Babymetal: O "kawaii metal" que conquistou o planeta

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Rafael Testa
Enviar Correções  

A banda japonesa Babymetal é um marco para o metal. É formada por Su-Metal(16 anos), YuiMetal(15), MoaMetal(15), Leda(guitarra), Boh (baixo), Takayoshi Ohmura(guitarra) e Aoyama Hideki(bateria). Pela primeira vez, em muitos anos, o metal está sendo trabalhado com liberdade, criatividade e sendo bem aceito, apesar da grande resistência. Death metal com pop, power metal com eletrônica e linhas de hip hop ... Não há gênero definido, ou seja, não há limitações nas composições. Tudo se resume a diversão. Num gênero tão limitado como o metal(na maioria das vezes pelos próprios fãs), as japonesas vem ganhando relevância mundial com sua inovação e carisma, que vem conquistando fãs de todas as idades e de todos os estilos musicais.

publicidade

No dia 13 de setembro, a banda encerrou a turnê mundial de divulgação de seu disco de estreia auto-intitulado. E nada melhor que terminar uma turnê em sua terra natal. A banda colocou cerca de 8 mil pessoas no centro de convenções Makuhari Messe, no Japão. As guitarras pesadas, os refrões grudentos, a energia das coreografias e a presença de palco das meninas garantiu uma apresentação para ninguém botar defeito. A plateia enlouqueceu! Veja alguns momentos da apresentação, que deixaria qualquer fã de metal de boca aberta.

publicidade

publicidade

Após se apresentarem em shows solo na França e na Alemanha, se aventuraram no Sonisphere, onde dividiram o palco principal do festival com Ghost, Anthrax, Slayer, Iron Maiden e Carcass. O que esperar? A banda simplesmente conquistou a plateia.

publicidade

Perguntado sobre o ponto alto do festival, Jeff Walker, do Carcass disse: "Meu ponto alto foi tirar uma foto com o Babymetal. Eu estou começando a aquecer a ideia do que elas estão fazendo. Sabe, é divertido, como Ghost, pra ser honesto. Algumas pessoas se tornam muito reacionárias em relação a bandas como Ghost ou Babymetal. Elas colocam um sorriso na cara das pessoas. A música é isso, não é? Divertir-se e não ser tão sério."

publicidade

Um caso curioso foi o encontro da banda com o Slayer. Su-Metal disse: "Nós realmente não sabíamos quem eram quando encontramos com eles", gargalhou. "Eu só achei que eram velhinhos gentis. Mas quando assistimos a apresentação do Slayer depois, eles tinham um poder tão brutal, e eu vi que nós tínhamos vivenciado uma experiência realmente especial mais cedo."

publicidade

Questionadas se teria alguma banda que gostariam de gravar uma música juntas, a resposta das três meninas foi a mesma: Metallica!

publicidade

Após o sucesso no Sonisphere, se apresentaram no Heavy Montreal, o maior festival do Canadá. Mais uma apresentação muito bem recebida pela público e da mesma forma que no Sonisphere: a plateia começa desconfiada, mas vai sendo conquistada a cada música até o ápice da apresentação em Ijime Dame Zettai, marcante pela habitual presença do wall of death. Confira na íntegra.

Em seguida, a banda se apresentou nos Estados Unidos. Mais um show com ingressos esgotados.

A artista pop Lady Gaga se interessou pelo trabalho dos japoneses e os convidou para abrir cinco shows de uma turnê nos Estados Unidos.
A americana fez questão de assistir a apresentação na frente do palco, bem a frente da plateia que estava na grade.

Mas o que esperar do futuro da banda?

MoaMetal está aprendendo a tocar guitarra. Talvez participe do segundo disco tocando o instrumento em alguma faixa.

Falando em segundo disco, apresentaram uma música inédita em um show solo no Japão. Piano, solos bem trabalhados, com uma melodia bem bonita. Já dá pra ter uma noção do que esperar.

O sucesso da turnê mundial foi tão grande que Babymetal volta a Londres e Nova Iorque em novembro para apresentações solo. Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos.

publicidade



Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Metallica: Hetfield elege as suas dez músicas favoritas de outras bandasMetallica
Hetfield elege as suas dez músicas favoritas de outras bandas

Rockstars: as filhas mais lindas dos astros do rockRockstars
As filhas mais lindas dos astros do rock


Sobre Rafael Testa

Nascido em Juiz de Fora, Minas Gerais, tem 23 anos, é estudante de sistemas de informação e torcedor fanático do Vasco da Gama e do Tupi Football Club. Se interessou por rock/metal depois do grande tio Roney mostrar-lhe o Iron Maiden. Tem o gosto musical muito variado, curte do thrash metal do Slayer ao metalcore do All That Remains. Acredita que existem bandas boas atualmente e faz questão de apresentá-las.

Mais matérias de Rafael Testa no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin