Detonator: Bruno Sutter conta tudo sobre a faixa "Metaleiro"
Por Richard Navarro
Fonte: BMU / ASE Press Music
Postado em 25 de setembro de 2014
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Em conversa com a ASE, Bruno Sutter faz um verdadeiro Raio X de "Metal Folclore: The Zueira Never Ends...", o primeiro álbum da carreira solo de seu personagem Detonator, após o Massacration. Para começar, ele revela todos os detalhes e curiosidades sobre a faixa de abertura do álbum, que leva o sugestivo título "Metaleiro" e está há duas semanas em 1º lugar como a música mais compartilhada no Spotify, o aplicativo que revolucionou a forma de escutar músicas no computador e dispositivos móveis, por meio de streaming.
Confira "Metaleiro", por Bruno Sutter:
"Essa música nasceu depois que eu vi o produtor e integrantes de uma banda de rock muito conhecida dos Estados Unidos terem tratado muito mal os fãs que pagaram uma grana preta para vê-los no ‘Meet n Greet’ em um festival em São Paulo em 2013. Isso me fez rever os conceitos de usar o inglês no disco.
Se metal nos Estados Unidos e na Europa está capenga, o mínimo que esses caras teriam que ter tido era gratidão por tocar em um país que as pessoas amam o metal. Por isso quis levantar a bandeira de termos orgulho de nossa pátria e de nossa língua. ‘Se quem nasce no Brasil é brasileiro, quem cresce no metal é metaleiro!’.
Na primeira música eu queria uma atmosfera bem patriótica pro disco, porque a letra da ‘Metaleiro’ é uma coisa que envolve a gente resgatar a nossa vontade de querer ser brasileiro. E o Heavy Metal não tem muito disso. Muito pelo contrário, a gente nega muito ser brasileiro.
Ainda mais nas letras em inglês, tem esse preconceito de não cantar em português. É uma coisa que me incomodou ultimamente, muito. Então nesse disco eu quis juntar a letra com a música de uma forma muito definitiva.
Cada música tem muito a ver com a letra. Nesse disco eu fiz primeiro as letras, para depois fazer as músicas. A ‘Metaleiro’ tem uma pegada bem patriótica e ao mesmo tempo uma pegada bem agressiva, com o refrão bem fácil, pra não sair da cabeça. O refrão ‘Sou metaleiro, com muito orgulho, com muito amor’ foi feito até primeiro do que a música. E o riff principal é a transformação de um riff de forró (tan, taran, ran ran...) num riff de Heavy Metal.
Quem faz o solo é o Rafael Bittencourt. Eu pedi pra ele fazer um solo em dois tempos. Como a primeira parte do solo é numa tonalidade ‘maior’, eu pedi pra ele fazer mais alegrinho, numa pegada meio Angra, ter um baião, alguma coisa assim. E na segunda parte, como vai pra tonalidade ‘menor’, pedi pra ele fazer uma coisa mais séria, mais rápida.
E quem toca baixo nessa música é o Felipe Andreoli, que foi um cara super legal de ter participado. Todas as participações não cobraram nada para participar, foram todos hiper solícitos. E o Felipe é meu amigo de um tempo já, e foi muito bom ter ele no disco.
Ah! O Thiago Bianchi faz o backing vocal da música, que dá um corpo de voz grave que o Detonator não costuma utilizar. O Detonator não tem uma tessitura grave, então o backing vocal do Thiago deu esse corpo pra música."
Com essas palavras, o artista conclui a primeira parte de suas considerações pessoais sobre o álbum "Metal Folclore: The Zueira Never Ends...", que na próxima semana terão sequência com a análise minuciosa da faixa "Metal Zumbi".
Ciente de que o álbum seria pirateado a qualquer momento, Bruno Sutter se antecipou e o disponibilizou por inteiro em seu canal no youtube. "Já que vão ‘upar’ mesmo, que vocês ouçam no canal do dono do disco!!! Caso vocês gostem, deem uma força porque eu banquei o disco sozinho e sem gravadora. Quem gostar, compre em www.Detonator.com.br", brinca o intérprete de Detonator.
Portanto, para escutar a faixa "Metaleiro" ou o álbum "Metal Folclore" na íntegra, acesse:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps