Lacrimosa: Stelio Diamantopoulos, o artista das capas
Por Karina Pinotti
Fonte: Lacrimaniacos
Postado em 20 de março de 2015
Stelio Diamantopoulos nasceu em 1967, em Basel, Suíça. Designer gráfico e ilustrador independente, pintou cenários, murais, quadrinhos, temas de filmes, capas de LP e cds, etc. Stelio Diamantopoulos ganhou reconhecimento desde meados da década de oitenta com suas pinturas surrealistas.
Conhecido por ser o artista que faz as capas dos álbuns de estúdio do Lacrimosa e também quem fez o logotipo da banda, na qual tocou baixo para gravações em estúdio nos dois primeiros anos da banda porém nunca tocou em um show pois preferiu dar prioridade a sua carreira como designer. Além de já ter tocado para a banda e fazer as artes das capas também é um grande amigo de Tilo.
Em 2001 pinturas com tema de Aliens impressas em silk em nota de um dólar e uma série de pinturas de automóveis compõem a diversidade de seu trabalho e estilo sempre com projetos diferentes..
Em entrevista Stleio conta sobre o processo de criação de uma capa do Lacrimosa:
Qual é o processo ao fazer uma capa do Lacrimosa ? A ideia de fazê-los em preto e branco foi sua? Qual é a sua capa favorita?
Diamantopoulos: Depende. Às vezes, Tilo tem uma ideia muito específica do que quer, às vezes sou eu, às vezes até mesmo nós falamos por meses para atingir a ideia final, mas nunca a capa é o resultado de algo sem refletir. Você deve sempre ser mais uma peça que se articule perfeitamente com a música e as letras do álbum. Então, estão todos em preto e branco. Eles devem ter o estilo de Lacrimosa. Minha capa favorita... ugh. Como é difícil, talvez a última, uma vez que é muito pessoal e emocional."
A maior parte de suas grandes pinturas emolduradas em óleo, acrílico e técnicas mistas são inspirados no surrealismo, com influências da PopArt, em seu conteúdo crítico e de polarização. Suas opiniões fortes sobre o poder por trás de campanhas publicitárias padronizadas e os retratos de forma a anular qualquer traço de humanidade, tornaram-se comuns, sublinha a desintegração de nosso relacionamento com figuras simbólicas. Seus personagens revelam apenas silhuetas cut-out, como tantas matrizes urbanas.
Começando com a justaposição mais improvável dos elementos da vida quotidiana, a série "Desfrutar da liberdade", "Consumir" e "Made in ..." reivindicam nossa responsabilidade individual como consumidores confrontando propaganda subliminar.
As obras de Diamantopoulos tem sido vistas em Paris, Londres, Genebra, Mônaco, Munique, Colônia, Basiléia, Zurique, Cingapura, Hong Kong, Seul, Nova York e Miami. Eles fazem parte de várias coleções, expôs, sobretudo na Alemanha, Suíça, Itália, Grã-Bretanha, Marrocos, Líbano, Emirados Árabes e EUA. "
PAGINA DO STELIO DIAMANTOPOULOS:
http://www.facebook.com/pages/DIAMANTOPOULOS
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps