Avantgarde Metal: cinco álbuns essenciais do estilo
Por Enaldo de Paula
Postado em 30 de março de 2015
Nas duas últimas décadas, desenvolveu-se ao redor do mundo um estilo de metal bastante peculiar e criativo, que vem sendo responsável por uma revitalização do gênero, sobretudo em virtude do elevado grau de originalidade das bandas integrantes do movimento, trata-se do que se convencionou chamar de Avantgarde Metal (seria algo como metal de vanguarda).
Apesar de no Brasil o estilo ainda se encontrar engatinhando e ainda não existir nomes de grande expressão, na Europa, Estados Unidos e Japão, já existem alguns nomes que podem ser citados como medalhões de estilo, como, respectivamente, Diablo Swing Orchestra, Sleeptime Gorilla Museum e Sigh. Contudo o gênero ainda permanece restrito às profundezas do underground, o que é plenamente explicável, haja vista a ausência de intuito comercial das bandas pertencentes ao movimento.
A seguir, segue uma lista com 5 álbuns fundamentais do estilo, altamente recomendáveis àqueles que quiserem iniciar uma jornada pelo mundo do metal de vanguarda.
5 - After (2010) - Ihsahn
O líder, vocalista e guitarrista da banda norueguesa de black metal Emperor, sempre foi conhecido pela sua enorme capacidade criativa, sendo considerando por muitos um verdadeiro gênio musical. Da sua profícua carreira solo, destaca-se o álbum After, um verdadeiro petardo musical. Original, cativante e envolvente.
4 - Choirs of the Eye (2003) - Kayo Dot
Altamente experimental e atmosférica, essa banda americana conseguiu esbanjar beleza e psicodelia em proporções inimagináveis em seu álbum de estréia. Esplendoroso.
3 - In a Flesh Aquarium (2006) - Unexpect
Oriundo do Canadá,o Unexpect é a encarnação do mais puro Avantgarde Metal. Se você que saber exatamente do que se trata o estilo, ouça in a flesh aquarium. Aqui estão presentes todos os elementos caracterizadores do gênero mais desafiador do metal. Altamente complexo, alterna partes ultrapesadas, com linhas melódicas e trechos atmosféricos. Uma verdadeira obra-prima.
2 - Of Natural History (2004)- Sleepytime Gorilla Museum
Mais uma banda americana, esta é, sem dúvida, a mais rock da lista.Tendo como características principais o humor, a irreverência e a ironia, tanto musical como liricamente, a banda faz um som bem particular, extremamente complexo, apesar de possuir uma roupagem mais direta e acessível (para o estilo, é claro).
1 - Sing-Along Songs for the Damnend & Delirious (2009) - Diablo Swing Orchestra
O maior representante atual do Avantgarde Metal, o DSO lançou no final da última década um álbum irrepreensível, marco absoluto do estilo. Transbordando criatividade, o álbum possui uma energia ímpar, conseguindo ser extremamente complexo e divertidíssimo, o que, convenhamos, não é uma tarefa fácil. Aqui se tem literalmente uma orquestra de vanguarda, que mistura metal, rock, jazz, erudito, flamenco, dentre outros vários estilos musicais, de forma assustadoramente coesa,homogênea e harmônica. Genial!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O disco que define o metal, na opinião de Amy Lee, vocalista do Evanescence
O melhor álbum de metal de todos os tempos, segundo Gary Holt do Exodus
O álbum dos Beatles que contou com participação de Jimmy Page na guitarra
Daniel Erlandsson comenta a "treta" entre Kiko Loureiro e o Arch Enemy
Guitarristas querem incluir músicas raras nos próximos shows do Judas Priest
AC/DC chama público argentino de "melhor do mundo", segundo Brian Johnson
Marcelo Bonfá explica fim de projeto com Dado Villa-Lobos
Baterista do Arch Enemy afirma que saída de Alissa White-Gluz não foi uma surpresa
Nevermore estreia nova formação em show na Turquia; veja setlist e vídeos
A banda nova de metal que Bruno Valverde está ouvindo: "Eles são diferenciados"
Vocalista admite ter pedido demissão do Journey antes da atual turnê
Max Cavalera revela o maior mal-entendido sobre sua saída do Sepultura
A pior música de "Appetite for Destruction", de acordo com o Loudwire
O melhor disco de música pesada dos anos 1980, segundo o Loudwire
Tecladista admite ter mentido de propósito sobre reunião do Journey com Steve Perry
Os 4 artistas que melhor misturaram rock e religião, segundo Regis Tadeu
Axl Rose: Texto analisa rivalidade com Kurt Cobain
Rob Halford acha que se Freddie Mercury não fosse gay, o Queen seria uma banda diferente


Como o Iron Maiden, sem querer, mudou o black metal para sempre
Ihsahn detalha conversas com Rob Halford para projeto de black metal: "Falamos disso desde 2001"
Ihsahn alfineta revistas: "detonavam os discos e agora comparam ao Sabbath"



