Blog do Matias: Porque Júpiter Maçã fará falta
Por Bruce William
Fonte: Blog do Matias
Postado em 23 de dezembro de 2015
O jornalista brasiliense Alexandre Matias publicou na sua página no UOL, o "Blog do Matias", um texto onde fala sobre a morte de Júpiter Maçã, e elege dez momentos emblemáticos do lendário músico gaúcho, confira no link abaixo:
http://matias.blogosfera.uol.com.br/2015/12/21/porque-jupiter-maca-fara-falta/
Veja a seguir um trecho da introdução:
A música brasileira está de luto com a morte do músico gaúcho Flavio Basso, mais conhecido por seu pseudônimo mais famoso, Júpiter Maçã, com o qual gravou o emblemático disco A Sétima Efervescência, em 1997. Só esse disco já era suficiente para que o cantor e compositor tivesse seu nome registrado na história da música brasileira, do rock gaúcho e da psicodelia mundial, pois marcava a transição mais importante de sua carreira, quando assumia o pseudônimo como uma forma de assumir sua carreira solo.
Mas sua biografia confunde-se com a própria história do rock gaúcho e sua personalidade psicodélica era só uma das facetas de sua natureza rocker. Júpiter era dos poucos brasileiros essencialmente roqueiros, que sabia da importância de incomodar, de não ser dócil com o público ou com o mercado, de fazer essencialmente o que quisesse. Era um rock star no sentido mais clássico, fã dos Beatles, dos Stones, de Bob Dylan, dos Mutantes, do começo do Pink Floyd e da Tropicália, mas sempre bebendo em fontes diversas de diferentes fases do rock.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas bandas de metal que James Hetfield não suporta: "Meio cartunesco"
10 bandas de rock que já deveriam ter se aposentado, segundo o Guitars & Hearts
Quando Ritchie Blackmore falou merda e perdeu a amizade de um rockstar maior que ele
Woodstock Rock Store dá importante passo para se tornar patrimônio cultural de São Paulo
Dragonforce faz primeiro show com Alissa White-Gluz; veja os vídeos
Fã joga disco em Eric Clapton e ele abandona show na Espanha
Novo álbum dos Rolling Stones tem versão para música de Amy Winehouse
As 20 melhores músicas do Iron Maiden segundo o WatchMojo.com
O álbum dos anos 1990 que Mick Jagger considera perfeito: "Cada faixa é um nocaute"
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
O melhor integrante dos Beatles de todos os tempos, segundo Roger Waters
O artista do rock nacional que viu Ozzy Osbourne de cuecas no Rock in Rio de 1985
A canção do Black Sabbath que, para Frank Zappa, definiu "um certo estilo musical"
A banda com quem Jimmy Page odiava ser comparado: "Não tinha nada a ver conosco"
Os dois melhores álbuns dos anos 1970, segundo David Gilmour
Propriedade privada: 5 bandas de hard rock e metal com "um dono só"
O melhor álbum do U2 em termos vocais, segundo o próprio Bono: "Um presente de meu pai"
A "Hora da Ave Maria": o método de Cazuza para manter a disciplina no trabalho




