Os Hipsters Choram: Statement V2, o toca-discos de 535 mil reais
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 15 de janeiro de 2016
Os hipsters brasileiros, mais especificamente aqueles defensores do vinil são fruto de uma realidade econômica bastante difícil desde o fim dos anos 70 e começo dos 80, e desde então, tentam disseminar uma falsa ideia da qualidade de aparelhos fonográficos brasileiros feitos com tecnologia parca e da prensagem de discos de vinil de baixíssima densidade e peso que eles já adquiriram usados, e os tratam com um grau de sacralização que tipifica imbecilidade.
Não é raro deparar-se com declarações do tipo 'Que se dane tudo digital, vou ficar com meus vinis antigos do Pínqui Flóide que vieram na marinete de Jairo diretamente da capital João Pessoa e pertenceram a meu avô! Quanto mais eu eshcutxo, melhor ficam! '
Não é com esse nível de imperícia que se concebem projetos com o novo toca-discos da CLEARAUDIO.
Concebido por uma filosofia 'custo não é problema', o novo modelo da marca tem uma estrutura robusta com quatro pés, e oito pontos de apoio feitos de Panzerholz, uma madeira de alta densidade e à prova de balas e ensanduichada entre duas placas de alumínio.
O Statement V2 – nome do modelo – usa tecnologia de rolamentos magnéticos, que suspendem o prato do motor de tração. O motor usa um mecanismo belt drive de correia para direcionar o subprato mais baixo. Um subprato mais alto flutua em cima dele com um spindle de rolamento ligado a ele, que por sua vez, é conectado ao prato principal.
O V2 também retém o motor controlado usado para tracionar o subprato, que tem um 'notável nível de controle de tempo real' [não patina tampouco permite oscilações na rotação]. Todavia, o V2 vem com um novo jogo de circuitos eletrônicos para prover 'maiores e mais precisos controles de velocidade e estabilidade'.
O rolamento giroscópico que sustenta a estrutura flutuante também foi melhorado, e agora tem um pêndulo de 95 quilos pendurado no rolamento.
A Clearaudio afirma que o Statement V2 pode acomodar até quatro braços, e produziu um – o Statement TT1 V2 tangencial – especificamente para isso, sendo que o TT1 tem 'zero de erro no traçado e nenhuma força de skating', isso graças ao modo pelo qual o cartucho se move acompanhando o disco.
Se o pensamento de instalar um aparelho do tipo em sua casa é um pouco mirabolante demais para você, não se preocupe: um engenheiro da Clearaudio será enviado para a tarefa, em qualquer lugar do mundo, com o serviço já incluso no preço final [na Inglaterra]: 92500 Libras, ou 535 mil reais [aduanas à parte].
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
O grupo psicodélico que cativou Plant; "Uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos"
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
Bangers Open Air acerta a mão mais uma vez e apresenta line-up repleto de opções
Com mais de 160 shows, Welcome to Rockville anuncia cast para 2026
Quem é Alírio Netto, o novo vocalista do Angra que substituiu Fabio Lione
FM confirma show no Brasil em março de 2026
"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
O que pode ter motivado a saída abrupta de Fabio Lione do Angra?
Guns N' Roses anuncia lançamento dos singles "Nothin" e "Atlas" para 2 de dezembro
O disco que John Lennon disse que os Beatles jamais fariam; "Odiaria um álbum assim"
4 candidatas a assumir os vocais do Arch Enemy após a saída de Alissa White-Gluz



