David Bowie: Número 1 nas paradas americanas pela primeira vez
Por Daniel Faria
Fonte: New York Times
Postado em 24 de janeiro de 2016
A morte de David Bowie trouxe ao legendário rocker um troféu que ele nunca teve na vida: um álbum na posição número 1 nos Estados Unidos.
O último álbum de Bowie, "Blackstar" (ISO/Columbia), foi lançado só dois dias antes de sua morte, e até o fim da primeira semana ele vendeu 174.000 cópias nos Estados Unidos, de acordo com dados da Nielsen reportados pela Billboard. Aquilo foi suficiente para levá-lo para a posição número 1 da Billboard, jogando o "25" de Adele para a segunda posição depois de sete semanas no topo. David Bowie teve vários álbuns no Top 10 ao longo dos anos mas o mais próximo que ele chegou da posição número 1 foi o segundo lugar de seu álbum anterior, "The Next Day" em 2013.
Quando "Blackstar" foi lançado dia 8 de janeiro - o 69o. aniversário de Bowie - suas vendas foram modestas no começo, com só umas poucas milhares de cópias vendendo naquele final de semana. Mas depois de notícias de sua morte espalhar cedo na segunda dia 11 de janeiro, fãs correram para comprar aquele álbum e tudo mais no catálogo de Bowie, em qualquer formato disponível. De acordo com Nielsen, 64000 cópias de "Blackstar" foram vendidas só no dia 11 de janeiro, e no fim da semana passada quase 70 por cento das vendas foram em downloads digitais. (Spotify reportou semana passada que streams de suas composições aumentaram 2700 por cento no dia em que sua morte foi anunciada)
No Reino Unido, "Blackstar" abriu na posição número 1 com quase 150 mil vendas, de acordo com a Official Charts company. Uns 241 mil álbuns de Bowie foram vendidos no Reino Unido semana passada e sua música domina as paradas ali - 10 álbuns de Bowie estão no Top 40. (Nos Estados Unidos, "Best of Bowie", uma compilação de 2002 está na posição número 4 esta semana, e "The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars" está na posição número 21.
Entre os outros grandes números para Bowie semana passada vieram de Vevo, o serviço de videos de música online. Vevo relatou que no dia 11 de janeiro, o dia em que sua morte foi anunciada, o catálogo de vídeos de Bowie foram assistidos 51 milhões de vezes, um novo record para o serviço - o anterior tinha sido no dia 23 de outubro quando o vídeo "Hello" de Adele foi lançado e o catálogo de vídeo dela recebeu 36 milhões de visualizações.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior guitarrista de todos os tempos, de acordo com a Guitar World
Os 4 indícios de que Floor Jansen já estava mesmo de saída do Nightwish
Nightwish anuncia saída de Floor Jansen, e 2027 já tem planos dos dois lados
5 cantoras que poderiam substituir Floor Jansen no Nightwish sem problemas
Fãs do Nightwish reagem à saída da vocalista Floor Jansen
O disco injustiçado dos anos 90 do Iron Maiden, de acordo com Regis Tadeu
A banda que James Hetfield odeia e Robert Trujillo ama: "É por isso que eu os odiava"
O dia em que Steve Harris virou checador de fatos do baterista do Nightwish
Fãs esculacham o Metallica após discurso feito por James Hetfield em show
Após saída do Nightwish, Floor Jansen se dedicará à carreira solo
Os álbuns do Metallica que Kirk Hammett exalta e James Hetfield chama de forçados
O clássico de Raul Seixas que é tão agudo que até Xororó pediu para baixar o tom
Equipe médica retira tecido do quadril para reconstruir mão de vocalista do Fleshgod Apocalypse
Os álbuns do Iron Maiden que colocam Bruce Dickinson e Steve Harris em lados opostos
A melhor banda brasileira de prog metal segundo o Loudwire
Brian Johnson revela segredo obscuro de Angus Young, guitarrista do AC/DC
Quando Axl Rose foi a todos os shows de uma turnê da banda concorrente do Guns N' Roses
Jason Newsted é melhor que Cliff Burton, mas Lars e James ferraram ele no Metallica


A melhor música de glam rock de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
A excêntrica melhor maneira de começar a ouvir David Bowie, segundo Regis Tadeu
A banda "fantástica" que David Bowie temia que fosse esquecida pelo público
O dia que David Bowie pagou Robert Fripp para tocar guitarra como Ritchie Blackmore
Guitarrista fala sobre influência de Queen e David Bowie no Def Leppard
Dez clássicos dos anos 80 que superaram 1 bilhão de plays no Spotify



