Avantgarde Metal: cinco álbuns essenciais do estilo
Por Enaldo de Paula
Postado em 30 de março de 2015
Nas duas últimas décadas, desenvolveu-se ao redor do mundo um estilo de metal bastante peculiar e criativo, que vem sendo responsável por uma revitalização do gênero, sobretudo em virtude do elevado grau de originalidade das bandas integrantes do movimento, trata-se do que se convencionou chamar de Avantgarde Metal (seria algo como metal de vanguarda).
Apesar de no Brasil o estilo ainda se encontrar engatinhando e ainda não existir nomes de grande expressão, na Europa, Estados Unidos e Japão, já existem alguns nomes que podem ser citados como medalhões de estilo, como, respectivamente, Diablo Swing Orchestra, Sleeptime Gorilla Museum e Sigh. Contudo o gênero ainda permanece restrito às profundezas do underground, o que é plenamente explicável, haja vista a ausência de intuito comercial das bandas pertencentes ao movimento.
A seguir, segue uma lista com 5 álbuns fundamentais do estilo, altamente recomendáveis àqueles que quiserem iniciar uma jornada pelo mundo do metal de vanguarda.
5 - After (2010) - Ihsahn
O líder, vocalista e guitarrista da banda norueguesa de black metal Emperor, sempre foi conhecido pela sua enorme capacidade criativa, sendo considerando por muitos um verdadeiro gênio musical. Da sua profícua carreira solo, destaca-se o álbum After, um verdadeiro petardo musical. Original, cativante e envolvente.
4 - Choirs of the Eye (2003) - Kayo Dot
Altamente experimental e atmosférica, essa banda americana conseguiu esbanjar beleza e psicodelia em proporções inimagináveis em seu álbum de estréia. Esplendoroso.
3 - In a Flesh Aquarium (2006) - Unexpect
Oriundo do Canadá,o Unexpect é a encarnação do mais puro Avantgarde Metal. Se você que saber exatamente do que se trata o estilo, ouça in a flesh aquarium. Aqui estão presentes todos os elementos caracterizadores do gênero mais desafiador do metal. Altamente complexo, alterna partes ultrapesadas, com linhas melódicas e trechos atmosféricos. Uma verdadeira obra-prima.
2 - Of Natural History (2004)- Sleepytime Gorilla Museum
Mais uma banda americana, esta é, sem dúvida, a mais rock da lista.Tendo como características principais o humor, a irreverência e a ironia, tanto musical como liricamente, a banda faz um som bem particular, extremamente complexo, apesar de possuir uma roupagem mais direta e acessível (para o estilo, é claro).
1 - Sing-Along Songs for the Damnend & Delirious (2009) - Diablo Swing Orchestra
O maior representante atual do Avantgarde Metal, o DSO lançou no final da última década um álbum irrepreensível, marco absoluto do estilo. Transbordando criatividade, o álbum possui uma energia ímpar, conseguindo ser extremamente complexo e divertidíssimo, o que, convenhamos, não é uma tarefa fácil. Aqui se tem literalmente uma orquestra de vanguarda, que mistura metal, rock, jazz, erudito, flamenco, dentre outros vários estilos musicais, de forma assustadoramente coesa,homogênea e harmônica. Genial!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
O melhor baterista de todos os tempos, segundo o lendário Jeff Beck
Jon busca inspiração no Metallica para shows de reunião do Bon Jovi
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
Tuomas Holopainen explica o real (e sombrio) significado de "Nemo", clássico do Nightwish
Gus G explica por que Ozzy ignorava fase com Jake E. Lee na guitarra
As músicas que o AC/DC deve tocar no Brasil, segundo histórico dos shows recentes
A melhor música que Bruce Dickinson já escreveu, segundo o próprio
O melhor disco do Anthrax, segundo a Metal Hammer; "Um marco cultural"
Paisagem com neve teria feito MTV recusar clipe de "Nemo", afirma Tarja Turunen
A única música do Pink Floyd com os cinco integrantes da formação clássica
O clássico do metal que é presença constante nos shows de três bandas diferentes
O solo que Jimmy Page chamou de "nota 12", pois era "mais que perfeito"
Quando Lemmy destruiu uma mesa de som de 2 milhões de dólares com um cheeseburguer
"Como esse sistema podre ainda existe, não faço ideia", diz Bruce sobre streaming
As camisas de bandas de metal mais pesquisadas de cada estado dos EUA
Paul McCartney relembra o dia que Frank Sinatra rejeitou sua música


Como Ihsahn, do Emperor, virou fã do Twisted Sister sem sequer ouvir um disco
A vulnerabilidade do black metal que fascina Ihsahn, do Emperor



