Rammstein: o presente e o futuro do sexteto industrial germânico
Por Karen Batista
Fonte: Alternativo Alemão
Postado em 12 de abril de 2015
Fãs de Rammstein de todo o mundo perguntam-se sobre o rumo do sexteto industrial alemão. Mas o fato de não terem lançado nenhum álbum de estúdio desde "Liebe Ist Für Alle Da" em 2009 e de terem feito sua última turnê em 2013 não significa que os integrantes não estejam na ativa, muito pelo contrário.
Dos integrantes Paul Landers (guitarra), Christoph "Doom" Schneider (bateria) e Oliver Riedel (baixo), realmente pouco ou nada relevante tem sido registrado, exceto por um elegante ensaio para a revista de moda e cultura Zoo Magazine (clicados por ninguém menos que Bryan Adams, que além de músico é fotógrafo e dono da publicação), que pode ser conferido aqui:
http://bryanadamsphotography.com/photography/rammstein-zoo-magazine/
Contudo, Till Lindemann (vocal), Richard Z Kruspe (guitarra) e Flake Lorenz (teclado) têm desenvolvido seus projetos paralelos neste meio-tempo.
O primeiro deles foi Richard Z Kruspe, que em 2014 lançou o segundo álbum do seu projeto paralelo Emigrate, "Silent So Long", após um hiato de quase uma década.
No Emigrate, Richard dá total vazão ao seu fluxo criativo - sem quaisquer restrições impostas pela democracia que é o Rammstein - e faz um som bastante pessoal e característico, que não parece em nada com o Rammstein. Neste novo álbum, Richard - que também canta, além de compor e tocar guitarra - conta com parcerias mais do que especiais, do naipe de Marilyn Manson, Lemmy Kilmister (Motörhead), Jonathan Davis (Korn), Frank Dellé (Seeed) e Peaches.
No momento, Richard já trabalha em uma sequência de "Silent So Long", a ser lançada em setembro deste ano. Maiores detalhes sobre o Emigrate - incluindo entrevistas traduzidas com o próprio Richard - podem ser lidos aqui:
http://alternativoalemao.com/tag/emigrate/
Já Till Lindemann une sua voz poderosa e sua criatividade à genialidade e competência de Peter Tägtgren (Pain, Hypocrisy) no projeto Lindemann.
O que era apenas uma brincadeira entre dois companheiros de farras e bebedeiras acabou tornando-se um projeto sério que, apesar de estrear apenas em maio com o álbum "Skills in Pills", já tem um segundo álbum sendo preparado. É possível ler mais e ouvir uma prévia do som do projeto Lindemann aqui:
E finalmente, o tecladista Flake, que também tem seu projeto próprio, mas como escritor! Flake aventura-se no mundo literário com uma autobiografia, "Der Tastenficker - An was ich mich so erinnern kann" (algo como "O Fode-Teclas - sobre o que eu consigo recordar").
Verdadeiro rato de biblioteca com Dostoievski entre seus autores preferidos, Flake tem sido elogiado na Alemanha como autor por retratar com uma luz inusitadamente positiva e vívida a vida na Alemanha Oriental. Atualmente Flake está em turnê, com sessões de leitura e autógrafos de suas memórias. Mais detalhes sobre o livro, além de um trecho do livro traduzido para o português brasileiro podem ser lidos aqui:
http://alternativoalemao.com/tag/der-tastenficker/
Antes que os fãs mais exaltados se indignem com o fato de o Rammstein aparentemente ter sido deixado de lado pelos principais membros da banda, é importante ressalvar que dada a tensão entre os integrantes após tantos anos de convivência quase que diária - em mais de uma ocasião os mesmos descreveram o Rammstein como um "casamento sem sexo entre seis homens" - uma pausa era mais que necessária para evitar o próprio fim da banda.
E por fim, a notícia que todos esperavam: a banda retomará as atividades em outubro deste ano, quando iniciarão os ensaios e a possível pré-produção de um novo álbum.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bruce Dickinson cita o Sepultura e depois lista sua banda "pula-pula" favorita
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Churrasco do Angra reúne Edu Falaschi, Rafael Bittencourt, Kiko Loureiro, Fabio Lione e mais
O que já mudou no Arch Enemy com a entrada de Lauren Hart, segundo Angela Gossow
Max Cavalera celebra 30 anos de "Roots" com dedicatória especial a Gloria Cavalera
Aos 94, "Capitão Kirk" anuncia álbum de metal com Zakk Wylde e Ritchie Blackmore
A maior canção de amor já escrita em todos os tempos, segundo Noel Gallagher
Slash aponta as músicas que fizeram o Guns N' Roses "rachar" em sua fase áurea
Como foi a rápida conversa entre Kerry King e Jeff Hanneman que originou o Slayer
Arch Enemy, o mistério em torno da nova vocalista e os "detetivões" do metal
Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
10 discos de rock que saíram quase "no empurrão", e mesmo assim entraram pra história
Humberto Gessinger e a linha tênue entre timidez e antipatia: quem está certo?
Três "verdades absolutas" do heavy metal que não fazem muito sentido
O álbum dos Beatles que chamou a atenção de Brian Wilson por performance de Paul McCartney
Led Zeppelin e a bateria que ninguém acreditava que um ser humano conseguiria tocar
O maior letrista da geração do rock brasileiro dos anos 1980, segundo Herbert Vianna
Hair Metal: Os maiores cabelos da história do rock pesado


Till Lindemann surpeende fãs com seu novo single natalino "Alles Ändert Sich"
As 10 melhores versões metal de músicas pop dos anos 1980, em lista da Metal Hammer



