Os Hipsters Choram: Statement V2, o toca-discos de 535 mil reais
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 15 de janeiro de 2016
Os hipsters brasileiros, mais especificamente aqueles defensores do vinil são fruto de uma realidade econômica bastante difícil desde o fim dos anos 70 e começo dos 80, e desde então, tentam disseminar uma falsa ideia da qualidade de aparelhos fonográficos brasileiros feitos com tecnologia parca e da prensagem de discos de vinil de baixíssima densidade e peso que eles já adquiriram usados, e os tratam com um grau de sacralização que tipifica imbecilidade.
Não é raro deparar-se com declarações do tipo 'Que se dane tudo digital, vou ficar com meus vinis antigos do Pínqui Flóide que vieram na marinete de Jairo diretamente da capital João Pessoa e pertenceram a meu avô! Quanto mais eu eshcutxo, melhor ficam! '
Não é com esse nível de imperícia que se concebem projetos com o novo toca-discos da CLEARAUDIO.
Concebido por uma filosofia 'custo não é problema', o novo modelo da marca tem uma estrutura robusta com quatro pés, e oito pontos de apoio feitos de Panzerholz, uma madeira de alta densidade e à prova de balas e ensanduichada entre duas placas de alumínio.
O Statement V2 – nome do modelo – usa tecnologia de rolamentos magnéticos, que suspendem o prato do motor de tração. O motor usa um mecanismo belt drive de correia para direcionar o subprato mais baixo. Um subprato mais alto flutua em cima dele com um spindle de rolamento ligado a ele, que por sua vez, é conectado ao prato principal.
O V2 também retém o motor controlado usado para tracionar o subprato, que tem um 'notável nível de controle de tempo real' [não patina tampouco permite oscilações na rotação]. Todavia, o V2 vem com um novo jogo de circuitos eletrônicos para prover 'maiores e mais precisos controles de velocidade e estabilidade'.
O rolamento giroscópico que sustenta a estrutura flutuante também foi melhorado, e agora tem um pêndulo de 95 quilos pendurado no rolamento.
A Clearaudio afirma que o Statement V2 pode acomodar até quatro braços, e produziu um – o Statement TT1 V2 tangencial – especificamente para isso, sendo que o TT1 tem 'zero de erro no traçado e nenhuma força de skating', isso graças ao modo pelo qual o cartucho se move acompanhando o disco.
Se o pensamento de instalar um aparelho do tipo em sua casa é um pouco mirabolante demais para você, não se preocupe: um engenheiro da Clearaudio será enviado para a tarefa, em qualquer lugar do mundo, com o serviço já incluso no preço final [na Inglaterra]: 92500 Libras, ou 535 mil reais [aduanas à parte].
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
Helloween fará show em São Paulo em setembro de 2026; confira valores dos ingressos
A banda de rock que deixava Brian May com inveja: "Ficávamos bastante irritados"
O guitarrista que Geddy Lee considera imbatível: "Houve algum som de guitarra melhor?"
O improviso do Deep Purple após noite inteira de farra que virou canção clássica
Mr.Bungle anuncia show solo em São Paulo
O clássico álbum ao vivo "At Budokan" que não foi gravado no Budokan
Regis Tadeu indica disco "perfeito" para uma road trip: "Todo mundo detesta, mas é bom"
Como e por que Dave Mustaine decidiu encerrar o Megadeth, segundo ele mesmo
As 5 melhores bandas de rock de Brasília de todos os tempos, segundo Sérgio Martins
Os dois discos do ELP que Carl Palmer disse que deveriam virar vasos
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins





