicole simplesmente nos impressionou. Ela provavelmente foi a melhor coisa que nos aconteceu. Mas ainda, sou eu quem basicamente escreve as música do Eluveitie (junto com Ivo), portanto ela não participou do processo. Mas, ela é talentosa e possui muitos anos de experiência. Seu modo energético de tocar é definitivamente algo que enriquece as músicas presentes em "Origins".
HORNS UP – Vocês realizaram vários shows no Brasil através dos anos. Como você descreve a sua relação com os brasileiros?
Chrigel – Incrível, eu diria! Uma coisa que eu preciso realmente mencionar: nosso fan club Brasileiro é provavelmente o mais dedicado do mundo! Estes garotos e garotas são simplesmente incríveis.
HORNS UP – Já podemos esperar um retorno ao Brasil?
Chrigel – Claro! Mas ainda não há datas confirmadas. A "Origins World Tour" ainda esta sendo planejada.
HORNS UP - Obrigado pela entrevista! Fique a vontade para enviar uma mensagem aos seus fãs brasileiros.
Chrigel – Bem, muito obrigado por esta entrevista! E obrigado a todos os leitores pelo interesse no Eluveitie e pelo seu suporte. Mal podemos esperar para voltar ao Brasil – espero vê-los em breve.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música dos Rolling Stones, segundo a Paste Magazine
Tony Iommi segue com planos de remixar "Born Again", do Black Sabbath
Aos 78 anos, Tony Iommi (Black Sabbath) reconhece não ter mais condições de realizar turnês
"From The Dark"; "apenas" um disco solo de Tony Iommi que evoca o Black Sabbath com Dio
A música do Van Halen que desagradou fãs antigos, mas fez gravadora sentir cheiro de dinheiro
"From the Dark", novo álbum de Tony Iommi, é lançado
A melhor música dos Ramones, em lista da Paste Magazine
"Sou cristão": Billy Corgan explica o que o faz manter amizade com Marilyn Manson
"Accident of Birth", de Bruce Dickinson, é lançado em versão remixada
Tony Iommi ficou em choque ao ver Ozzy durante ensaios para último show do Black Sabbath
O álbum do Metallica que tem Kirk Hammett como ponto mais fraco, segundo Gastão
A melhor música que o Megadeth lançou no século XXI, segundo Mateus Ribeiro
A música do Metallica que desencadeou a batalha contra o Napster
Stewart Copeland revela que clima tenso não amenizou durante reunião do Police
A humilhação que Ozzy Osbourne sofreu num show e Tony Iommi jamais esqueceu
Aimee Osbourne: por que a filha de Ozzy não quis participar do "The Osbournes"
A banda de metal que faz show pra 7 mil nos EUA e no Brasil não levaria quase ninguém
A banda de rock dos anos 1980 que vendeu 4700 ingressos em SP e só 219 no RJ

5 músicas de metal com refrãos feitos na medida para você pular sem parar
Suíça: 10 grandes bandas de rock and roll e metal que surgiram na terra dos relógios
Os 10 vídeos com mais reproduções no canal da Nuclear Blast no YouTube



