Raul Seixas: ganhando programa especial na TV Brasil
Por Vittória Coutinho
Fonte: Raul Seixas Oficial Fã-Clube
Postado em 30 de agosto de 2015
Raul – "Esse caminho que eu mesmo escolhi…"
Do sucesso ao ostracismo: a trajetória de um dos artistas mais irreverentes da música brasileira. Há 26 anos, morria o cantor Raul Seixas.
O "Caminhos da Reportagem" faz uma homenagem e revê a estrada percorrida por um dos maiores representantes da contracultura brasileira.
Desde a infância de Raul Seixas, a inovação fez parte de sua vida. A paixão pelo rock de Elvis Presley moldou seu estilo. "Ele tinha a carteira número 1 de sócio do fã clube do Elvis… ele era um fã. Inclusive, era muito engraçado, porque quando tocava comigo, ele cantava imitando o Elvis", lembra o amigo e cantor Jerry Adriani.
Influenciado pelo Rei do Baião, Luiz Gonzaga, Raul criou um gênero próprio, como o músico Roberto Menescal observa: "o rock era uma coisa ‘muito rock’ só. Raul acabou. Ele ia no samba, fazia todo tipo de música, fazia um bolero de repente, fazia tudo e tudo era muito bem-feito. Então quebrou com essa coisa, é sambista, é roqueiro, é bossa-nova. Não, ele era tudo… Gênio".
O programa ainda se dedica a contar detalhes do declínio da saúde e da carreira do Maluco Beleza, mas também como isso afetou as pessoas que o rodeavam. A prima Heloísa Seixas faz o contraponto: "Pegam só o lado do oba-oba, sabe? Do grande rebelde que ele era, que gastou o pavio rapidamente, vivendo de forma intensa. Eu acho tudo isso muito bonito, muito romântico, mas eu acho que não se fala do lado dramático que foi pra família, pras pessoas que gostavam dele."
O Caminhos da Reportagem revisita ao "início, o fim e o meio" de um personagem que entrou para a história, como afirmou o diretor Walter Carvalho, que assina um documentário sobre a vida de Raul. O programa ainda traz depoimentos inéditos da filha, Vivian Seixas, dos cantores e Marcelo Nova e Jerry Adriani, do compositor Cláudio Roberto, de ex-mulheres, como Kika e Tânia Menna Barreto, do médico Luciano Stancka (que constatou a morte do músico), de amigos próximos e parceiros musicais que acompanharam o Maluco Beleza em toda a sua estrada.
Reportagem: Tiago Bittencourt
Imagens: Rogerio Verçoza e TVE-BA
Auxiliar técnico: Alexandre Souza
Produção: Pollyane Marques, Sheiliane Silva (BA) e Luci Bruni (BA)
Apoio à produção: Tamila Lapa (DF), Linei Lopes (RJ), Vera Barroso (RJ)
Apoio às imagens: Marcelo Padovan (RJ)
Arte: Dinho Rodrigues
Edição de texto: Anna Karina de Carvalho
Edição de imagem e finalização: Márcio Stuckert e Fábio Almeida
Confira o vídeo com a primeira chamada do programa no link abaixo.
https://www.facebook.com/caminhosdareportagem/videos/vb.469397593070987/1029707130373361/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Por que David Gilmour é ótimo patrão e Roger Waters é péssimo, segundo ex-músico
O melhor compositor de rock de todos os tempos, segundo Elton John
Como está sendo a adaptação de Simon Dawson ao Iron Maiden, de acordo com Steve Harris
Como Charlie Benante conseguiu sua vaga no Anthrax, segundo Scott Ian
Por que não há músicas de Bruce Dickinson em "Somewhere in Time", segundo Steve Harris
Baterista Jay Weinberg deixa o Suicidal Tendencies
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 2000 a 2025
O legado do Iron Maiden, nas palavras do baixista e fundador Steve Harris
O baixista que, para Geddy Lee, está acima de Paul McCartney - e que o próprio Paul não nega
A melhor música de heavy metal lançada em 1986, segundo o Loudwire - não é "Master of Puppets"
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
Foo Fighters realiza primeiro show de 2026; confira setlist e vídeos
O baterista que Neil Peart disse que "não veremos outro igual"
Alchemia - morre o tecladista Wally D'Alessandro
Keith Richards elege o riff mais pesado do blues: "Disse tudo que tinha para ser dito"
Freddie Mercury aprendeu com David Coverdale técnica que veio de produtor do Iron Maiden
O maior disco de Heavy Metal da história para Robert Trujillo; "o álbum supremo para mim"


O bizarro campeonato de futebol entre sósias de Raul Seixas, Elvis Presley e Bob Marley
Como trajetórias de Raul Seixas e Secos & Molhados se cruzaram brevemente
A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava



