Quadrinhos: uma HQ bem rock and roll e que você vai curtir
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collectors Room
Postado em 30 de outubro de 2016
Xampu é uma HQ quase biográfica escrita e desenhada por Roger Cruz, artista brasileiro que já assinou diversos trabalhos para a Marvel e para a DC. A trama conta a história de uma turma de amigos adolescentes na São Paulo dos anos 1980 e 1990, tudo regado com doses cavalares da tríade sexo, drogas e rock and roll.
São inúmeras referências à cena musical do período, com discos, bandas e músicas sendo citados à toda hora. Os próprios personagens estão inseridos na cena, com bandas e shows que acontecem em casas reais do período - inclusive a Rock Brigade é citada em certo momento.
O ponto forte de Xampu é tratar dos anseios, medos e sonhos universais da adolescência. Assim, as contextualizações temporal e regional são apenas molduras para algo muito maior: o vazio sobre o futuro, a luta em busca dos sonhos, os primeiros amores, experiências sexuais marcantes e muito mais. A forma como Roger Cruz conta tudo isso, com um texto simples, direto e sem muitos floreios, e com uma arte em preto e branco esplêndida e dona de uma expressividade marcante, resultado em um quadro repleto de sentimento.
Com oitenta páginas, capa cartão e lombada quadrada, Xampu é um lançamento da Panini, e traz de volta às bancas o quadrinho que já havia sido publicado pela editora Devir em 2010, só que com outra capa. O primeiro álbum da série (o projeto prevê o lançamento de outros volumes no futuro) é dividido em histórias curtas focadas nos personagens principais que frequentam o apartamento que a turma divide e que é o centro de tudo. Assim, somos apresentados à linda garota que se divide entre a faculdade e os amigos, ao headbanger de periferia (sensacional este personagem), ao nerd metaleiro que complementa a renda traduzindo filmes pornográficos, ao cara que pisou fundo além da conta e acabou em uma clínica de desintoxicação, e vários outros tipos.
A identificação com nossas próprias vidas, com aquilo que vivemos quando éramos adolescentes (principalmente para quem está na faixa dos 30/40 anos agora) é clara e profunda, o que torna Xampu uma espécie de pequena biografia do próprio leitor.
Se você está procurando uma HQ legal, indico a obra de Roger Cruz com imenso prazer.
Ah, e uma dica: leia em alto e bom som!
Comente: Você gosta de HQ? Quais seus títulos preferidos?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Korzus anuncia nova formação, com Jéssica Falchi e Jean Patton nas guitarras
Jéssica Falchi sobre entrar no Korzus: "Existe abismo de diferença entre ser vista e respeitada"
O disco que define o metal, na opinião de Amy Lee, vocalista do Evanescence
Yes suspende atividades e Steve Howe passará por cirurgia de emergência
O melhor álbum de metal de todos os tempos, segundo Gary Holt do Exodus
Ex-guitarrista do Turnstile foi preso por tentar matar o pai do vocalista
Alice Cooper apresenta Anna Cara, nova guitarrista de sua banda
Alissa White-Gluz fala sobre "Black Widow's Web" do Angra e reação ao conhecer Sandy
O álbum dos Beatles que contou com participação de Jimmy Page na guitarra
Rodrigo Oliveira explica por que não passou nos testes para o Angra nem para o Sepultura
O melhor disco de música pesada dos anos 1980, segundo o Loudwire
Regis Tadeu explica por que o Rush tocou "Finding My Way" em seu show de retorno
AC/DC chama público argentino de "melhor do mundo", segundo Brian Johnson
Daniel Erlandsson comenta a "treta" entre Kiko Loureiro e o Arch Enemy
Baterista do Arch Enemy afirma que saída de Alissa White-Gluz não foi uma surpresa
Os três músicos que tocam juntos e que, para Rick Rubin, são o máximo da musicalidade
A música escrita nos últimos minutos que virou hino e salvou carreira de banda lendária
Qual é a visão política do Ultraje a Rigor, segundo o guitarrista Marcos Kleine


David Gilmour admite que hoje não lançaria uma das canções mais famosas do Pink Floyd
Rob Halford: "Heterossexuais não conseguem cantar no Judas"
Frases de bandas: o que eles realmente querem dizer?
Batismo: Os nomes verdadeiros dos artistas do Rock e Metal
Rock In Rio I: Pra quem tem menos de quarenta anos fica difícil imaginar
Preços: quanto custa para contratar a sua banda favorita



