Rammstein: o presente e o futuro do sexteto industrial germânico
Por Karen Batista
Fonte: Alternativo Alemão
Postado em 12 de abril de 2015
Fãs de Rammstein de todo o mundo perguntam-se sobre o rumo do sexteto industrial alemão. Mas o fato de não terem lançado nenhum álbum de estúdio desde "Liebe Ist Für Alle Da" em 2009 e de terem feito sua última turnê em 2013 não significa que os integrantes não estejam na ativa, muito pelo contrário.
Dos integrantes Paul Landers (guitarra), Christoph "Doom" Schneider (bateria) e Oliver Riedel (baixo), realmente pouco ou nada relevante tem sido registrado, exceto por um elegante ensaio para a revista de moda e cultura Zoo Magazine (clicados por ninguém menos que Bryan Adams, que além de músico é fotógrafo e dono da publicação), que pode ser conferido aqui:
http://bryanadamsphotography.com/photography/rammstein-zoo-magazine/
Contudo, Till Lindemann (vocal), Richard Z Kruspe (guitarra) e Flake Lorenz (teclado) têm desenvolvido seus projetos paralelos neste meio-tempo.
O primeiro deles foi Richard Z Kruspe, que em 2014 lançou o segundo álbum do seu projeto paralelo Emigrate, "Silent So Long", após um hiato de quase uma década.
No Emigrate, Richard dá total vazão ao seu fluxo criativo - sem quaisquer restrições impostas pela democracia que é o Rammstein - e faz um som bastante pessoal e característico, que não parece em nada com o Rammstein. Neste novo álbum, Richard - que também canta, além de compor e tocar guitarra - conta com parcerias mais do que especiais, do naipe de Marilyn Manson, Lemmy Kilmister (Motörhead), Jonathan Davis (Korn), Frank Dellé (Seeed) e Peaches.
No momento, Richard já trabalha em uma sequência de "Silent So Long", a ser lançada em setembro deste ano. Maiores detalhes sobre o Emigrate - incluindo entrevistas traduzidas com o próprio Richard - podem ser lidos aqui:
http://alternativoalemao.com/tag/emigrate/
Já Till Lindemann une sua voz poderosa e sua criatividade à genialidade e competência de Peter Tägtgren (Pain, Hypocrisy) no projeto Lindemann.
O que era apenas uma brincadeira entre dois companheiros de farras e bebedeiras acabou tornando-se um projeto sério que, apesar de estrear apenas em maio com o álbum "Skills in Pills", já tem um segundo álbum sendo preparado. É possível ler mais e ouvir uma prévia do som do projeto Lindemann aqui:
E finalmente, o tecladista Flake, que também tem seu projeto próprio, mas como escritor! Flake aventura-se no mundo literário com uma autobiografia, "Der Tastenficker - An was ich mich so erinnern kann" (algo como "O Fode-Teclas - sobre o que eu consigo recordar").
Verdadeiro rato de biblioteca com Dostoievski entre seus autores preferidos, Flake tem sido elogiado na Alemanha como autor por retratar com uma luz inusitadamente positiva e vívida a vida na Alemanha Oriental. Atualmente Flake está em turnê, com sessões de leitura e autógrafos de suas memórias. Mais detalhes sobre o livro, além de um trecho do livro traduzido para o português brasileiro podem ser lidos aqui:
http://alternativoalemao.com/tag/der-tastenficker/
Antes que os fãs mais exaltados se indignem com o fato de o Rammstein aparentemente ter sido deixado de lado pelos principais membros da banda, é importante ressalvar que dada a tensão entre os integrantes após tantos anos de convivência quase que diária - em mais de uma ocasião os mesmos descreveram o Rammstein como um "casamento sem sexo entre seis homens" - uma pausa era mais que necessária para evitar o próprio fim da banda.
E por fim, a notícia que todos esperavam: a banda retomará as atividades em outubro deste ano, quando iniciarão os ensaios e a possível pré-produção de um novo álbum.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps