David Bowie: Número 1 nas paradas americanas pela primeira vez
Por Daniel Faria
Fonte: New York Times
Postado em 24 de janeiro de 2016
A morte de David Bowie trouxe ao legendário rocker um troféu que ele nunca teve na vida: um álbum na posição número 1 nos Estados Unidos.
O último álbum de Bowie, "Blackstar" (ISO/Columbia), foi lançado só dois dias antes de sua morte, e até o fim da primeira semana ele vendeu 174.000 cópias nos Estados Unidos, de acordo com dados da Nielsen reportados pela Billboard. Aquilo foi suficiente para levá-lo para a posição número 1 da Billboard, jogando o "25" de Adele para a segunda posição depois de sete semanas no topo. David Bowie teve vários álbuns no Top 10 ao longo dos anos mas o mais próximo que ele chegou da posição número 1 foi o segundo lugar de seu álbum anterior, "The Next Day" em 2013.
Quando "Blackstar" foi lançado dia 8 de janeiro - o 69o. aniversário de Bowie - suas vendas foram modestas no começo, com só umas poucas milhares de cópias vendendo naquele final de semana. Mas depois de notícias de sua morte espalhar cedo na segunda dia 11 de janeiro, fãs correram para comprar aquele álbum e tudo mais no catálogo de Bowie, em qualquer formato disponível. De acordo com Nielsen, 64000 cópias de "Blackstar" foram vendidas só no dia 11 de janeiro, e no fim da semana passada quase 70 por cento das vendas foram em downloads digitais. (Spotify reportou semana passada que streams de suas composições aumentaram 2700 por cento no dia em que sua morte foi anunciada)
No Reino Unido, "Blackstar" abriu na posição número 1 com quase 150 mil vendas, de acordo com a Official Charts company. Uns 241 mil álbuns de Bowie foram vendidos no Reino Unido semana passada e sua música domina as paradas ali - 10 álbuns de Bowie estão no Top 40. (Nos Estados Unidos, "Best of Bowie", uma compilação de 2002 está na posição número 4 esta semana, e "The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars" está na posição número 21.
Entre os outros grandes números para Bowie semana passada vieram de Vevo, o serviço de videos de música online. Vevo relatou que no dia 11 de janeiro, o dia em que sua morte foi anunciada, o catálogo de vídeos de Bowie foram assistidos 51 milhões de vezes, um novo record para o serviço - o anterior tinha sido no dia 23 de outubro quando o vídeo "Hello" de Adele foi lançado e o catálogo de vídeo dela recebeu 36 milhões de visualizações.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Quanto do Angra pertence a Felipe Andreoli, Rafael Bittencourt e Kiko Loureiro
A estrela de Hollywood que ajudou a transformar uma canção em clássico do Guns N' Roses
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
O grupo pop que Ian Gillan considera muito bom em fazer música comercial
Usina da capa de "Animals", do Pink Floyd, se tornará espaço para shows
Nicko McBrain relembra o dia em que Ozzy Osbourne salvou sua vida
Como Amanda Somerville conheceu Andre Matos, segundo a própria
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Em 1996, revista provou que James Hetfield e Lars Ulrich não se conheciam
Devin Townsend cuida de um jardim para pagar o seu aluguel
O álbum do Pink Floyd que fez Kate Bush pensar em desistir de escrever músicas
Morre aos 79 anos Angry Anderson, vocalista do Rose Tattoo
Os 10 covers mais tocados pelo Metallica ao vivo, segundo a Noise Creep
Metallica contribuiu para a ascensão do grunge e do Nirvana, segundo Kirk Hammett
O disco dos anos setenta que Slash considera um dos melhores álbuns de rock básico e direto
O álbum que define o heavy metal, na opinião de Dave Mustaine
O visual ridículo que Sebastian Bach gostaria de apagar do seu passado
Marilyn Manson: vocalista revela suas estranhas fobias sexuais

A excêntrica melhor maneira de começar a ouvir David Bowie, segundo Regis Tadeu
A banda "fantástica" que David Bowie temia que fosse esquecida pelo público
O dia que David Bowie pagou Robert Fripp para tocar guitarra como Ritchie Blackmore
Guitarrista fala sobre influência de Queen e David Bowie no Def Leppard
O rockstar que Noel Gallagher idolatra, mas não se lembra de quando conheceu
5 versões cover tão ruins que te fazem odiar a versão original, segundo a Far Out
Como Regis Tadeu conseguiu de Slash uma revelação inédita sobre David Bowie
Os 11 melhores álbuns do glam rock setentista, segundo a Loudwire
Glenn Hughes passou uma noite com esposa de David Bowie e ficou na bad
Góticas: 10 grandes bandas do gênero na Inglaterra dos anos 80



