Blog do Matias: Porque Júpiter Maçã fará falta
Por Bruce William
Fonte: Blog do Matias
Postado em 23 de dezembro de 2015
O jornalista brasiliense Alexandre Matias publicou na sua página no UOL, o "Blog do Matias", um texto onde fala sobre a morte de Júpiter Maçã, e elege dez momentos emblemáticos do lendário músico gaúcho, confira no link abaixo:
http://matias.blogosfera.uol.com.br/2015/12/21/porque-jupiter-maca-fara-falta/
Veja a seguir um trecho da introdução:
A música brasileira está de luto com a morte do músico gaúcho Flavio Basso, mais conhecido por seu pseudônimo mais famoso, Júpiter Maçã, com o qual gravou o emblemático disco A Sétima Efervescência, em 1997. Só esse disco já era suficiente para que o cantor e compositor tivesse seu nome registrado na história da música brasileira, do rock gaúcho e da psicodelia mundial, pois marcava a transição mais importante de sua carreira, quando assumia o pseudônimo como uma forma de assumir sua carreira solo.
Mas sua biografia confunde-se com a própria história do rock gaúcho e sua personalidade psicodélica era só uma das facetas de sua natureza rocker. Júpiter era dos poucos brasileiros essencialmente roqueiros, que sabia da importância de incomodar, de não ser dócil com o público ou com o mercado, de fazer essencialmente o que quisesse. Era um rock star no sentido mais clássico, fã dos Beatles, dos Stones, de Bob Dylan, dos Mutantes, do começo do Pink Floyd e da Tropicália, mas sempre bebendo em fontes diversas de diferentes fases do rock.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda que uma criança precisa ouvir para aprender rock, segundo Dave Grohl
Black Label Society confirma shows no Brasil e apresentação exclusiva do Zakk Sabbath
Geddy Lee ficou enojado com bateristas se oferecendo ao Rush após morte de Neil Peart
Álbum perdido do Slipknot ganha data de lançamento oficial
Slayer vem ao Brasil em dezembro de 2026, segundo José Norberto Flesch
Rafael Bittencourt, fundador do Angra, recebe título de Imortal da Academia de Letras do Brasil
Ferraris, Jaguars e centenas de guitarras: quando astros do rock transformaram obsessões em estilo
A música do Creedence que os fãs adoram mas John Fogerty nunca engoliu direito
Show do Iron Maiden em Curitiba é oficialmente confirmado
Ela é vigária, grava com o Dragonforce e quer o Iron Maiden tocando em sua igreja
Luis Mariutti detona quem chama Shamangra de banda cover e explica motivo
Com ex-membros do Evanescence, We Are the Fallen quer retomar atividades
A curiosa origem do nome artístico de Rafael Bittencourt, segundo o próprio
Saturnus confirma primeiro show no Brasil; banda tem disco inspirado em Paulo Coelho
Vocalista lembra briga que levou ao fim do Black Crowes em 2015
David Gilmour surpreende ao responder se concordaria com show de hologramas do Pink Floyd
A crítica ao Jethro Tull que mais deixou Ian Anderson entristecido: "Eu era um grande fã dele"
Rock in Rio: algumas das maiores vaias em edições nacionais




