Como o Iron Maiden, sem querer, mudou o black metal para sempre
Por Emanuel Seagal
Postado em 01 de abril de 2026
O vocalista e guitarrista Ihsahn, conhecido por seu trabalho pioneiro com a banda de black metal Emperor, contou como um show do Iron Maiden em 1988 foi o momento decisivo para sua escolha de seguir carreira na música. A declaração foi dada em entrevista à BraveWords.
Iron Maiden - Mais Novidades
Ihsahn explicou que seu interesse pela música começou cedo, mas foi um show específico que mudou tudo. "Bem, quando comecei a tocar guitarra, eu tinha uns dez anos ou algo assim. Eu era muito fã de Twisted Sister e de metal em geral. E eu tinha álbuns do Metallica, Judas Priest, algumas coletâneas, KISS, tudo isso", relembrou o músico.
Para o prolífico músico, tudo mudou em 5 de outubro de 1988, quando seu pai o levou para assistir à turnê do álbum "Seventh Son of a Seventh Son", do Iron Maiden. "Eu tinha apenas 13 anos, mas já era muito dedicado. Eu tinha cabelo comprido e patches do Iron Maiden por toda a minha jaqueta, esse tipo de coisa. E, muito dedicado, eu já tocava em bandas e tal, mas a partir do momento em que Bruce Dickinson entrou pulando no palco, [e ouvi] 'I am he…!', sabe, o começo de 'Moonchild', com a introdução e a pirotecnia - desde aquele momento eu nunca tive um plano B para a minha vida. Literalmente, foi 'É isso que eu vou fazer'", afirmou.
Questionado sobre o apoio da família à sua escolha profissional, considerando que ele não seguiria uma carreira tradicional, Ihsahn explicou o contexto de sua criação. "Acho que eles apreciavam a minha dedicação a isso, e provavelmente também viram muito cedo que não era realmente uma opção para mim fazer outra coisa. É tradição, eu venho de uma fazenda, e era esperado que eu herdasse a fazenda, como meu pai fez, e meu avô fez, já que eu era o mais velho e tudo mais. Mas acho que até meus avós desistiram bem cedo", concluiu.
A decisão de Ihsahn acabaria mudando para sempre a história do metal extremo. Formado na Noruega no início dos anos 90, o Emperor se tornou um dos pilares da segunda onda do black metal. Com álbuns clássicos como "In the Nightside Eclipse" (1994) e "Anthems to the Welkin at Dusk" (1997), a banda revolucionou o gênero ao trazer complexidade ao estilo, incorporando elementos sinfônicos e uma atmosfera grandiosa, influenciando inúmeras bandas até hoje.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
Live anuncia cancelamento de shows no Brasil
20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
A música em que Dio disse ter cantado "como uma garota"
Iron Maiden se manifesta sobre apagão em show de Paris
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
Queen + Adam Lambert acabou? O próprio vocalista responde
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
O clássico que quase foi para o lixo por ser "pop" e parecer música de parque de diversões
Charles Gavin critica Nicolás Otamendi, zagueiro da seleção argentina
Os 20 melhores álbuns lançados em 1999, segundo lista da Metal Hammer
Com a cantora Mona Miari, Roger Waters lança nova versão de "Comfortably Numb"
A música de Dio que ele achava que Ozzy Osbourne não conseguiria cantar
Max Cavalera e Andreas Kisser usaram uma guitarra e uma palheta nas gravações de "Schizophrenia"


As 20 músicas mais subestimadas do Iron Maiden, em lista da Classic Rock
Steve Harris foi único membro do Iron Maiden a receber Paul Di'Anno em show, revela documentarista
A música do Black Sabbath que poderia ter sido do Iron Maiden segundo a Kerrang!
As músicas mais longas de 10 grandes bandas de heavy metal
As músicas menos conhecidas do Iron Maiden que você precisa ouvir, segundo a Kerrang!
A música do Slayer que soa como Iron Maiden em alta velocidade, segundo a Kerrang!
"A banda de abertura mais difícil que já tivemos foi o Guns N' Roses", revela Bruce Dickinson
A banda southern que Steve Harris considera das melhores que abriu para o Iron Maiden
A banda de heavy metal que mais ganhou dinheiro no mundo, segundo Regis Tadeu
O megahit do Iron Maiden que não representa o som da banda, segundo Steve Harris


